Auxiliar de perícia: o suporte necessário para a realização das perícias médico-legais da Pefoce

8 de junho de 2021 - 10:22 # # # # # #

Sara Sousa - Ascom Pefoce

Na série especial #CarreirasPefoce, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) apresenta hoje o cargo de “Auxiliar de Perícia”. Para os concurseiros que pretendem ingressar no órgão, vamos falar um pouco sobre as atividades realizadas por esses profissionais. O auxiliar de perícia atua dando suporte aos médicos peritos legistas, aos peritos legistas e aos peritos criminais, dentro de sua área de competência, nos trabalhos periciais internos e externos de sua responsabilidade.

Para ingresso no cargo, é necessário diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, em qualquer área do conhecimento, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC. Das 70 vagas imediatas ofertadas no concurso, 25 são destinadas exclusivamente para a atuação na Coordenadoria de Medicina Legal (Comel). Os outros 45 aprovados ficarão distribuídos e atuarão na Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB) e Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf). Hoje, a série detalha sobre a atuação dos auxiliares de perícia na Comel. Na próxima edição, abordaremos como os auxiliares de perícias desempenham suas atividades nas demais coordenadorias da Pefoce.

Medicina Legal

Cargo de base do órgão, o auxiliar de perícia, no âmbito da Medicina Legal, desempenha funções voltadas à atividade-fim da coordenadoria, atuando junto aos médicos peritos legistas na realização das necropsias médico-legais, auxiliando na identificação das lesões, na busca de vestígios nos corpos, nas coletas de material biológico para exames complementares.

Documentos médico-legais
Atuam também no Núcleo de Controle Cartorial e Expediente (NUCCE) da Comel, onde são emitidos e despachados documentos médico-legais. Gerenciam o setor de laudos periciais e o respectivo envio para as delegacias.

No setor de Óbitos, organizam a emissão e posterior entrega para as famílias das declarações de óbitos. O auxiliar de perícia nesse setor também é responsável pela análise dos casos em que não se chega a uma identificação positiva por meio da necropapiloscopia, fazendo a triagem daqueles cuja identificação se dará por meio de DNA, e contactam os familiares para coleta de material genético.

Acolhimento Familiar

Os auxiliares de perícia também são os responsáveis pela entrada, guarda – enquanto permanecerem sob a custódia do Estado – e posterior liberação dos corpos encaminhados à Comel. Realizam documentações fotográficas no registro de entrada e procedem ao reconhecimento dos corpos junto às famílias, no momento da liberação, no setor de Acolhimento Familiar.

Organizam ainda os enterros coletivos, para os corpos não reclamados por mais de 30 dias, e gerenciam o fluxo das câmaras frias. Esses profissionais desempenham suas atividades nos diversos núcleos de perícias médico-legais da Pefoce em Fortaleza e nos núcleos de Perícia Forense espalhados pelo Ceará.

Namca

No Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca), os auxiliares de perícia da Comel dão suporte aos médicos peritos legistas nas perícias que envolvem violências contra esses públicos citados e que necessitam de uma atenção especial.

Na próxima matéria vamos continuar falando do cargo auxiliar de perícia e mostrar um pouco da sua ampla atuação nas coordenadorias de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), Análises Laboratoriais Forenses (Calf) e Perícia Criminal (Copec). No edital, a lotação para o desempenho das atividades está dividida entre Comel e demais coordenadorias. No ato da inscrição para o concurso, o candidato para o cargo de auxiliar de perícia deverá escolher em qual coordenadoria deseja atuar.