Confira as ações que o Governo do Ceará vem promovendo no combate à pandemia

18 de abril de 2022 - 09:00 # #

Antes mesmo de registrar a primeira pessoa infectada pelo novo coronavírus, responsável pela pandemia que assola o Mundo, o Governo do Ceará já trabalhava para preparar a rede estadual de saúde para o que se aproximava e estudava medidas que pudessem ajudar os diversos segmentos da sociedade durante este período.

Abaixo, tenha acesso à lista de iniciativas adotadas pelo Estado no combate ao coronavírus no Ceará dividida por áreas.

 

Saúde

~》◇《~

Novo decreto flexibiliza uso de máscaras em espaços fechados no Ceará a partir desta sexta-feira (15)


A governadora Izolda Cela anunciou, nesta quinta-feira (14), via redes sociais, que o Comitê Estadual de Combate à Pandemia deliberou sobre novas medidas, com destaque para a desobrigação do uso das máscaras em espaços fechados em todo o Ceará, com exceção dos equipamentos de saúde e transporte público. A medida começa a valer a partir desta sexta-feira (15).

~》◇《~

Uso de máscara será flexibilizado para espaços abertos, decide comitê


O Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus deliberou pela flexibilização do uso de máscaras para atividades ao ar livre. A medida, tomada com base no cenário de indicadores epidemiológicos, começa a valer a partir desta segunda-feira (21) em todo o Ceará. Os detalhes serão registrados em decreto que será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de amanhã.

~》◇《~

Mais de 320 mil doses chegam ao Ceará para vacinação de crianças e adultos


Nessa terça-feira (8), o Ceará recebeu mais lotes de vacinas para dar sequência à imunização dos cearenses contra a covid-19. Ao todo, desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza 55.900 doses da Pfizer pediátrica, para vacinação das nossas crianças entre 5 e 11 anos; 122.200 doses da Janssen; e 143.750 de AstraZeneca, para reforço da população adulta.

~》◇《~

Novo decreto libera eventos sem limite de capacidade no Ceará, mas com exigência da terceira dose


A tendência contínua de queda para novos casos de covid-19 e óbitos decorrentes da doença no Ceará fez com que o Comitê de Enfrentamento à Pandemia deliberasse por novas regras. Com a decisão, eventos sociais, festivos e esportivos em ambiente controlados passam a poder funcionar sem restrição de capacidade. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, nesta sexta-feira (4), através de suas redes sociais.

~》◇《~

Ceará recebe mais 52.400 doses pediátricas contra covid-19


A vacinação do público infantil contra a covid-19 no Ceará segue avançando. Para isso, o Estado recebeu, nesta sexta-feira (4), mais 52.400 doses da Pfizer pediátrica, que serão utilizadas em crianças de 5 a 11 anos. Cerca de 904 mil crianças estão aptas a tomar o imunizante no estado.

~》◇《~

Comitê renova decreto de combate à pandemia até 6 de março


As regras para atividades sociais e econômicas vigentes para combate à pandemia da covid-19 seguem valendo até o próximo dia 6 de março. A decisão do comitê que delibera sobre essa questões foi anunciada pelo governador Camilo Santana, nesta sexta-feira (25), em publicação nas redes sociais.

~》◇《~

Para imunizar crianças e adultos contra a covid, Ceará recebe mais três lotes de vacinas


Entre a tarde dessa quarta-feira (23) e a manhã desta quinta-feira (24), o Ceará recebeu mais dois lotes de vacinas para dar sequência à imunização dos cearenses contra a covid-19. O lote de quarta, com 180.500 doses de Astrazeneca, será utilizado como reforço na vacinação da população adulta. Já a carga desta quinta contém 191.800 doses da Janssen para a aplicação de segunda dose (D2) em adultos que já receberam a primeira dose (D1) do imunizante.

É aguardada a chegada de mais um carregamento, no início da tarde de sexta-feira (25), com 441.600 doses da CoronaVac que serão utilizadas como D1 e D2 para crianças de 6 a 11 anos. “Amanhã está prevista, ainda, a chegada de 441.600 doses de CoronaVac, para imunização das crianças a partir de 6 anos. Não temos medido esforços para vacinar nossa população o mais rápido possível”, afirmou o governador do Ceará, Camilo Santana, em suas redes sociais.

~》◇《~

Ceará recebe quase 300 mil vacinas contra covid


Duas novas remessas de imunobiológicos contra covid-19, uma fabricada pela Pfizer/BioNTech e outra CoronaVac/Butantan, chegaram ao Ceará nesta sexta-feira (18). Foram entregues 108.900 doses para crianças entre 5 e 11 anos, e outras 187.640 CoronaVac destinadas a maiores de 12 anos.

~》◇《~

Mais de 404 mil doses de vacinas chegam ao Ceará para a imunização de adultos contra a covid-19


Entre a tarde e a noite desta segunda-feira (14), chegaram ao Ceará novos lotes de vacinas contra a covid-19. Ao todo, foram recebidas 142.740 doses da Pfizer, 126.750 da AstraZeneca e 135.250 da Janssen, totalizando 404.740 doses que serão utilizadas para o reforço da população adulta.

~》◇《~

Comitê mantém normas do atual decreto de enfrentamento à pandemia no Ceará


Com o cenário de queda nos números da covid-19 no Ceará, o Comitê de Enfrentamento à Pandemia deliberou, nesta sexta-feira (11), pela manutenção do regramento que consta no atual decreto que normatiza as atividades econômicas e comportamentais pelas próximas duas semanas, a contar da próxima segunda-feira (14). A informação foi repassada pelo governador Camilo Santana, em suas redes sociais.

~》◇《~

Ceará recebe nova remessa de doses pediátricas contra covid-19


Chegaram ao Ceará nesta quinta-feira (10) uma novas remessas de imunobiológicos contra covid-19, fabricados pela Pfizer/BioNTech, com 78.780 doses de vacinas pediátricas, para crianças de 5 a 11 anos.

~》◇《~

Ceará recebe mais de 50 mil vacinas para segunda dose para jovens acima de 12 anos


Chegou ao Ceará nesta segunda-feira (7) uma nova remessa de imunobiológicos contra covid-19, fabricados pela Pfizer/BioNTech, com 53.820 doses de vacinas destinadas a maiores de 12 anos.

~》◇《~

Administração pública não terá ponto facultativo no Carnaval; recomendação é a mesma para empresas


O Comitê Deliberativo de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus no Ceará, em reunião nesta sexta-feira (4), revolveu pela manutenção do veto às festas de Pré e Carnaval. Para reforçar esta medida de controle sanitário para o período, não haverá ponto facultativo na administração pública e as instituições de ensino e empresas receberão a recomendação de manter funcionamento normal.

~》◇《~

Ceará recebe mais de 500 mil doses de vacinas contra a covid-19 em dois dias


Com 2.259 pessoas em situação de rua vacinadas contra Covid-19 e Influenza (H1N1), em Fortaleza, a campanha de imunização chega a mais dez bairros da Capital, em fevereiro. A ação está sendo realizada por meio de parceria entre a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio do Centro de Referência sobre Drogas (CRD) e Caminhão do Cidadão, e as secretarias de Saúde do Estado e de Fortaleza.

~》◇《~

Mais de mil crianças indígenas já receberam primeira dose contra covid-19


Mais de 3.400 crianças indígenas, com idades entre 5 e 11 anos, estão agendadas para receber a primeira dose contra a covid-19 no Ceará. A vacinação teve início no dia 21 de janeiro, em unidades de saúde indígena, de 14 municípios. Até o momento, 1.006 das 3.478 já receberam o imunizante.

~》◇《~

Regras do Decreto Estadual de Combate à Pandemia estão mantidas, anuncia governador do Ceará


Em transmissão pelas redes sociais, nesta sexta-feira (28), o governador Camilo Santana anunciou decisão deliberada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia de permanecer com o mesmo teor do decreto estadual vigente, com ações que estão freando o avanço da disseminação da variante ômicron e dos vírus que acarretam síndrome gripal. Hospitais, UPAs e unidades conveniadas seguem ampliando as ações de prevenção e assistência.

~》◇《~

Eficácia da vacina: casos graves de síndromes gripais nos atendimentos nas UPAs reduzem 82% em relação à primeira onda


Em 2020, uma a cada quatro pessoas que davam entrada na UPA precisavam de internação. Com a maioria da população vacinada, este número caiu para uma transferência a cada 20 atendimentos

~》◇《~

Novas remessas chegam ao Ceará para vacinação de crianças e adultos contra a covid-19


Para dar continuidade à imunização dos cearenses contra a covid-19, o Ceará recebeu, na madrugada desta quarta-feira (26), o terceiro lote de vacinas pediátricas da Pfizer/BioNTech, com 80 mil doses que serão aplicadas no início da imunização nos pequenos entre 5 e 11 anos de idade. No fim da manhã, chegaram mais 76.050 doses da Pfizer para reforçar a imunização do público a partir dos 12 anos.

~》◇《~

Saúde do Ceará abre canal para população tirar dúvidas sobre testagem e cadastro para vacinação


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) disponibiliza um canal para a população tirar dúvidas sobre o cadastro de vacinação contra a Covid-19 e testagem contra a doença. Os questionamentos devem ser enviados para o e-mail: faleconosco@saude.ce.gov.br

~》◇《~

Serviço de Telessaúde da Sesa é ampliado; além de dúvidas sobre Covid-19, população tem acesso a informações sobre gripe


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) ampliou, mais uma vez, o serviço do Núcleo de Telessaúde da pasta. A assistência remota, com atendimento para dúvidas sobre Covid-19, passa a oferecer, também, esclarecimentos sobre a síndromes gripais. O suporte auxiliará no diagnóstico das doenças, que têm sintomas semelhantes.

~》◇《~

Com novos cinco pontos de testagem gratuita no Senac, Ceará soma 25 locais com o serviço


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), abre, a partir desta segunda-feira (24), mais cinco Centros de Testagem para Covid-19. Agora, são 25 unidades que realizam os exames de forma gratuita no Estado.

~》◇《~

Municípios cearenses receberão mais de R$ 55 milhões do Governo do Ceará para ações de combate à covid


O Governo do Ceará vai liberar R$ 55,2 milhões para apoio aos 184 municípios cearenses no combate às síndromes respiratórias como covid-19 e influenza. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (20) pelo governador Camilo Santana. O repasse será per capita, ou seja, de acordo com a população de cada município.

~》◇《~

Ceará amplia para 20 o número de Centros de Testagem para Covid-19; novos oito pontos serão abertos com apoio do Sesc


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), disponibiliza, a partir desta quarta-feira (19), mais oito Centros de Testagem gratuita para Covid-19 no estado. A quantidade de equipamentos já havia sido dobrada no início deste mês com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e do Serviço Social da Indústria (Sesi). Agora, o número de locais para os exames é ampliado de 12 para 20.

~》◇《~

Ceará recebe novas remessas de vacinas contra covid-19 para crianças e adultos


Duas novas remessas de imunobiológicos contra covid-19, fabricados pela Pfizer/BioNTech, chegaram ao Ceará nesta terça-feira (18). Foram entregues 55.100 doses para crianças entre 5 e 11 anos – em voo que pousou em Fortaleza na madrugada – e outras 270.270 destinadas a maiores de 12 anos – em carga desembarcada à tarde.

~》◇《~

Um ano depois da primeira dose aplicada no Ceará, vacina contra Covid-19 segue como meio mais eficaz de proteção


Em meio ao que seria o começo do segundo pico da Covid-19 no Ceará e no Brasil, em 18 de janeiro de 2021, Maria Silvana Souza dos Reis, 52, estava em mais um dia de trabalho no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) referência no tratamento da doença, quando seu celular tocou. A chamada era um aviso – e também um alento. A técnica em Enfermagem seria a primeira cearense a receber a vacina contra o coronavírus.

