Programação do CCBJ conta com lives, estreias e oportunidades para todos os públicos

8 de junho de 2021 - 14:45 # # # # # # #

Ascom CCBJ - Texto
Marina Cavalcante - Foto

Semana repleta de programação e novidades no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). A programação vem sendo realizada no formato virtual, gratuita, valorizando a cultura, artes e os direitos humanos. As redes sociais do CCBJ (Instagram, Youtube e o Facebook) além de outras plataformas virtuais são os palcos e salas de encontros das atrações artísticas e formativas do equipamento. O CCBJ vem se adaptando aos formatos de difusão, formação e atenção social por meio das suas frentes gerenciais: Ação Cultural, Escola de Cultura e Artes e Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (Narte).

A segunda semana de junho tem lives artísticas e formativas, estreias de conteúdos destacando os programas Sexta com Dança (11/06) com a live no Youtube CCBJ apresentando a Cia de Itapajé com o espetáculo “Códigos”, a partir das 18h com exibição do espetáculo seguido de bate-papo com artistas. No sábado, tem a programação do CCBJ Indica, que acontece no Youtube Saraus Periféricos. O conteúdo é uma websérie documental em seis episódios, idealizada pelo artista multilíngue cearense David Devir, intitulada “Saraus periféricos: A revolução através da poesia”.

A Escola de Cultura e Artes do CCBJ (ECA) também vem com novidades especiais. Os cursos extensivos da ECA estão com inscrições abertas nas linguagens de teatro, audiovisual, música e jogos digitais. São cursos com certificação pela ECA e pela Universidade do Ceará (UFC), envolvendo teoria, técnica e prática, com carga horária total de 1.100h/aula. O período de realização dos cursos é de julho de 2021 a agosto de 2022. As vagas são limitadas e cada aluno (a) selecionado (a) receberá uma bolsa de R$300,00 em seis parcelas. Saiba mais em: http://bit.ly/ChamadaCursosExtensivosCCBJ.

O CCBJ por meio da ECA vem com duas programações de lives nesta semana: uma Aula Inaugural dos Cursos Básicos de Moda e Artesanato, em parceria com a UniAteneu, na terça 08/06 a partir das 15h, no Youtube CCBJ. A aula inaugural tem como intuito apresentar aos alunos e alunas dos cursos de macramê, bordado e crochê, as perspectivas de cada curso e seus respectivos professores e professoras. Na ocasião, também será informado sobre o sorteio da bolsa de graduação para o curso de Design de Moda para os alunos matriculados nos cursos básicos CCBJ.

No sábado (12/06) o CCBJ, através da ECA vem com a live Aula Aberta A Encruza que Habito: fugitividades poéticas em vídeo-performances, às 16h no Youtube CCBJ. Este foi um curso que aconteceu em fevereiro e março deste ano e se propôs a tecer, imaginar via telas-planificadas, por Google Meet, práticas anti e de(s)colocniais a partir do vivido em videos-performances.

Programação resumida até 17 de junho

08/06 às 15h – FORMAÇÃO EM PAUTA: Aula inaugural dos Cursos Básicos de Moda e Artesanato em parceria com a UniAteneu, ao vivo no YouTube CCBJ.

09/06 às 18h – Reunião de Gestão Compartilhada, link para o Google Meet a ser divulgado nos stories e grupos.

10/06 às 19h – FORMAÇÃO EM PAUTA: Live de tira-dúvidas e apresentação dos cursos extensivos da Escola de Cultura e artes, no YouTube CCBJ.

11/06 às 18h – SEXTA COM DANÇA: Cia de Itapajé apresenta o espetáculo “Códigos” + bate-papo com Cleber Alves E Filipe Evans, ao vivo no YouTube CCBJ.

12/06 – CCBJ INDICA: “Saraus Periféricos: a revolução através da poesia” episódio 2: Elane Fideles com o sarau “Bate Palmas”, no YouTube do projeto Saraus Periféricos.

12/06 – NARTE EM PAUTA: Vídeo em alusão ao Dia de Combate ao Trabalho Infantil, nas redes sociais CCBJ.

12/06 às 16h – FORMAÇÃO EM PAUTA: Aula aberta “A encruza que habito: fugitividades poéticas em vídeo-performances”, ao vivo no YouTube CCBJ.

13/06 às 16h – É O BRINCA: Coragem nós já temos, mostrar pra quem não percebeu, no YouTube CCBJ.