Ação itinerante atende mais de 300 pessoas em situação de rua

4 de junho de 2021 - 17:40 # # # # #

Ascom SPS

Integrado na campanha de vacinação contra a Covid-19, o Caminhão do Cidadão atendeu 360 pessoas em situação de rua de Fortaleza para emitir documentação básica e se vacinar. Iniciada na última segunda-feira (31), a ação itinerante é uma parceria entre a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e a Secretaria Municipal de Saúde para oferecer a vacinação contra a Covid-19 às pessoas em situação de rua.

Com a parceria, os técnicos da SPS fazem busca ativa em ruas e praças, sensibilizando a população em situação de rua a aderir à vacinação. O atendimento para emissão de documentos é voltado para garantir a esse público o acesso ao imunizante. A ação é coordenada pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas.

“Vacina representa esperança. Todos os dias, nossa equipe está em campo, em busca ativa, garantindo atendimento multiprofissional à população de rua. A partir desse trabalho, conseguimos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, garantir esse resultado tão exitoso”, destaca a secretária-executiva de Políticas sobre Drogas, Rachel Marques.

Nesta semana, o Caminhão percorreu as praças do Ferreira, do Liceu do Ceará, e Dragão do Mar, além do Parque Bisão, na Avenida Beira Mar, e o entorno da Avenida Engenheiro Santana Júnior. O atendimento itinerante prossegue nos dias 9 e 10 de junho, em outros pontos da cidade, sob a coordenação da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas da SPS.

As equipes do Caminhão do Cidadão realizaram 360 atendimentos para regularização e/ou emissão de documentos de identificação, fortalecendo a cidadania desse segmento. Na oportunidade, representantes da Associação de Amparo aos Pacientes com Tuberculose desenvolveram ações de saúde, com verificação de pressão arterial e glicemia, aplicação de curativos e cuidados emergenciais de enfermagem.