~》◇《~

Crianças de 5 a 11 anos começam a ser vacinadas no Ceará


Um sopro a mais de esperança foi dado aos pais e responsáveis de crianças de 5 a 11 anos para vencer a pandemia do Coronavírus com eles protegidos. Neste sábado (15), o Ceará começou a vacinar este público. A imunização teve início com o primeiro lote de vacinas pediátricas, que chegou com cerca de 50 mil doses. Em Fortaleza, a vacinação está ocorrendo no Centro de Eventos do Ceará.

~》◇《~

Ceará recebe 55.100 doses pediátricas contra covid-19 para iniciar vacinação de crianças neste fim de semana


As crianças cearenses de 5 a 11 anos começam a ser vacinadas contra covid-19 neste fim de semana. O detalhamento do início da vacinação deste público foi feito pelo governador Camilo Santana, acompanhado do secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, na tarde desta sexta-feira (14), por ocasião da chegada da primeira remessa do imunobiológico específico para crianças no Estado, com 55.100 doses. Também estiveram presentes Tarcísio Seabra Filho, gerente da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), e a coordenadora da Célula de Imunização da Sesa, Kelvia Borges.

~》◇《~

Mais de 44 mil doses da Janssen chegam para reforçar a imunização dos cearenses


O Ceará recebeu, nesta terça-feira (11), nova carga com mais 44.650 doses da Janssen, vacina Johnson & Johnson contra a Covid-19 . Os imunobiológicos, enviados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, serão utilizados como dose de reforço.

~》◇《~

Nota técnica da Saúde do Ceará detalha vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulga, nesta segunda-feira (10), a nota técnica Vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. O documento torna-se público menos de uma semana após a pasta aprovar a aplicação dos imunizantes neste intervalo de idades sem prescrição médica. O Estado ainda aguarda o Ministério da Saúde enviar as doses para iniciar a vacinação nesta população.

~》◇《~

Governo do Ceará dobra Centros de Testagem gratuita para Covid com apoio da Fiec; Estado passa a ter 12 opções do serviço


O Governo do Ceará, através da secretaria da Saúde (Sesa), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), disponibilizará a partir desta segunda-feira (10) mais seis Centros de Testagem gratuita para Covid-19. O serviço gratuito estará disponíveis nos endereços do Serviço Social da Indústria (Sesi), sendo três em Fortaleza, um em Juazeiro do Norte, um em Sobral e outro em Maracanaú. O serviço funciona por agendamento, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h; e sábado, das 9h às 11h30.

~》◇《~

Carga com mais de 17 mil doses de vacina da AstraZeneca contra Covid chega ao Ceará


O Ceará recebeu, nesta segunda-feira (6), uma nova remessa de vacinas contra Covid-19: são 17.250 doses de AstraZeneca/Oxford que desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza, pouco depois das 17 horas. Esse lote de imunobiológicos é vinculado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e será destinado a dar continuidade à vacinação no Estado.

~》◇《~

Comitê Científico proíbe grandes eventos de Réveillon no Ceará


O governador Camilo Santana anunciou, na tarde desta sexta-feira (26), as decisões tomadas pelo Comitê Científico de Combate à pandemia para o novo decreto estadual de enfrentamento. O colegiado deliberou que ficam proibidos grandes eventos de Réveillon no Ceará. As festas poderão ser realizadas seguindo as diretrizes estabelecidas no último decreto, do dia 16 de novembro. O passaporte sanitário segue obrigatório, assim com as demais medidas de prevenção.

~》◇《~

Ceará recebe mais de 390 mil doses da Pfizer para imunização dos cearenses


Desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza, na manhã desta sexta-feira (26), uma nova remessa com 390.780 doses da Pfizer/BioNTech, que serão utilizadas para aplicação da segunda dose e de reforço na imunização dos cearenses contra a Covid-19. O lote foi enviado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

~》◇《~

Ceará recebe mais de 140 mil doses da Pfizer para aplicação da primeira dose em adolescentes


Desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza, nesta terça-feira (23), uma nova carga com 140.400 doses da Pfizer/BioNTech, que serão utilizadas para aplicação da primeira dose em adolescentes a partir dos 12 anos. O lote foi enviado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

~》◇《~

Novo lote com mais de 225 mil doses da Pfizer chega ao Ceará


O Ceará recebeu, na madrugada deste sábado (20), mais 225.810 doses da Pfizer/BioNTech, que serão utilizadas para aplicação da primeira e segunda doses da imunização da população em geral contra a Covid-19.

~》◇《~

Mais de 277 mil doses da Pfizer chegam ao Ceará para imunização da população


A imunização dos cearenses contra a Covid-19 conta com mais 277.290 doses da Pfizer/BioNTech, que serão utilizadas para aplicação da segunda dose e reforço. O novo lote, enviado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza nesta terça-feira (16).

~》◇《~

Passaporte de vacinação é instituído como obrigatório para eventos, bares e restaurantes no Ceará


O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou, na tarde desta sexta-feira (12), através de transmissão via redes sociais, o novo decreto de combate à pandemia de Covid-19. Entre as decisões tomadas em conjunto pelo comitê que delibera sobre o assunto, está a obrigatoriedade da apresentação do Passaporte da Vacina para ingresso em restaurantes, bares e eventos em todo o Ceará. O decreto vigora por 15 dias, a contar desta segunda-feira (15). Ao lado do governador estava o secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha.

~》◇《~

Mais 69 mil doses de vacina chegam ao Ceará para aplicação de reforço contra Covid-19


Na tarde desta terça-feira (9), desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza um lote com 69.030 doses da Pfizer/BioNTech para prosseguir a campanha de imunização da população cearense contra a Covid-19.

~》◇《~

Novo lote reforça vacinação no Ceará com mais 310 mil doses


O Ceará recebeu, nesta quinta-feira (4), mais uma remessa de vacinas contra Covid-19: 310.050 doses da Pfizer/BionTech desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza pouco antes das 13 horas. Esse lote de imunobiológicos é vinculado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e será destinado a dar continuidade à vacinação no Estado, com prioridade para Dose de Reforço (DR) e aplicação de Primeira Dose (D1).

~》◇《~

Governo do Ceará amplia capacidade de público nos estádios e em eventos sociais


A decisão foi deliberada em reunião de comitê, nesta sexta-feira (29). O novo decreto amplia a capacidade dos eventos sociais para 500 pessoas em locais fechados e 800 pessoas em espaços abertos. No decreto também será publicada a previsibilidade de ampliação dos eventos para as próximas semanas, dependendo da avaliação das autoridades de saúde.
A capacidade de público nos estádios também passará por ampliação, indo para o índice de 80%, com exigência do esquema vacinal básico completo (duas doses ou dose única).

~》◇《~

Ceará recebe mais 343 mil doses de imunizantes da AstraZeneca e Pfizer para reforçar imunização contra Covid-19

Nesta sexta-feira (29), o Ceará recebeu mais 343.310 doses de vacinas contra a Covid-19. O primeiro voo aterrissou no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins no fim da manhã, trazendo 205.250 doses do imunizante da AstraZeneca/Fiocruz. Destas, 186.600 doses foram enviadas após solicitação do Governo do Ceará ao Ministério da Saúde (MS) para aplicação de segunda dose (D2) nos próximos dias. Outras 18.650 doses ficarão armazenadas como reserva técnica.

~》◇《~

Vigilância Epidemiológica do Ceará e Ministério da Saúde realizam inquérito sobre medidas preventivas contra Covid-19

A Vigilância Epidemiológica é agente fortalecedor da saúde pública. Os profissionais da área são responsáveis por investigações e controle de surtos locais e regionais. Para reforçar a compreensão e compromisso destes trabalhadores, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde realiza uma ação presencial do curso de especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

~》◇《~

Ceará receberá lote de AstraZeneca para aplicação de segunda dose

Nesta quarta-feira (27), o Ceará confirma o recebimento de mais duas remessas de vacinas contra Covid-19, totalizando 217.080 mil doses: 186.660 de AstraZeneca/Fiocruz e 30.420 de Pfizer/BionTech, este último já desembarcado no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Esses imunobiológicos são vinculados ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

~》◇《~

Centro de Testagem da Praça do Ferreira passa a funcionar no Hotel Excelsior, também no Centro da Capital

O Centro de Testagem para Covid-19 da Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, ganha novo endereço. A partir desta segunda-feira (25), a população tem acesso ao serviço no Hotel Excelsior, na rua Guilherme Rocha, 172, também no Centro da Capital. O atendimento é realizado no primeiro andar do edifício.

~》◇《~

Ceará recebe novo lote de Coronavac para ampliar vacinação em adultos

Mais 471.200 doses de Coronavac chegaram ao Ceará neste sábado (23) para imunizar a população contra a Covid-19. O lote, o maior já enviado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) ao Estado, será distribuído pelo Governo do Ceará a todos os municípios cearenses para aplicação de D1 e D2 no público adulto.

~》◇《~

Com quase 395 mil doses, Ceará recebe maior remessa de vacinas contra Covid-19

Nesta sexta-feira (22), o Ceará recebeu sua maior remessa de vacinas contra Covid-19: 394.290 doses de Pfizer/BionTech desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza, pouco antes das 13 horas. Esse lote de imunobiológicos é vinculado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e será destinado a dar continuidade à vacinação no estado.

~》◇《~

Ceará recebe maior lote do imunizante da Pfizer para reforçar vacinação contra a Covid-19

No começo da tarde desta terça-feira (19), o Ceará recebeu mais um lote de vacinas contra a Covid-19, com 278.460 doses da Pfizer/BioNtech. A quantidade deste imunizante é a maior que desembarcou no Estado até o momento. A remessa, enviada pelo Ministério da Saúde (MS), vai ser usada para aplicação da primeira dose (D1) em adolescentes e para a segunda dose (D2) em adultos.

~》◇《~

Novo decreto avança na flexibilização; futebol, eventos sociais, templos religiosos e comércio de rua entre os beneficiados

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou, na tarde desta sexta-feira (15), através de transmissão via redes sociais, o novo decreto de combate à pandemia de Covid-19. Entre as decisões tomadas em conjunto pelo comitê que delibera sobre o assunto, há novo avanço na flexibilização de atividades, incluindo o aumento de público em jogos de futebol, permissão de 100% da capacidade para templos religiosos, aumento nos eventos sociais e a ampliação no horário dos restaurantes

~》◇《~

Sesa autua hotel em Camocim por festa que desrespeita protocolos contra Covid-19

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Vigilância Sanitária, autua o Ilha Park Hotel, em Camocim, no Litoral Norte do Estado, por descumprir normas legais e regulamentadas destinadas à proteção da saúde da população contra a Covid-19. O empreendimento realizou, na última terça-feira (12), evento com aglomeração de público e desrespeito a medidas como uso obrigatório de máscara e distanciamento social mínimo de um metro, essenciais no combate à pandemia.

~》◇《~

Remessa com 186 mil doses de vacina contra Covid-19 chega ao Ceará

Nesta segunda-feira (11), o Ceará recebeu mais um lote de vacinas contra Covid-19, com 186.030 doses de Pfizer/BionTech desembarcadas no Aeroporto Internacional de Fortaleza ao fim desta manhã.

~》◇《~

Monitoramento de evento-teste em Guaramiranga não detecta casos positivos de Covid-19, mostra relatório da Sesa

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep), finalizou o relatório de monitoramento do Festival Jazz & Blues, realizado nos dias 17 e 18 de setembro em Guaramiranga. O festival foi o primeiro evento-teste com apresentação musical e público nesta fase da retomada de atividades sociais e econômicas no Estado.

