Cagece expande o faturamento imediato para todos municípios atendidos pela Companhia

8 de junho de 2021 - 11:41 # # # #

Ascom Cagece

A leitura com entrega imediata da fatura agora será uma realidade em todos os municípios onde a Cagece atua. Até o final de julho, as localidades que ainda não contam com essa modalidade de cobrança passarão a receber a fatura logo após a coleta da leitura do hidrômetro. A implantação teve início no dia 1º de junho e vai beneficiar cerca de 280 mil clientes.

O processo de faturamento imediato, além de mais ágil, dá mais transparência e evita algumas etapas de trabalho que ainda são feitas manualmente nos núcleos da companhia. Com isso, reduz-se a probabilidade de erros e reprocesso de faturamento, bem como garante maior eficiência por parte da empresa.

Para o superintendente Comercial da Cagece, Agostinho Moreira, a migração desse serviço para as localidades que ainda estão com faturamento convencional vai trazer celeridade e agilidade no processo de faturamento. “Principalmente nas localidades do Interior que têm uma estrutura menor, muitas vezes o colaborador passava a maior parte do seu tempo executando as atividades de leitura e, posteriormente, entrega de faturas. Então, o faturamento imediato é fundamental para não só melhorar o processo em si, mas também para aproveitar melhor esse profissional na execução de outras atividades que possam trazer um maior retorno para a empresa, agilizando a cobrança e a execução dos serviços solicitados pelos clientes. Muitas vezes essas atividades eram comprometidas, por conta desse tempo em que ele utilizava para fazer esse processo em duas etapas”, reforça.

Com o intuito de otimizar o processo de faturamento, tornando-o mais rápido, prático e seguro, a Cagece, por meio da Gerência de Tecnologia da Informação e da Comunicação, fez um contrato de locação de impressoras térmicas e bobinas, que permitem a emissão da fatura do cliente no ato da leitura. Ao todo serão distribuídas, entre as nove Unidades de Negócio do Interior, 287 impressoras. Além da Getic, fazem parte do processo a Gerência de Faturamento e Arrecadação (Gefar) e as Unidades de Negócio do interior.

De acordo com o gerente da Getic, Mirko Morais, esse é um projeto que encurta e melhora um processo crucial para a Cagece, que é o faturamento. “Como área de tecnologia, uma das diretrizes da gerência é visar o máximo de virtualização e de digitalização dos serviços da companhia. Com a nova aquisição, o cliente vai poder receber sua conta já em casa de forma mais célere. Esse projeto é um avanço dentro da companhia e era bem esperado pelo setor. Os ganhos vão desde a redução de custos à elevação do faturamento, além da satisfação dos colaboradores, que irão otimizar suas atividades”, destacou.

O investimento mensal é da ordem de R$ 65 mil. Com a eliminação dos custos diretos com gráfica e combustível, o valor se equaciona dentro do orçamento da companhia. Além da agilidade no atendimento e otimização dos serviços, a Cagece garantiu ainda benefícios ecológicos com a eliminação do papel de impressão.