Viva São João: rede de equipamentos da Secult traz programação online especial neste mês

4 de junho de 2021 - 09:44 # # # # # #

Ascom Secult - Texto

Do embalo do forró pé de serra às comidas típicas, passando pelas belezas da Festa do Pau da Bandeira. Os equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), apresentam uma programação online especial para comemorar uma das maiores tradições do Ceará: a festa junina. As atividades podem ser conferidas, gratuitamente, nas redes sociais dos equipamentos. A programação temática é ofertada pelo Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar (TJA), Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), Casa de Saberes Cego Aderaldo e Vila da Música.

Para além da programação nos equipamentos, a Secult Ceará tem apoiado diversos grupos e eventos do Ciclo Junino, através dos instrumentos da Lei Aldir Blanc e do Edital de Fomento para Grupos dos Ciclos da Cultura Tradicional Popular do Ceará, lançado em abril deste ano. Este último contempla o apoio a 138 projetos de grupos e manifestações juninas. Com investimento de R$ 3,3 milhões, encontra-se atualmente na fase de análise das propostas para selecionar projetos também de outros ciclos como o Carnaval, a Paixão de Cristo e o Natal.

“Antes da pandemia, a Secult lançava anualmente um edital para cada ciclo festivo do Ceará. Neste ano, em função da pandemia e evitando o estímulo a atividades presenciais, todos os ciclos festivos foram reunidos em um único edital. Entre eles, está o junino. A partir deste edital são apoiadas as atividades dos grupos de quadrilha junina – tanto na categoria adulto como na infantil – mas com atividades estritamente em meio virtual. Independente deste edital dos Ciclos, a Lei Aldir Blanc movimentou cerca de R$ 73 milhões na economia cearense e possibilitou aos grupos juninos investirem em vários projetos”, destaca a coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secult CE, Cristina Holanda.

Cineteatro São Luiz

Nos dias 9 e 16 de junho, o Cineteatro São Luiz coloca em cartaz o “Sons da Festa”, programação que celebra o ciclo junino em formato virtual (live) e abordará o patrimônio e a diversidade cultural no São João do Ceará, a tradição das bandas cabaçais com seus mestres e a musicalidade dos grupos regionais, manifestações expressivas desta festividade. Com início sempre às 18h, as atividades serão veiculadas através do site e canal de YouTube ( do equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e terão acessibilidade em Libras.

Mais informações: https://bit.ly/3uMatRU

Local de exibição: www.youtube.com/CineteatroSãoLuizFortaleza/

Theatro José de Alencar

Patrimônio do Brasil, bem do Ceará. É dessa forma que a Festa do Pau da Bandeira ganha corpo neste 2021 e abre alas para mais uma edição 100% online. Pelo segundo ano, em decorrência da pandemia de Covid-19, a tradicional Festa do Pau da Bandeira, conhecida por alegrar e colorir as ruas da cidade de Barbalha (Região do Cariri), será acompanhada novamente de forma virtual pelos seus frequentadores e amantes, sobretudo, da tradição, memória e cultura popular. Com transmissão pelo canal do YouTube do Theatro José de Alencar, a programação dos festejos em 2021 teve seu pontapé inicial no domingo (30), mas continua nesta sexta (4), sempre às 19h. A programação é uma realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar (FATJA), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha, Escola de Saberes de Barbalha, Centro Pró Memória de Barbalha e Sociedade Artística & Cultural Engenho Velho, além do TJA, Instituto Dragão do Mar, Secult-CE, Governo do Estado – Secretaria da Cultura, Casa de Saberes Cego Aderaldo e Vila da Música.

Mais informações: https://bit.ly/34GqkHf

Local de exibição: www.youtube.com/TheatroJosédeAlencar

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

O mês junino chega com os sabores das comidas típicas. Para celebrar as festas juninas em casa, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, instituição da Secult gerida pelo IDM, promove programação on-line no Instagram (@escolagastronomiasocial). Nos dias 7 e 14 de junho, os professores Bruno Modolo e Ana Célia ensinam duas receitas características da data: vatapá para o pratinho cearense e bolo de milho, respectivamente, ao vivo no Instagram da EGSIDB. Sempre às 19h.

Mais informações e local de exibição: instagram.com/escolagastronomiasocial/

Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE)

Realizado em uma parceria com a Biblioteca Pública Estadual do Ceará, o projeto PALAVRAS entra no sexto mês consecutivo de programação literária gratuita. No mês da tradição, de fé, causos e de costumes juninos em todo o Nordeste e Ceará, teremos na BECE um “anarriê” de imaginação, fantasias, contação de histórias, poesias trazidas de um baú especial. O projeto, que já virou referência quando o tema incentivo à leitura, conta com uma programação variada e neste mês brinda o público com a participação do Fernando Prado, o escritor Elias França e os contadores Bete Pacheco & Narradores do Cariri, Zé Bocca, Costureira de Histórias e Trovadores Itinerante.

Mais informações: https://bit.ly/3uOQm5I

Local de exibição: Instagram @palavras.projeto e @bece_bibliotecaestadualdoceara