~》◇《~

Mais de 143 mil doses da Pfizer chegam ao Ceará para aplicação da segunda dose

O Ceará recebeu, na noite dessa quinta-feira (7), mais uma remessa do imunizante da Pfizer/BioNTech. O voo aterrissou no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins com 143.910 doses. O quantitativo será utilizado na aplicação de segundas doses em residentes do Estado.

~》◇《~

Ceará chega a 208 casos e três óbitos pela variante Delta; Sesa reforça barreiras sanitárias

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) acompanha com atenção a expansão dos casos de infecção por variante Delta do coronavírus em residentes e viajantes no Estado, que chegam a 208, com três óbitos registrados. Segundo os dados dos sequenciamentos genômicos das amostras positivas de Covid-19 realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), dos pacientes identificados com a cepa indiana, 105 são homens e 103 são mulheres, com faixa etária predominante entre 20 e 49 anos.

~》◇《~

Elmo 2.0: pesquisas para aprimorar dispositivo seguem em curso no Ceará

Com a propriedade de reduzir em 60% a necessidade de internação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o capacete de respiração assistida Elmo receberá adaptações. Desde o último mês de abril, está em desenvolvimento o projeto 2.0 do dispositivo. A força-tarefa conta com pesquisadores, especialistas e técnicos de instituições dos setores público e privado.

~》◇《~

Sesa envia 240 mil doses de reforço ou adicionais contra a Covid-19 para municípios cearenses; veja quem pode tomar

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) iniciou, nesta quinta-feira (7), a distribuição de vacinas para utilização como doses de reforço ou adicionais na imunização dos cearenses contra a Covid-19. Em rotas aéreas e terrestres, está sendo enviado às 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) do Estado um total de 240.162 doses da Pfizer para esta finalidade.

~》◇《~

Sesa reforça barreiras sanitárias do Ceará com centro de testagem na Rodoviária de Fortaleza

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reforça, desde julho, as barreiras sanitárias do Estado instalando e incentivando a abertura de centros de testagem Covid-19 para viajantes e residentes. Nesta quarta-feira (6), às 14h30, será inaugurada uma estrutura de testes de antígeno e RT-PCR para passageiros que desembarcam no Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé (Rodoviária de Fortaleza).

~》◇《~

Ceará recebe mais de 388 mil doses para reforçar a imunização contra a Covid-19

Nesta terça-feira (5), o Ceará recebeu 388.740 mil doses de vacinas contra a Covid-19. O primeiro voo aterrissou no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins no começo da tarde trazendo 201.240 doses do imunizante da Pfizer/BioNtech. Outras 187.500 doses (AstraZeneca) chegaram no fim da tarde. Esta última remessa será usada para aplicação da segunda dose (D2) na população cearense.

~》◇《~

Novo decreto de combate à pandemia fortalece o ensino presencial nas escolas

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou na tarde desta sexta-feira (1º), via redes sociais, o novo decreto de combate à pandemia de Covid-19 com mais avanços na flexibilização de atividades. Após a realização da reunião semanal com o comitê que delibera sobre o decreto estadual, ficou definido que serão feitos alguns ajustes nesse próximo decreto. O objetivo é fortalecer o processo de aprendizagem nas escolas e acelerar a retomada da economia, mas sempre mantendo os cuidados necessários com a saúde através do respeito aos protocolos.

~》◇《~

Com mais de 10 milhões de doses aplicadas, Ceará recebe 112 mil doses da AstraZeneca

Avião com 112.900 doses de AstraZeneca/Fiocruz pousou no Aeroporto Internacional de Fortaleza nesta sexta-feira (1°). Os imunobiológicos recebidos serão destinados para aplicação da segunda dose. Neste sábado (2), o Ceará recebe um novo lote, com 180.180 doses da Pfizer/BioNTech.

~》◇《~

Novas remessas de vacinas contra Covid-19 chegam ao Ceará com 233 mil doses no total


As remessas de imunobiológicos são vinculadas ao Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde. As aplicações de AstraZeneca serão todas destinadas para segunda dose, enquanto a nova carga de Pfizer deve ser utilizada para as três doses. “Seguimos firmes na luta para vacinar todos os cearenses o mais rápido possível”, reiterou o governador Camilo Santana, em publicação nas redes sociais que informa a remessa de vacinas.

~》◇《~

Vacinas adquiridas pelo Ceará junto ao Butantan são distribuídas para 139 municípios


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) iniciou, nesta terça-feira (28), a distribuição das doses de vacina contra a Covid-19 da marca CoronaVac, adquiridas pelo Estado junto ao Instituto Butantan, para 139 municípios que solicitaram os imunizantes. Nestas cidades, segundo as informações do cadastro de vacinação na plataforma Saúde Digital, a população adulta pendente de começar o esquema vacinal é de 108.060 pessoas.

~》◇《~

Saúde do Ceará adota mudança na gestão das unidades de campanha


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) inicia, nesta segunda-feira (27), a desativação parcial das unidades de campanha em alguns hospitais da rede estadual. O procedimento ocorre no momento de maior controle dos índices epidemiológicos e assistenciais da pandemia de Covid-19, fruto da combinação entre a gestão responsável das medidas de contenção social e econômica por parte do Governo do Estado e do avanço da vacinação contra a doença.

~》◇《~

Hospital São José celebra recuperação de 1.500 pacientes com Covid-19 durante pandemia


O Hospital São José (HSJ), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), alcançou a marca de 1.509 pacientes recuperados de Covid-19 durante a pandemia nesta semana. Como forma de celebrar o número de altas registradas nos últimos dois anos na instituição, profissionais da unidade ergueram balões dourados, formando a frase “1.500 vidas salvas”. O momento reuniu cerca de 50 colaboradores, entre funcionários da assistência e de outras áreas.

~》◇《~

Dois novos lotes de vacinas contra a Covid-19 chegam ao Ceará


O avião trazendo mais 41.500 doses de AstraZeneca pousou no Aeroporto de Fortaleza no fim da tarde desta sexta-feira (24). Outro voo, com 191.880 de Pfizer, chega por volta das 22h à capital cearense. Com essas duas remessas, o Ceará soma mais 233.380 doses para imunizar a população contra a Covid-19. Os dois lotes serão utilizados para D2 (AstraZeneca) e D1 e D2 (Pfizer).

~》◇《~

Aplicação de doses adicionais e de reforço contra a Covid-19 no CE começa nesta sexta-feira (24)


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulga, nesta quinta (23), a nota técnica “Administração de Dose Adicional e de Dose de Reforço de Vacinas contra a Covid-19”. O documento traz detalhes da aplicação de mais uma dose contra a doença em idosos acima de 70 anos e pacientes com grau elevado de imunossupressão que já tomaram as duas doses do esquema vacinal ou a dose única – no caso da vacina da Janssen.

~》◇《~

300 mil doses de CoronaVac adquiridas pelo Governo do Ceará chegam a Fortaleza


A remessa de 300 mil doses da vacina CoronaVac compradas diretamente pelo Governo do Ceará junto ao Instituto Butantan chegou na madrugada desta quinta-feira (23). Após desembarcar no Aeroporto Internacional de Fortaleza, a carga passou pelo controle fiscal da Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE) e foi encaminhada para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

~》◇《~

Com compra direta de 300 mil doses de CoronaVac, Ceará atinge capacidade para vacinar 100% da população adulta


O Governo do Ceará fechou com o Instituto Butantan a compra direta de 300 mil doses da vacina contra Covid-19, CoronaVac, com o intuito de complementar o Plano Nacional de Imunização (PNI). O acordo foi fechado como parte de uma aquisição direta que não envolveu o Ministério da Saúde, e foi feita em conjunto com outros quatro estados brasileiros, Espírito Santo (ES), Piauí (PI), Pará (PA) e Mato Grosso (MT), que prevê um total de 2,5 milhões de doses. Esteve presente em São Paulo o governador do Ceará, Camilo Santana.

~》◇《~

Ceará recebe mais 91 mil doses de vacinas contra Covid-19 para avançar na imunização completa da população


Para avançar na imunização completa da população contra a Covid-19, o Ceará recebeu, nesta segunda-feira (20), duas remessas de imunobiológicos. Por volta de meio-dia chegaram 1.000 doses da fabricante Janssen no Aeroporto Internacional de Fortaleza. No fim da tarde desembarcaram 90.500 doses da AstraZeneca/Fiocruz.

~》◇《~

Ceará recebe mais 262 mil doses da Pfizer para vacinação da população contra a Covid-19


Neste domingo (19), o Ceará recebeu 262.080 doses da Pfizer/BioNTech, que serão destinadas para aplicação da primeira e segunda doses na vacinação da população em geral. Está prevista para segunda-feira (20) a chegada de mais dois lotes, com 91.500 vacinas, sendo mil doses da Janssen e 90.500 da AstraZeneca/Fiocruz.

~》◇《~

Lote com 278 mil doses de CoronaVac chega ao Ceará


Mais 278.200 doses de CoronaVac/Butantan chegaram ao Ceará na manhã deste sábado (18). Após o desembarque do lote no Aeroporto Internacional de Fortaleza, os imunizantes foram encaminhados para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

~》◇《~

Cartão Nacional de Saúde, o CNS, passa a ser exigido no cadastro para a vacinação contra a Covid-19 no Saúde Digital


O cadastramento para a vacinação da população em geral contra a Covid-19 no Saúde Digital, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), mudou. O número do Cartão Nacional de Saúde (CNS), documento de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), passa a ser exigido durante a inscrição. A numeração do Cadastro de Pessoa Física (CPF), antes obrigatória, torna-se opcional. A exigência não prejudicará a população e trará vantagens, já que, com o acesso, o cidadão também poderá acompanhar seu histórico de atendimentos nos serviços de saúde.

~》◇《~

Novo decreto de combate à pandemia traz avanços na flexibilização


O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou no início da tarde desta sexta-feira (17), via transmissão ao vivo pelas redes sociais, que o novo decreto de combate à pandemia de Covid-19 trará avanços na flexibilização das atividades. As principais autorizações dizem respeito à ampliação do horário e limitação por mesa dos restaurantes (até às 1h), ao aumento da capacidade para eventos sociais e corporativos, aos 100% de ocupação das salas de aula e permissão para um evento-teste na área de esporte profissional.

~》◇《~

Ceará recebe 140 mil doses de vacinas contra a Covid-19


Duas novas remessas de vacinas contra a Covid-19 desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza nesta quinta-feira (16). O primeiro lote, com 104.130 doses da Pfizer/BioNTech, chegou por volta das 10h30. A segunda carga, com 36 mil doses da AstraZeneca/Fiocruz, foi recebida às 18 horas, e será destinada para aplicação da segunda dose na imunização da população em geral.

~》◇《~

Casos de variante Delta no Ceará chegam a 122; Cepa Mu, da Colômbia, é identificada em duas viajantes


Apesar de o Ceará estar num período de maior controle dos índices epidemiológicos e assistenciais da Covid-19, fatores externos exigem do Estado um alerta constante para evitar uma nova onda da pandemia. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), já registra 122 residentes ou visitantes com a variante Delta do coronavírus, mutação de maior preocupação no mundo atualmente. Dentre os pacientes infectados, 39 não têm histórico de viagem, o que os classifica como transmissão comunitária. Um óbito foi registrado.

~》◇《~

Lote com 47 mil doses de vacina contra a Covid-19 chega ao Ceará


Para seguir avançando na imunização dos cearenses, o Ceará recebeu, nesta quarta-feira (15), novo lote com 47.970 doses da Pfizer/BioNTech, que serão utilizadas para aplicação da primeira dose (D1). Está prevista para esta semana a chegada de remessa com doses da AstraZeneca/Fiocruz para segunda dose (D2).

