Comitiva do Rio de Janeiro visita instalações do Complexo do Pecém

14 de junho de 2021 - 13:58 # # # # # # #

Áquila Leite - Ascom Complexo do Pecém - Texto

O Complexo do Pecém é referência para gestores de todo o Brasil. Na semana passada, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), Júlio Cesar Andrade, e outros membros da diretoria da Companhia, conheceram a estrutura do Porto do Pecém e da ZPE Ceará, única Zona de Processamento de Exportação em operação no Brasil e referência para diversos estados do País.

A comitiva da Codin, que representa a ZPE do Porto do Açu, foi recepcionada pela diretora de relações institucionais do Complexo do Pecém, Rebeca Oliveira; pelo presidente da ZPE Ceará, Eduardo Neves; e pela diretora de operações da ZPE Ceará, Andréa Freitas, que deram detalhes sobre toda a cadeia logística que compõe o Complexo do Pecém, envolvendo Área Industrial, Porto e ZPE.

“Pudemos observar, no Complexo do Pecém, um exemplo bem-sucedido de integração de produção e logística em prol da geração de milhares de empregos. Também pudemos conhecer a expertise do Pecém para a atração de players estratégicos e seu parque tecnológico, que conta com software de gestão integrado com a Receita Federal”, ressaltou Júlio Cesar Andrade.

Além do presidente da Codin, a visita técnica ao Complexo do Pecém contou com a presença de Rafael Menezes, diretor de novos negócios da Companhia; e de Renata Portas, chefe da assessoria jurídica da Codin. Todos fazem parte do processo de escolha da empresa que ficará responsável pela administração da ZPE do Açu, decisão essa de responsabilidade da Codin.

“Por termos sido pioneiros, nós desenvolvemos sistemas que fazem todo o controle de uma ZPE, juntamente com a Receita Federal. Esse know-how a gente está disponibilizando para as ZPEs que irão se instalar no Brasil, pois é sempre um orgulho mostrar todo o nosso funcionamento e aprendizado durante esses anos. Essa nossa experiência certamente servirá de base para as novas ZPEs que estão em instalação no nosso País”, destaca Eduardo Neves.

Troca de Experiências

Para o presidente da Codin, o modelo de sucesso da ZPE Ceará certamente trará contribuições positivas para o projeto que está sendo instalado no Rio de Janeiro. “Tenho certeza que a troca de experiências com os gestores do Complexo do Pecém nos permitirá empregar iniciativas exitosas na ZPE do Açu, uma das mais promissoras ações para o desenvolvimento do Rio de Janeiro”, pondera Júlio Cesar Andrade.

Após a visita ao Complexo do Pecém, a comitiva da Codin também se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Maia Junior, com o intuito de apresentar o plano de negócios da Companhia e conhecer ações do governo do Estado em prol do desenvolvimento econômico.