~》◇《~

Cuidados paliativos ajudam na recuperação de pacientes com Covid-19 e outras doenças


Os cuidados paliativos (CP) são considerados uma abordagem multidisciplinar que previne e alivia o sofrimento do paciente por meio da identificação precoce, avaliação correta e do tratamento da dor e de outros problemas. Eles são destinados a qualquer pessoa que tenha uma condição de saúde que ameace ou limite a sua vida, sendo uma prática voltada para o controle de sintomas, conforto, qualidade de vida e bem-estar do paciente enquanto ele estiver sendo assistido, conforme foi definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

~》◇《~

Ceará recebe 231 mil doses para imunizar a população contra a Covid-19


Lote com 231.660 doses da Pfizer/BioNTech desembarcou, nesta segunda-feira (13), no Aeroporto Internacional de Fortaleza . Os imunobiológicos serão utilizados para aplicação da primeira dose na vacinação da população em geral.

~》◇《~

SPS e Prefeitura de Fortaleza seguem vacinando população em situação de rua


A vacinação da população de rua de Fortaleza contra Covid-19 e os serviços de emissão de documentação básica de identificação prosseguem nos meses de setembro e outubro, em uma ação conjunta entre Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e Prefeitura de Fortaleza. A ação foi iniciada em fins de maio, pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas, que promove a ação com o Centro de Referência sobre Drogas e o Caminhão do Cidadão. Até agora, quase mil pessoas em situação de rua na Capital já receberam a imunização.

~》◇《~

Solicitações para dez eventos-teste devem ser enviadas até 20 de setembro, conforme protocolo da Sesa


Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulga, nesta quinta-feira (9), protocolo para a organização de dez eventos-teste, de modalidades diferentes, a serem realizados durante dez dias no Estado. As orientações estão em conformidade com o decreto estadual Nº34.222, de 4 de setembro de 2021.

~》◇《~

Aferição de temperatura deixa de ser obrigatória nos estabelecimentos cearenses


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) atualiza o protocolo geral de critérios de funcionamento e normas sanitárias para o poder público, empresas, trabalhadores e cidadãos, de forma a garantir o distanciamento social e os cuidados necessários para evitar a transmissão da Covid -19. Dentre as mudanças, a mais relevante é o fim da obrigatoriedade da aferição de temperatura nos estabelecimentos cearenses.

~》◇《~

Com remessa reagendada, Ceará recebe 275 mil doses de vacinas nesta quarta-feira (8)


O Ceará recebeu na manhã desta quarta-feira (8) mais dois lotes de imunizantes contra Covid-19, que totalizam 275.130 doses. O primeiro, que estava previsto para a última terça-feira (7), mas devido ao feriado de 7 de Setembro foi reagendado para esta quarta-feira, com mais 104.130 doses da Pfizer/BioNTech. Logo em seguida chegou o segundo lote do dia, com mais 171.000 doses, agora de CoronaVac/Butantan.

~》◇《~

Ceará recebe 167 mil doses de Pfizer neste começo de semana


Total de 167.310 doses de vacinas contra a Covid-19, divididas em duas remessas, chegam ao Ceará. O primeiro deles chega pouco antes das 22h desta segunda-feira (6), com 63.180 doses de imunobiológicos da Pfizer/BioNTech. Já na manhã desta quarta-feira (7), o Estado receberá, por volta das 10h30, lotes somando mais 104.130 também da Pfizer/BioNTech.

~》◇《~

Mais 93 mil doses chegam ao Ceará para complemento de esquema vacinal contra a Covid


Lote com 93.600 doses da Pfizer/BioNTech desembarcou, na tarde desta sexta-feira (3), no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Os imunobiológicos serão destinados para aplicação da segunda dose na vacinação da população cearense contra a Covid-19.

~》◇《~

Quatro lotes de vacinas contra Covid chegam ao Ceará


Total de 440.362 doses de vacinas contra a Covid-19, divididas em quatro lotes, chegam ao Ceará. Entre as 10h30 e 12h desta quarta-feira (1º), o Estado recebeu duas remessas somando 357.202 imunobiológicos da CoronaVac/Butantan E à noite, por volta das 22 horas, o lote final do dia, com mais 56.160 doses da Pfizer/BioNTech. Às 17h desta quinta-feira (2), 27.000 de AstraZeneca/Oxford.

~》◇《~

População em situação de rua recebe segunda dose de vacina contra Covid-19


Com os olhos fechados, Maria Elinete, 41, recebe emocionada a sua dose única da vacina contra a Covid-19. “Eu tenho oito filhos e preciso estar com a saúde em dia para seguir cuidando deles e continuar trabalhando”, conta Elinete, que junto com seu companheiro trabalha como flanelinha no centro da cidade.

~》◇《~

Ceará recebe 117 mil doses para complemento de esquema vacinal contra a Covid


Desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza, na tarde desta segunda-feira (30), uma remessa com 75 mil doses de AstraZeneca/Fiocruz. Novo lote, com 42.120 doses da Pfizer/BioNTech, deve chegar por volta das 22 horas. Os imunobiológicos serão destinados para a segunda dose (D2).

~》◇《~

Mais 332 mil doses de vacinas contra Covid-19 chegam ao Ceará


Novos lotes de vacinas contra a Covid-19 chegaram ao Ceará nesta quinta-feira (26). Durante a manhã, o Estado recebeu 194.600 doses de imunizantes da CoronaVac/Butantan. À noite, serão mais 127.530 da Pfizer/BioNTech. Essas duas remessas serão destinadas à vacinação da população tanto para primeira dose (D1) quanto para segunda dose (D2). Totalizando 322.130 doses, os imunobiológicos ficarão na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), de onde são encaminhados aos municípios.

~》◇《~

Sesa começa a monitorar eventos-teste em setembro; festival em Guaramiranga terá primeiros shows


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) avança com o protocolo de retomada das atividades econômicas do Estado durante a pandemia de Covid-19 e começa, em setembro de 2021, a monitorar a realização de eventos-teste. Os primeiros shows com plateia estão marcados para os dias 17 e 18 do próximo mês, na programação do 22º Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga. O município cearense é o primeiro a ter 100% da população adulta com pelo menos uma dose de vacina contra a doença.

~》◇《~

Ceará vai iniciar vacinação contra Covid-19 em pessoas de 12 a 17 anos; cadastro deve ser feito na plataforma Saúde Digital


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reforça a necessidade de cadastro para a vacinação contra Covid-19 para o público de 12 a 17 anos. A inscrição pode ser realizada na plataforma Saúde Digital. O início da vacinação deste grupo está previsto para o fim de agosto. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 1.049.462 jovens nesta faixa etária no Ceará. Até sexta-feira (20), 386.377 mil pessoas deste perfil realizaram o cadastro.

~》◇《~

Ceará recebe 152 mil doses da AstraZeneca para aplicação da segunda dose


Chegou ao Ceará, na manhã desta segunda-feira (23), um lote com 152.420 doses da AstraZeneca/Fiocruz, que serão destinadas para aplicação da segunda dose (D2) na imunização da população cearense. No domingo (22), o Estado recebeu 194.510 doses de imunizantes, sendo 97.400 CoronaVac e 97.110 Pfizer.

~》◇《~

Ceará recebe mais 194 mil doses de vacinas para imunização da população contra Covid-19


Novos lotes de vacinas contra a Covid-19 chegaram ao Ceará neste domingo (22). Durante a manhã, o Estado recebeu 97.400 doses de imunizantes da CoronaVac. À noite, serão mais 97.110 da Pfizer. Essas duas remessas serão destinadas à vacinação da população para primeira dose (D1) e segunda dose (D2).

~》◇《~

Novo decreto amplia horário de bares e restaurantes em uma hora


Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador Camilo Santana anunciou, no início da tarde desta sexta-feira (20), que o novo decreto de combate à pandemia de Covid-19 tem poucas alterações. A principal delas é a extensão do horário de funcionamento dos bares e restaurantes em uma hora. O decreto será válido por 15 dias, a contar da próxima segunda-feira (23). Ao lado do governador estava o novo secretário da Saúde do Ceará, Dr. Marcos Gadelha.

~》◇《~

Ceará e municípios recebem técnicos do PNI para qualificar dados da vacinação contra Covid


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recebeu, nos dias 19 e 20 de agosto, técnicos do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS) e equipes das secretarias municipais de Fortaleza e Maranguape para implementar projeto de qualificação de dados da campanha de vacinação contra a Covid-19.

~》◇《~

Lotes com 345 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chegam ao Ceará


Mais dois lotes de vacinas contra a Covid-19 desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza, na tarde desta sexta-feira (20). Às 12 horas, chegaram 193.100 doses de CoronaVac/Butantan, que serão utilizadas para primeira (D1) e segunda (D2) doses. Por volta das 16 horas, foram recebidas 152.100 da Pfizer/BioNTech, destinadas para D1.

~》◇《~

Ceará tem 43 casos da variante Delta do coronavírus e confirma primeiro caso da Alfa, cepa oriunda do Reino Unido


O Governo do Ceará, representado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), teve acatada pela Justiça Federal a ação civil pública (ACP), na qual é coautor juntamente com Ministérios Públicos do Estado do Ceará (MPCE), Federal (MPF) e do Trabalho (MPT), que reivindicava à União equidade no envio de vacinas.A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recebeu resultado de novas análises de exames de Covid-19 da Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará, em cooperação com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Até esta quarta-feira (18), foi identificada a variante Delta do coronavírus em 43 amostras do Estado e, pela primeira vez desde o início da pandemia, foi detectada a Alfa, cepa oriunda do Reino Unido.

~》◇《~

Justiça acata reivindicação de mais vacinas contra Covid-19 para o Ceará; Governo Federal tem até o fim de agosto para aumentar repasses


O Governo do Ceará, representado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), teve acatada pela Justiça Federal a ação civil pública (ACP), na qual é coautor juntamente com Ministérios Públicos do Estado do Ceará (MPCE), Federal (MPF) e do Trabalho (MPT), que reivindicava à União equidade no envio de vacinas.

~》◇《~

Regionalização: Lacen de Juazeiro do Norte inicia análise de exames para Covid-19 (16)


A Secretária da Saúde do Ceará (Sesa) segue ampliando sua política de regionalização e descentralização dos serviços de saúde – prevista na Plataforma de Modernização da pasta. A partir desta segunda-feira (16), a unidade do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Juazeiro do Norte começa a realizar exames de RT-PCR para Covid-19. Inicialmente, o equipamento terá capacidade para cerca de 200 testes diários. Há previsão de que este número salte para 400 testes/dia.

~》◇《~

Regionalização: Lacen de Juazeiro do Norte inicia análise de exames para Covid-19 (16)


A Secretária da Saúde do Ceará (Sesa) segue ampliando sua política de regionalização e descentralização dos serviços de saúde – prevista na Plataforma de Modernização da pasta. A partir desta segunda-feira (16), a unidade do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Juazeiro do Norte começa a realizar exames de RT-PCR para Covid-19. Inicialmente, o equipamento terá capacidade para cerca de 200 testes diários. Há previsão de que este número salte para 400 testes/dia.

~》◇《~

Remessas com mais 232 mil doses de vacinas contra Covid-19 chegam ao Ceará nesta segunda-feira (16)


O Ceará recebe nesta segunda-feira (16) mais dois lotes de vacinas contra a Covid-19. O primeiro, com 107.640 doses da Pfizer/BioNTech, já desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza, às 12 horas. Mais tarde, por volta das 22h, chegarão mais 124.500 doses, agora da AstraZeneca/Fiocruz. Totalizando 232.140 doses, os imunobiológicos ficarão na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), de onde são encaminhados aos municípios.

~》◇《~

Governador encaminha projeto de lei que prevê sanções administrativas para servidor público que recusar vacina contra Covid-19


Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador Camilo Santana assinou, nesta segunda-feira (16), um projeto de lei que prevê aplicação de sanções administrativas para servidores e empregados públicos estaduais que se recusarem a tomar vacina contra Covid-19. A mensagem será encaminhada ainda nesta segunda-feira para aprovação na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE).

~》◇《~

Quase 291 mil doses chegam ao Ceará para continuar imunização contra Covid-19


Mais dois lotes de vacinas contra a Covid-19 chegaram ao Ceará neste sábado (14) e serão utilizadas para avançar na aplicação de primeira (D1) e segunda (D2) doses. O primeiro, com 182.520 doses da Pfizer/BioNTech, desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza, às 10h30. Mais tarde, por volta das 12h30, foram recebidas mais 108.400 doses da CoronaVac/Butantan. Totalizando 290.920 doses, os imunobiológicos já estão na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), de onde são encaminhados aos municípios cearenses.

~》◇《~

Mais 229 mil doses de vacina CoronaVac e Pfizer chegam ao Ceará


O Ceará recebeu nesta sexta-feira (13) mais dois lotes de vacinas contra a Covid-19. O primeiro, com 140.360 doses da CoronaVac/Butantan, desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza, às 12 horas. Mais tarde, por volta das 15h30, foram recebidas mais 88.920 doses da Pfizer/BioNTech. Totalizando 229.280 doses, os imunobiológicos já estão na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), de onde são encaminhados aos municípios.

~》◇《~

Ceará recebe mais 97 mil doses para continuar vacinação contra Covid-19


Mais dois lotes de vacinas contra a Covid-19 chegaram ao Ceará na noite dessa quarta-feira (11). O primeiro, com 54.990 doses da Pfizer/BioNTech, desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza, pouco depois das 19 horas. Mais tarde, por volta das 22h, foram recebidas 43.000 doses da Oxford/AstraZeneca. Os imunobiológicos estão na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), de onde são organizadas as proporções distribuídas a cada município cearense.

~》◇《~

Ceará conquista na Justiça direito de exigir teste negativo ou vacinação completa contra Covid-19 de viajantes


O Governo do Ceará, representado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), teve acatado pela Justiça Federal o pedido para adoção de medidas para impedir a propagação de variantes do coronavírus pelo fluxo de viajantes, exigindo comprovação de exames ou vacinação antes do embarque aéreo.

~》◇《~

Agenda de missão internacional efetiva negócios e contatos para compra de vacinas


Prospecção de empresas na área automobilística, tecnologia, energia, contatos institucionais, assinaturas de protocolos de intenção, reuniões com laboratório de vacinas e de fabricantes de produtos de saúde, como farmacêuticos, equipamentos hospitalares, além de contatos diplomáticos e com bancos de fomento compuseram o conjunto de ações da agenda da Missão à China 2021 do Governo do Ceará. Mesmo na pandemia, o Estado, com segurança, foi arrojado e desbravou fronteiras para garantir vacinas e fazer contatos internacionais.

~》◇《~

Chegam ao Ceará mais de 228 mil doses de vacinas para imunizar a população contra a Covid-19


Mais dois lotes de vacinas contra a Covid-19 chegaram ao Ceará nesta segunda-feira (9). O primeiro, com 73.800 doses da CoronaVac/Butantan, desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza, às 17 horas. Mais tarde, por volta das 23h, foram recebidas 154.440 doses da Pfizer/BioNTech. Os imunobiológicos já estão na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

~》◇《~

Ceará recebe novos lotes de vacinas contra a Covid para avançar na imunização com 1ª e 2ª doses


Duas novas remessas de vacinas contra a Covid-19 foram recebidas pelo Ceará na noite dessa sexta-feira (6). Às 22 horas, desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza 175.500 doses da Pfizer/BioNTech e 4.500 doses da Janssen/Johnson & Johnson.

~》◇《~

Governo do Ceará mantém decreto sem alterações, mas reforça cumprimento de medidas sanitárias


Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador Camilo Santana anunciou, no início da tarde desta sexta-feira (6), que vai manter as medidas do atual decreto por mais 15 dias. Em deliberação do Comitê de enfrentamento à Covid-19, a decisão foi tomada em razão dos casos da variante delta confirmados no Ceará. Ao lado do governador estava o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

~》◇《~

Em ação judicial, Governo do Ceará pede correção na remessa de vacinas contra Covid-19


O Governo do Ceará, por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), ingressou na Justiça como co-autor da ação civil pública (ACP) que reivindica à União equidade no envio de vacinas, ao lado dos Ministérios Públicos do Estado do Ceará (MPCE), Federal (MPF) e do Trabalho (MPT), autores originais da demanda.

~》◇《~

Desafios, avanços e potencialidades: a Saúde do Ceará diante da pandemia


A pandemia de Covid-19 impôs desafios para as mais diversas áreas. Para a Saúde, no entanto, que ainda está na linha de frente contra um vírus que continua preocupando o mundo, o contexto pandêmico trouxe mais reveses. Em um cenário repleto de adversidades, em que estratégias precisaram ser adotadas em um curto período de tempo para conter o avanço da doença, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) precisou traçar um planejamento que mantivesse a humanização no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sem escantear o incentivo e a valorização de profissionais.

~》◇《~

Governo do Ceará e Fiocruz firmam acordo para desenvolvimento de vacina cearense


Nesta quinta-feira, 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde, data em que se celebra também o aniversário de Oswaldo Cruz, o Governo do Ceará e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) selaram acordo de cooperação para desenvolvimento e produção da vacina cearense contra a Covid-19. O governador, Camilo Santana, e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, assinaram o documento com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

~》◇《~

Ceará recebe mais 176 mil doses de vacinas contra a Covid nas primeiras remessas do mês de agosto


O Ceará recebeu nesta quarta-feira (4) duas novas remessas de vacinas contra a Covid-19. Às 12h, desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza 61.600 doses da CoronaVac/Butantan. Mais tarde, pouco depois das 19h, foi a vez de receber mais 114.600 doses da Pfizer/BioNTech, totalizando 176.200 vacinas contra a Covid. Enviados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), os imunobiológicos serão para aplicação da primeira (D1) e segunda (D2) doses.

~》◇《~

Saúde do Ceará confirma mais dois casos de variante Delta e recomenda autoquarentena a todos contactantes


A variante Delta do coronavírus foi confirmada em mais dois cearenses que desembarcaram recentemente no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins. Desta forma, o Centro de Testagem de Viajantes, montado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para reforçar a barreira sanitária do Estado, contabiliza seis casos (todos oriundos do Rio de Janeiro) da cepa que inspira maior preocupação neste momento da pandemia. Os dois passageiros vieram da capital fluminense em diferentes voos do dia 23 de julho, um deles com escala em Guarulhos. Na semana passada, outros quatro casos haviam sido identificados.

~》◇《~

Ceará recebe 316 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para imunizar a população


Nova remessa de vacinas contra a Covid-19 desembarcou, na manhã deste sábado (31), no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Às 10h30, chegaram 173.160 doses da Pfizer/BioNTech. Ao meio-dia, 143.200 doses da CoronaVac/Butantan. Enviados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), os imunobiológicos serão para aplicação da primeira (D1) e segunda (D2) doses.

~》◇《~

Sesa identifica variante Delta do coronavírus em viajantes cearenses e reforça barreiras sanitárias


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que quatro exames RT-PCR realizados no Centro de Testagem de Viajantes do Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins, analisados pela Rede de Vigilância Genômica, foram identificados como variante Delta do coronavírus. As análises foram feitas de forma conjunta pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) – os dois últimos são equipamentos da Sesa.

~》◇《~

Uece desenvolve teste rápido para diagnóstico da Covid-19; resultado é disponibilizado em até cinco minutos


A Universidade Estadual do Ceará (Uece) segue com pesquisas científicas para contribuir, cada vez mais, no combate à Covid-19. Desta vez, o Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM/Uece) desenvolveu teste rápido e de baixo custo para diagnóstico da SARS-CoV-2, a partir da saliva ou de secreções nasais. O resultado do teste sai entre três e cinco minutos.

~》◇《~

Ceará recebe mais 288 mil vacinas para aplicação da primeira e segunda doses contra a Covid-19


Na manhã desta quarta-feira (28), o Ceará recebeu o 50° lote de vacinas contra a Covid-19, com 93.600 doses da Pfizer. Esse imunizante vai ser usado para aplicação da primeira (D1) e segunda (D2) doses na população cearense. No fim da noite de terça-feira (27), foram recebidas 194.750 doses da AstraZeneca (Fiocruz) destinados à aplicação de D2.

~》◇《~

Novo lote com 205 mil de vacinas contra a Covid chega ao Ceará


O Ceará recebeu, no início da tarde desta terça-feira (27), o 48° lote de vacinas contra a Covid-19, com 42.200 doses da AstraZeneca e 163.200 da CoronaVac. Mais 194.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz estão previstas para chegar esta noite. Os imunizantes serão destinados para aplicação da primeira (D1) e segunda doses (D2) na vacinação da população.

~》◇《~

Novo decreto amplia capacidade máxima de eventos e estende horário de restaurantes


Por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais no início da tarde desta sexta-feira (23), o governador do Ceará, Camilo Santana, atualizou as medidas do decreto estadual de combate à Covid-19. Entre as novidades, a autorização para eventos com até 100 pessoas para ambientes fechados e até 200 pessoas para ambientes abertos, além da ampliação do horário de restaurantes. Ao lado do governador estava o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

~》◇《~

Ceará recebe mais 255 mil doses para vacinação dos cearenses contra a Covid


Mais 255.150 doses de vacinas contra a Covid-19 chegaram ao Ceará na noite dessa terça-feira (20), sendo 202.500 doses da AstraZeneca/Fiocruz e 52.650 da Pfizer/BioNTech. O 47° lote de imunizantes será destinado para aplicação da primeira (D1) e segunda (D2) doses na vacinação da população em geral.

~》◇《~

Governador debate o legado pós-pandemia para o Ceará


“Nós vamos superar essa pandemia. Somos um povo resiliente e trabalhador”. A declaração foi dada pelo governador do Ceará, Camilo Santana, durante a palestra magna que proferiu, nesta terça-feira (20), na abertura do IX Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2021, realizado em formato digital.

~》◇《~

Ceará recebe mais de 135 mil doses para imunização da população contra a Covid


O 46º lote de vacinas contra a Covid-19 chegou ao Ceará na noite desta segunda-feira (19), e já foi encaminhado para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Foram recebidas 84.600 doses da CoronaVac/Butantan e 50.700 da AstraZeneca/Fiocruz. Outra remessa, com 202.500 doses da AstraZeneca e 52.650 da Pfizer/ BioNTech, está prevista para chegar na noite desta terça-feira (20).

~》◇《~

Ceará chega a seis meses de vacinação liderando aplicação de primeira dose no Nordeste


O Estado atingiu a marca de 39% da população vacinada com a primeira dose, ficando em primeiro lugar no Nordeste. “Nossa meta é chegar até o fim de agosto com 100% da população a partir de 18 anos vacinada, para garantir que tenhamos mais segurança e mantenhamos as atividades essenciais”, pontua o secretário.

~》◇《~

Um ano após recuperação, primeira paciente a utilizar o capacete Elmo celebra a vida


Em meados de julho de 2020, a esperança por dias melhores a partir de um tratamento que evitasse a intubação por insuficiência respiratória provocada pela Covid-19 atendia por nome e sobrenome. A aposentada Maria Irismar Morais, de 71 anos, foi a primeira paciente a se recuperar da doença após utilizar o capacete Elmo, desenvolvido por pesquisadores cearenses em força-tarefa público-privada.

~》◇《~

Protocolos de identificação e controle de circulação de novas variantes do coronavírus são reforçados no Ceará


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) segue reforçando os protocolos de controle de circulação de variantes de preocupação do coronavírus no Estado e intensificando os procedimentos para identificação das novas cepas. Desta forma, o potencial turístico dos municípios cearenses inspira cuidados especiais devido à circulação maior de turistas neste período de férias, assim como o retorno das férias de cearenses que viajaram para áreas com diagnóstico de novas variantes.

~》◇《~

Sesa solicita ao Ministério da Saúde inclusão no PNI da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades


O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), solicitou ao Ministério da Saúde (MS) esclarecimentos e mais informações sobre a vacinação contra Covid-19 na população de 12 a 17 anos com comorbidades e em situação de vulnerabilidade social. Um ofício foi encaminhado à Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações do MS nesta semana.

~》◇《~

Ceará recebe novo lote para dar continuidade à vacinação da população geral contra Covid


Um total de 176.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz chegou ao Ceará na noite desta quinta-feira (15), no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins. O 45º lote enviado por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) será organizado para distribuição proporcional aos municípios pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a fim de dar continuidade à vacinação da população geral por idade que já ocorre em todos os municípios cearenses.

~》◇《~

Governo do Ceará negocia com Sinovac e Instituto Butantan para aquisição de vacinas


A imunização dos cearenses contra a Covid-19 pode ganhar reforço com a aquisição direta de mais três milhões de doses da CoronaVac/Sinovac/Butantan. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, nesta quarta-feira (14), por meio das redes sociais.

~》◇《~

Sesa inicia monitoramento de vacinação contra a Covid-19 em Guaramiranga após imunizar 100% da população adulta


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio do Laboratório de Saúde Pública do Estado (Lacen) e da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep), dá início ao monitoramento da eficácia da vacinação contra a Covid-19 nos moradores de Guaramiranga nesta terça-feira (13). O município é o primeiro do Ceará a imunizar 100% da população adulta (a partir de 18 anos).

~》◇《~

Com novo decreto, comércio de rua e shoppings têm horário de funcionamento ampliado


O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou no início da tarde desta sexta-feira (9), por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais, a atualização do decreto estadual com medidas de combate à Covid-19. Entre as novidades, a ampliação do horário do comércio de rua e de shopping. Ao lado do governador estava o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

~》◇《~

Centro de Testagem para Viajantes: Sesa reforça combate à Covid-19 no Aeroporto de Fortaleza



A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reforçará ações para controle e enfrentamento da Covid-19 nas fronteiras do Estado, começando com o projeto piloto no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins. A partir desta segunda-feira (12), além da aferição de temperatura corporal e triagem de sintomas realizadas pelas barreiras sanitárias, os viajantes de voos nacionais poderão ser submetidos à testagem por amostragem.

~》◇《~

Ceará recebe mais de 100 mil doses da Pfizer e da CoronaVac


Novo lote com 69.030 doses da Pfizer/BioNTech chegou ao Ceará na tarde desta quinta-feira (8). Durante a madrugada desta sexta-feira (9), o Estado recebeu mais 32.600 doses da CoronaVac/Butantan, totalizando 101.630 doses de vacinas contra a Covid-19 que serão destinadas à imunização da população geral por idade.

~》◇《~

Ceará recebe segundo lote de vacinas da Janssen e mais uma remessa da AstraZeneca


O 42º lote de vacinas contra a Covid-19 chegou a Fortaleza neste sábado (3). Ao todo, são 211.800 doses, sendo 120.250 da AstraZeneca e 91.550 da Janssen – esta sendo necessária apenas uma dose para atingir a imunização, o que representa uma agilidade no processo. Logo após o desembarque do material, o Governo do Ceará já iniciou sua logística de controle e distribuição para os 184 municípios cearenses, que envolve oitos rotas, das quais cinco são aéreas.

~》◇《~

Ceará recebe segundo lote de vacinas da Janssen e mais uma remessa da AstraZeneca


O 42º lote de vacinas contra a Covid-19 chegou a Fortaleza neste sábado (3). Ao todo, são 211.800 doses, sendo 120.250 da AstraZeneca e 91.550 da Janssen – esta sendo necessária apenas uma dose para atingir a imunização, o que representa uma agilidade no processo. Logo após o desembarque do material, o Governo do Ceará já iniciou sua logística de controle e distribuição para os 184 municípios cearenses, que envolve oitos rotas, das quais cinco são aéreas.

~》◇《~

Ceará recebe mais um lote de vacinas Pfizer para continuar a imunização da população em geral



Mais um lote de imunizantes contra Covid-19 chegou ao Ceará na noite desta sexta-feira (2), no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins. O 41º lote foi recebido pela Secretaria de Saúde (Sesa) com um total de 66.690 doses da Pfizer/BioNtech, enviadas por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), para dar continuidade à vacinação da população geral por idade que já ocorre em todos os municípios cearenses.

~》◇《~

Governo do Ceará informa que Sesa não distribuiu vacinas fora da validade


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que não distribuiu vacinas fora da validade. A pasta recebeu dois lotes de imunizantes contra a Covid-19 que estão citados na matéria da Folha de S.Paulo desta sexta-feira (2). Desde que recebeu as primeiras doses, no dia 18 de janeiro de 2021, o Ceará tem distribuído os imunizantes a todos os 184 municípios com logística desenvolvida pelo Estado por meio de aviões, helicópteros e caminhões.

~》◇《~

Prorrogação do Decreto de Calamidade assegura celeridade nas ações de combate à pandemia



Foi aprovada nesta quinta-feira (1), na Assembleia Legislativa, a prorrogação do Decreto Legislativo que reconhece a ocorrência de calamidade pública no Ceará por conta da Covid-19. A medida que passa a valer até o dia 31 de dezembro de 2021 vai assegurar maior celeridade nas ações de combate à pandemia, como aquisição de equipamentos e contratação de profissionais para atuação na linha de frente.

~》◇《~

Ceará recebe quase 138 mil doses de vacinas em remessa nesta quarta-feira



O Ceará acaba de receber, na noite desta quarta-feira (30), 137.980 doses de vacinas contra Covid-19, somando 86.500 da AstraZeneca/Oxford e 51.480 da Pfizer/BioNtech. Essas vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde e serão todas direcionadas para a aplicação da primeira dose, para avançar na campanha de vacinação em todo o Estado.

~》◇《~

Primeira cidade do Ceará a vacinar 100% dos adultos, Guaramiranga terá população monitorada pela Sesa



Um marco importante no enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Ceará foi alcançado nesse domingo (27). Guaramiranga concluiu a vacinação de primeiras doses em toda a população adulta (acima de 18 anos) residente no município e cadastrada na plataforma Saúde Digital. Receberam pelo menos uma dose do imunizante 4.607 pessoas na Cidade, número superior aos 4.002 adultos estimados no último censo do IBGE. Os moradores serão acompanhados pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa)para avaliação da resposta imune.

~》◇《~

Primeiro lote de vacina da Janssen foi distribuído aos municípios cearenses, exceto Fortaleza e Guaramiranga



A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) distribuiu na última sexta-feira (25) as 61.100 vacinas da Janssen contra a Covid-19 para 182 municípios cearenses. Somente Fortaleza e Guaramiranga não receberam esse primeiro lote do imunizante. A cidade serrana do Maciço de Baturité já havia recebido doses suficientes para imunizar toda a população adulta de 18 a 59 anos cadastrada na plataforma Saúde Digital. A Capital será contemplada com a chegada dos próximos lotes.

~》◇《~

Novo decreto autoriza volta das aulas presenciais para o ensino superior e feiras livres, mediante protocolo



O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou na tarde desta sexta-feira (25), por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais, a renovação do decreto estadual com medidas de combate à Covid-19. Entre as novidades, o Cariri passa praticar as mesmas condutas sanitárias das outras macrorregiões, além da autorização das feiras livres e aulas presenciais também no ensino superior. Ao lado do governador estava o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

~》◇《~

Ceará recebe mais 270,9 mil doses de vacinas contra Covid, incluindo o primeiro lote da Janssen



O Ceará recebeu nesta quinta-feira (24) dois lotes com imunizantes contra Covid-19, totalizando mais 270.900 doses para seguir o Plano Nacional de Imunizações (PNI). O Governo do Ceará recebeu nesta manhã remessa do Ministério da Saúde (MS) com um total de 154.700 mil vacinas, sendo 116.200 doses da CoronaVac/Butantan, e o primeiro carregamento da Janssen, com 61.100 doses. Nesta tarde pousou no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, o lote com 93.600 mil doses da Pfizer/BioNtech.

~》◇《~

Referência em Covid-19 no Ceará, Helv celebra a marca de quatro mil altas


Com um ano e três meses de funcionamento, o Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), alcançou o número de quatro mil pacientes recuperados de Covid-19 nessa quarta-feira (23). A marca foi atingida em um momento de muita emoção com a alta de Cícero Soares Ferreira, de 42 anos, que chegou à unidade no último dia 6. Após 17 dias internado, ele pode retornar para casa e ficar mais próximo da família.

~》◇《~

Implementada Casa de Cuidados do Ceará para reabilitação humanizada de pacientes pós-Covid


Com o propósito de oferecer reabilitação humanizada e multidisciplinar aos cearenses em recuperação após alta hospitalar, a Casa da Cuidados do Ceará foi implementada, em Fortaleza, pelo governador Camilo Santana durante solenidade realizada, na manhã desta quinta-feira (24), com a presença da vice-governadora Izolda Cela, do secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), e do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão.

~》◇《~

Ceará recebe lote com 280 mil vacinas para segunda dose contra Covid


Ceará recebeu na noite deste domingo (20), o 37º lote de imunizantes contra a Covid-19, contendo 280.500 doses da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, enviadas por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), para completar o esquema vacinal dos cearenses que já receberam a primeira dose (D1).

~》◇《~

Decreto é renovado sem alterações; Ceará terá pacto pelo controle da pandemia


O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou na noite desta sexta-feira (18), por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais, a renovação do decreto estadual com medidas de combate à Covid-19. E também divulgou que, entre as deliberações do comitê estadual, está a criação de um pacto junto ao setor produtivo, a ser coordenado pela Assembleia Legislativa, visando evitar retrocessos no controle da pandemia no Ceará. Ao lado do governador estava o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

~》◇《~

Ceará recebe 161 mil doses de vacinas para dar continuidade à imunização da população contra a Covid-19


Dois lotes, somando 161.280 doses de vacinas contra a Covid-19, chegaram ao Ceará na manhã desta sexta-feira (18), no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins. Foram recebidas 63 mil doses da CoronaVac/Butantan e 98.280 da Pfizer/BioNTech, enviadas por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), para dar continuidade à vacinação da população geral por idade que já ocorre em 151 municípios cearenses.

~》◇《~

Casa de Cuidados do Ceará é iniciativa inédita para reabilitação de pacientes com Covid-19


A partir da próxima semana, a população cearense vai contar com a Casa de Cuidados do Ceará, um espaço estruturado com 130 leitos e equipe multidisciplinar para receber e reabilitar, inicialmente, pacientes que se recuperam da Covid-19. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana na manhã desta quarta-feira (16), com transmissão ao vivo nas redes sociais. A Casa está implementada no Hotel Recanto Uirapuru, localizado no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza.

~》◇《~

Novo decreto autoriza retorno presencial para escolas de ensino médio em quatro macrorregiões do Ceará; Cariri segue com restrições


O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou no início da tarde desta sexta-feira (11), por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais, novas medidas de flexibilização para quatro macrorregiões de Saúde do Ceará (Fortaleza, Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe e Região Norte). O novo decreto, que entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (14), autoriza o retorno presencial das aulas do Ensino Médio em todas as séries, mantendo o ensino híbrido como opcional. Ao lado do governador estava o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

~》◇《~

Ceará Inovador: Presente em quase todo o Brasil, capacete Elmo já tratou quase três mil cearenses na rede pública em seis meses


Quando um equipamento similar a um escafandro começou a ser desenvolvido em abril de 2020 para tratar complicações respiratórias de Covid-19, pesquisadores cearenses, pressionados pela pandemia, jamais imaginariam a diferença que o equipamento poderia fazer em 2021, com indicadores ainda preocupantes. Diante de um cenário de incertezas, o dispositivo não invasivo conhecido nacionalmente como capacete Elmo continua hoje a materializar a esperança de profissionais de saúde no enfrentamento à doença. Presente em 23 estados, o aparelho chega a seis meses de uso em hospitais da rede pública do Governo do Ceará e já foi utilizado em 2.944 pacientes que têm no dispositivo um rápido alívio respiratório rumo à recuperação do deserto de ar.

~》◇《~

Com mais de 3 milhões de doses aplicadas, Ceará recebe novo lote da Pfizer para dar continuidade à imunização dos cearenses contra a Covid-19


Lote com 97.110 doses da vacina contra a Covid-19 produzida pela Pfizer/BioNtech, que desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins na noite desta terça-feira (8), já chegou à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

~》◇《~

Ceará aplica cerca de 3 milhões de vacinas contra a Covid-19; Estado garante reserva técnica para segundas doses


O Ceará já aplicou cerca de 3 milhões de vacinas contra Covid-19 desde o início da campanha de imunização contra a doença, em janeiro deste ano. Ao todo, 4.002.190 doses desembarcaram no Estado, conforme a ferramenta de transparência Vacinômetro, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A diferença entre doses recebidas e aplicadas é resultado da reserva técnica – que deve existir para assegurar as segundas doses e suprir eventuais ocorrências que comprometam a disponibilidade dos imunizantes, como já ocorreu uma vez com as vacinas da CoronaVac/Sinovac/Butantan.

~》◇《~

Anvisa libera importação excepcional e uso controlado da vacina Sputnik V no Ceará


Notícia que traz esperança para os cearenses: a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a importação excepcional e o uso controlado da vacina Sputnik V pelos estados brasileiros, dentre estes o Ceará. A decisão tomada na noite desta sexta-feira (4), durante a 9ª Reunião Extraordinária Pública de 2021 do órgão federal, permite ao Estado dar um importante passo para vencer a luta contra a pandemia da Covid-19. O Governo do Ceará se planejou e, em março deste ano, antecipou a negociação de mais de 5,5 milhões de doses do imunizante com o Fundo Soberano Russo.

~》◇《~

Restaurantes e shoppings têm horário ampliado com avanço da flexibilização no CE; Cariri segue com restrições


Em transmissão ao vivo via redes sociais na tarde desta sexta-feira (4), o governador do Ceará, Camilo Santana, divulgou detalhes do novo decreto estadual de combate à pandemia da Covid-19. Todas as macrorregiões, exceto o Cariri, terão comércio de shoppings e setor de bares e restaurantes funcionando até às 22 horas. Já a região do Cariri segue com mais restrições das atividades não essenciais. As determinações vigoram até 13 de junho próximo. O governador também adiantou que eventos corporativos, com regras específicas, deverão ser autorizados a partir de 14 de junho.

~》◇《~

Remessa com doses da vacina Pfizer chega para garantir imunização de grávidas e puérperas do Ceará


Nova remessa com 24.570 doses da vacina produzida pela Pfizer/BioNTech chegou na tarde desta quinta-feira (3) ao Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins e, logo em seguida, foi encaminhada para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O imunizante contra a Covid-19 será distribuído a todos os municípios cearenses para garantir prioritariamente a aplicação de primeira dose em grávidas e puérperas, conforme orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

~》◇《~

Mais de 16 mil integrantes das Forças de Segurança do Ceará foram imunizados na Capital


Após três dias seguidos de mutirão de vacinação para acelerar a imunização dos profissionais da segurança pública de Fortaleza, mais de 16 mil agentes já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A celeridade na aplicação das doses dos imunizantes é resultado de tratativas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza. Desde abril, 16.789 agentes das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas foram vacinados somente em Fortaleza.

~》◇《~

Novo lote da AstraZeneca possibilitará ampliação da vacinação dos grupos 3 e 4 no Ceará


O Ceará recebeu na manhã desta quarta-feira (2) um novo lote com 243.250 doses de vacinas Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. Os imunizantes serão utilizados para dar continuidade à vacinação dos grupos prioritários 3 e 4, contemplando pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência e profissionais da educação.

~》◇《~

Com busca ativa, SPS auxilia na vacinação da população em situação de rua


Vera Lúcia não conteve a alegria por ter recebido, na manhã desta segunda-feira (31), a primeira dose da vacina contra a Covid-19. “Estou muito feliz por estar aqui hoje recebendo a vacina e também sendo reconhecida como cidadã junto dos meus amigos, que também têm a rua como casa. Eu moro na Praça do Ferreira há mais de 13 anos e hoje me senti importante. Fui lembrada, e isso para mim vale muito. Só quem está na rua sabe que a indiferença dói mais que a fome, o frio e a sede”, contou Vera Lúcia, ao descer emocionada do Caminhão do Cidadão, unidade da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) que, além do espaço para vacinação, também está ofertando atendimento para a emissão da documentação básica para pessoas em situação de rua.

~》◇《~

Mutirão para vacinar todos os profissionais de segurança iniciará nesta terça-feira (1º) em Fortaleza


Objetivando a proteção da saúde dos profissionais de segurança pública do Ceará, um mutirão de vacinação contra a Covid-19 iniciará nesta terça-feira (1º) em Fortaleza. A intenção é que todos os homens e mulheres que integram as instituições vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na capital cearense, sejam vacinados. Os servidores e militares precisam estar com seus cadastros feitos no aplicativo Saúde Digital.

~》◇《~

Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza iniciam vacinação itinerante para população em situação de rua


O Caminhão do Cidadão entra na campanha pela vacinação contra a Covid-19, em Fortaleza, em uma ação pela população em situação de rua. Nesta segunda-feira (31), o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), inicia uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, ofertando a possibilidade de vacinar a população em situação de rua na unidade do Caminhão. A ação é executada pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas e inicia pela Praça do Ferreira.

~》◇《~

Ceará inicia vacinação de profissionais da educação


Trabalhadores de escolas públicas e privadas do Ceará começaram a receber a vacina contra a Covid-19 neste sábado (29). Além desses profissionais, aqueles remanescentes das três primeiras fases do Programa Nacional de Imunizações (PNI) que ainda não tenham recebido o imunizante seguem sendo agendados concomitantemente.

~》◇《~

Macrorregiões do Sertão Central e Litoral Leste avançam na reabertura, com mesmas regras mantidas para Fortaleza e Sobral


O governador do Ceará, Camilo Santana, divulgou através de transmissão ao vivo via redes sociais na noite desta sexta-feira (28), detalhes do novo decreto estadual de combate à pandemia da Covid-19. A flexibilização das atividades não essenciais nas macrorregiões de Fortaleza e de Sobral é mantida nas regras atuais por mais uma semana, condição agora liberada para outras duas macrorregiões do Estado, Litoral Leste/Vale do Jaguaribe e Sertão Central. Já a região do Cariri segue com restrições mais intensas de dias e horários de funcionamento. As determinações vigoram até 4 de junho próximo.

~》◇《~

Em reunião presencial com ministro da Saúde, governador pede habilitação do Hospital do Vale do Jaguaribe e envio de mais vacinas ao Ceará


Em sua primeira reunião presencial e exclusiva com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Brasília, o governador Camilo Santana apontou uma agenda positiva ao solicitar a habilitação do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, em fase final de conclusão, além de pedir uma maior celeridade na distribuição das vacinas contra Covid-19 ao Estado. Estava presente também, o secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto.

~》◇《~

Novo lote de Pfizer no Ceará viabilizará imunização de grávidas e puérperas no Interior


O Ceará acaba de receber na noite desta quarta-feira (26) novo lote de vacinas contra Covid-19, com 24.570 doses da Pfizer/BioNTech, de acordo com relatório enviado pelo Ministério da Saúde. Ele viabilizará que a aplicação deste imunizante em grávidas e puérperas alcance 19 municípios cearenses.

~》◇《~

Novo lote de vacinas chega ao Ceará e municípios avançam para a quarta fase da vacinação contra Covid-19


Com o recebimento de 231.500 doses da vacina Oxford/AstraZeneca/Fiocruz que chegaram ao Ceará na madrugada desta quarta-feira (26), os municípios cearenses podem avançar para a quarta fase da campanha de vacinação contra a Covid-19. Em publicação nas redes sociais, o governador Camilo Santana anunciou que uma nova remessa com 24.570 doses da Pfizer está agendada para chegar, em Fortaleza, ainda nesta quarta-feira.

~》◇《~

Ceará receberá nesta madrugada seu 28º lote de vacinas contra Covid-19


Está agendada para esta madrugada, de terça (25) para quarta-feira (26), a chegada ao Ceará do 28º lote de vacinas contra Covid-19. Neste envio, o Estado receberá 231.500 da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, de acordo com relatório enviado pelo Ministério da Saúde.

~》◇《~

Novo decreto prorroga medidas vigentes no Ceará por mais uma semana


Em transmissão ao vivo via redes sociais, o governador do Ceará, Camilo Santana, informou na manhã deste sábado (22) que o decreto estadual de combate à pandemia permanecerá por mais uma semana com as mesmas medidas vigentes em todo o Estado. A flexibilização das atividades não essenciais nas macorrregiões de Fortaleza e de Sobral é mantida nas regras atuais, enquanto as regiões do Cariri, Sertão Central e Vale do Jaguaribe/Litoral Leste seguem com maiores restrições de dias e horários de funcionamento. As determinações vigoram até 30 de maio.

~》◇《~

Governo do Ceará anuncia que professores serão vacinados a partir da próxima semana


Através de suas redes sociais, o governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou que, a partir da semana que vem, tanto os professores da rede pública quanto da rede privada de ensino começarão a ser vacinados contra a Covid-19. Serão contemplados os trabalhadores da educação cadastrados no Saúde Digital.

~》◇《~

Governo do Ceará entrega unidade de campanha com 40 novos leitos para Covid-19 em Aracoiaba


Nesta sexta-feira (21), o governador do Ceará, Camilo Santana, e o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), estiveram no Hospital e Maternidade Santa Isabel, em Aracoiaba, para entregar uma unidade de campanha com 40 novos leitos, sendo 30 enfermarias e 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Anexa ao Hospital, a unidade foi entregue pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura municipal, e vai atender exclusivamente pacientes com Covid-19 das cidades do Maciço do Baturité. Também estiveram presentes o prefeito de Aracoiaba, Thiago Campelo, o secretário municipal de Saúde, Valdson Freitas, e a diretora da unidade de campanha, Mariza Calixto Paz.

~》◇《~

Mais de mil profissionais de saúde foram capacitados para uso do capacete Elmo


O elo entre a inovação em saúde e o cuidado ao paciente está na capacitação profissional. Para que 2.487 pacientes com insuficiência respiratória fossem tratados com o capacete Elmo em hospitais da rede pública estadual, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), alcançou a marca de mil profissionais de saúde treinados para uso e manejo clínico do equipamento de respiração assistida, produzido por pesquisadores cearenses para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

~》◇《~

Ceará recebe 27ª remessa de vacinas contra a Covid para continuidade da Fase 3 de Imunização


O Ceará recebeu, no fim da noite desta terça-feira (18), o 27º lote de imunizantes contra Covid-19, para dar continuidade à campanha de vacinação no Estado. São mais 25.740 doses da Pfizer/BioNTech.

~》◇《~

Novo lote com mais de 240 mil doses da vacina AstraZeneca chega ao Ceará


Para dar continuidade à campanha de vacinação contra a Covid-19, o Ceará recebeu, na madrugada desta terça-feira (18), o 26° lote de vacinas com 240.200 doses da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. Em publicação nas redes sociais, o governador Camilo Santana anunciou que o Ceará aguarda uma nova remessa de imunizantes que deve ser enviada ainda hoje.

~》◇《~

Ceará Inovador: IntegraSUS garante ao cidadão maior participação na gestão da saúde


Ampliar a transparência, permitindo que a população tenha acesso a informações da saúde no Ceará e que os municípios tenham evidências para tomadas de decisão, foi o que levou à implementação da plataforma IntegraSUS, principal banco de dados da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A ferramenta torna mais efetivo o planejamento de políticas públicas, sobretudo neste cenário de pandemia pela Covid-19.

~》◇《~

Ceará recebe mais de 25 mil doses de CoronaVac neste sábado (15)


Lote com 25.020 doses da CoronaVac/Butantan chegou ao Ceará no fim da manhã deste sábado (15). A nova remessa de imunizantes foi enviada pelo Ministério da Saúde (MS) em cumprimento à decisão da Justiça Federal, divulgada na última quarta-feira (12), que garantiu o direito do Estado do Ceará de receber as doses necessárias para aplicação da segunda dose (D2) da vacina CoronaVac em pessoas dos grupos prioritários que já haviam recebido a primeira dose e estão com o prazo de 28 dias entre as aplicações vencido.

~》◇《~

Novo decreto amplia retomada das atividades em Fortaleza e Região Norte


Em transmissão ao vivo via redes sociais, o governador Camilo Santana informou na noite desta sexta-feira (7) que o decreto estadual de medidas de combate à pandemia passará por avanço na flexibilização das atividades não essenciais nas macorrregiões de Fortaleza e região Norte. Para as regiões do Cariri, Sertão Central e Vale do Jaguaribe estão mantidas todas as determinações do decreto anterior. As medidas começam a valer a partir da próxima segunda-feira (17) e vão até o dia 23 de maio.

~》◇《~

Governo do Ceará recebe 24ª remessa de vacinas contra Covid-19 nesta sexta-feira (14)


Chegou ao Ceará, no fim da manhã desta sexta-feira (14), o avião com 41.600 doses da CoronaVac/Butantan. Ontem, chegaram mais de 173 mil doses no 23° lote, sendo 103.750 da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz e 70 mil da CoronaVac/Butantan. As duas remessas vão ser distribuídas pelo Governo do Ceará aos municípios cearenses nesta sexta-feira.

~》◇《~

Governador visita laboratório da Uece que desenvolve vacina cearense contra a Covid-19


O Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) é o responsável pelo desenvolvimento da vacina HH-120-Defenser, imunizante cearense que aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser testado em humanos. Na manhã desta sexta-feira (14), o governador Camilo Santana foi até o local para conversar com os pesquisadores e conhecer o local onde está sendo alimentado o sonho cearense de produzir sua própria vacina contra a Covid-19.

~》◇《~

Ceará recebe 23° lote de vacinas contra a Covid-19 com mais de 173 mil doses


O 23° lote de vacinas contra a Covid-19 chegou ao Ceará no fim da noite desta quinta-feira (13). Nessa remessa, estão 103.750 doses de imunizantes da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz e 70.000 da CoronaVac/Butantan, totalizando 173.750 doses que serão distribuídas aos municípios cearenses em até 24 horas, por meio da logística desenvolvida pelo Governo do Ceará. Já o agendamento de vacinação é de responsabilidade de cada município.

~》◇《~

Governo do Ceará assegura mais 25.019 doses de CoronaVac através de ação na Justiça Federal


O Ceará conquistou, nesta quarta-feira (12), o direito de receber da União mais 25.019 doses de vacinas CoronaVac. É que a Justiça Federal decidiu pela tutela de urgência para que o Ministério da Saúde envie o restante necessário para aplicação da segunda dose (D2) da vacina CoronaVac para pessoas dos grupos prioritários que já haviam recebido a primeira dose e estão com o prazo de 28 dias entre as aplicações vencido. A ação determina que as doses do imunizante sejam enviadas de forma imediata, na próxima remessa de vacinas, sob pena de multa diária de R$ 200 mil.

~》◇《~

Uece dá entrada na Anvisa para autorização de testes da vacina contra Covid-19 em humanos


Em postagem nas suas redes sociais, o governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou que o Ceará está em estágio avançado para ter a sua própria vacina contra a Covid-19, e o Estado já deu entrada com o processo para aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na aplicabilidade de testes com humanos. Ao seu lado estavam o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, e o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hildebrando dos Santos Soares.

~》◇《~

Com nova remessa de vacinas Pfizer, Ceará recebe 22º lote de imunizantes contra Covid


O Ceará recebeu, no fim da noite desta segunda-feira (10), o 22º lote de vacinas para a imunização da população contra a Covid-19. A nova remessa enviada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), operacionalizado pelo Ministério da Saúde, contém 45.690 mil doses da Pfizer/BioNTech, destinadas para a continuidade na vacinação da primeira aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente.

~》◇《~

Sesa seleciona farmácias para projeto piloto de vacinação gratuita em Fortaleza


Com objetivo de auxiliar e dar mais celeridade à vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) publicou edital de chamamento público no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (6) para selecionar dez farmácias interessadas em ceder espaço e estrutura de imunização, sem ônus para o Estado e de forma gratuita para a população

~》◇《~

Ceará é o único estado do NE a operacionalizar vacinação de atletas olímpicos


O Ceará, por meio das secretarias da Saúde do Estado (Sesa) e de Fortaleza, além do Comando da 10ª Região Militar, vai vacinar contra a Covid-19 atletas olímpicos e membros da delegação brasileira que representarão o País nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 – remarcado para 2021 em decorrência do agravamento dos casos da doença no ano passado. Outros cinco estados também imunizarão os desportistas. Ao todo, 1.266 pessoas receberão a vacina da Pfizer. Destas, 26 no Centro de Eventos, em Fortaleza, de 12 de maio a 21 de junho. O período contemplará a aplicação das duas doses do imunizante, que deve ter intervalo de 21 dias entre primeira e segunda doses. O Ceará é único estado do Nordeste a operacionalizar a imunização.

~》◇《~

Ceará recebe 20º lote de vacinas contra Covid e deverá continuar imunização de idosos com CoronaVac


O Ceará recebeu, no fim da noite desta sexta-feira (7), o 20º lote de vacinas para a imunização da população contra a Covid-19. A nova remessa enviada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), operacionalizado pelo Ministério da Saúde, contém doses da CoronaVac/Butantan para dar sequência à vacinação de idosos em segunda dose.

~》◇《~

Novo decreto prorroga medidas vigentes no Ceará por mais uma semana


O governador Camilo Santana informou na noite desta sexta-feira (7), através de uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, que o decreto estadual de medidas de combate à pandemia mantém todas as determinações do decreto anterior. Com validade de segunda-feira (10) até o próximo dia 16 de maio, a flexibilização das atividades não essenciais no Ceará continua com sua liberação parcial do comércio de rua e de shoppings, tanto durante a semana quanto no fim de semana. O anúncio foi feito após reunião virtual com o comitê formado por profissionais de Saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, e representantes de Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho, e a Prefeitura de Fortaleza. Na ocasião do anúncio da prorrogação das normas estava presente o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

~》◇《~

Governo do Ceará entrega nova unidade de campanha anexa ao Hospital Regional do Sertão Central para atender pacientes com Covid-19


O Governo do Ceará entregou nesta sexta-feira (7) uma nova unidade de campanha anexa ao Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, com 44 leitos de enfermaria para receber pacientes com Covid-19. Em suas redes sociais, o governador Camilo Santana ressaltou a importância desta segunda unidade para a região. “Com isso, o hospital passa a ter 188 leitos Covid, sendo 132 enfermarias e 56 UTIs”, publicou.

~》◇《~

Hospital Regional Norte acelera diagnóstico de Covid-19 com testes rápidos nas Emergências


Para um diagnóstico rápido e seguro de casos suspeitos de Covid-19, o Hospital Regional Norte (HRN), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), vem realizando testes rápidos de antígeno nas Emergências. A metodologia, por meio de swab nasal (com haste flexível), possibilita o resultado em até 30 minutos. Já foram realizados mais de 500 testes rápidos no HRN.

~》◇《~

Uece avança no desenvolvimento de vacina contra Covid-19


Iniciada em abril de 2020, a pesquisa da Universidade Estadual do Ceará (Uece) para o desenvolvimento de vacina contra a Covid-19 se prepara para a segunda fase, que consiste na realização de testes em humanos. Para isso, a instituição dará entrada em processo para aprovação pela Anvisa.

~》◇《~

Ceará recebe 19º lote de vacinas contra Covid


O Ceará acaba de receber a 19ª remessa de vacinas para a imunização da população contra a Covid-19, que chegou ao Estado em avião que pousou no Aeroporto de Fortaleza no fim da tarde desta quinta-feira (6). O novo lote enviado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), de responsabilidade do Governo Federal, contém 162.100 doses da Oxford/AstraZeneca. Os imunizantes serão distribuídos imediatamente para os municípios cearenses.

~》◇《~

Estudo preliminar aponta alta proteção da vacina contra internação e óbitos por Covid-19 na população idosa


Entre as diversas atividades de monitoramento da Covid-19 realizadas pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), um dos principais eixos se refere à vacinação. Nele, estão sendo monitoradas a eficácia dos diferentes imunobiológicos, as possíveis falhas vacinais e os eventos adversos pós-vacinação. Um estudo da eficácia da aplicação da vacina nos idosos a partir de 75 anos, entre os meses de janeiro e abril de 2021, tem como parceiro o Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará (UFC).

~》◇《~

HRC ativa mais nove leitos de UTI Covid; ao todo, 365 unidades acolhem pacientes com e sem a doença


O Hospital Regional do Cariri (HRC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), abriu mais nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para atender pacientes com Covid-19. As acomodações começaram a funcionar na noite de quarta-feira (5). Com os novos equipamentos, o HRC soma 365 leitos – destes, 102 exclusivos para pacientes com a doença, sendo 73 de UTI e 29 de Enfermaria.

~》◇《~

Painel de três metros celebra altas de pacientes do setor Covid-19 no HMJMA


O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), transformou em um painel de três metros de altura as vitórias de cada paciente de Covid-19 que passou pela unidade. “Nosso mural de altas é atualizado todos os dias. Uma forma de incentivar nossos profissionais a seguirem na luta, mostrando o alcance de seus esforços, da gratidão que recebem. E também celebrar cada vitória desses pacientes guerreiros”, destaca a diretora-geral da unidade, Silvana Furtado Sátiro.

~》◇《~

Satisfação no atendimento por profissionais do Hospital Leonardo Da Vinci reflete nas manifestações positivas enviadas à Ouvidoria


A humanização e a valorização do profissional são marcas do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A cada elogio encaminhado à Ouvidoria da unidade, colaboradores e setores recebem um certificado como forma de parabenizar pela dedicação e compromisso no serviço prestado à população.

~》◇《~

Governador reúne secretários para tratar sobre pandemia e apresentar nova ferramenta de gestão


O governador Camilo Santana se reuniu nesta terça-feira (4), de forma virtual, com todos os secretários de Estado, secretários-executivos e presidentes dos órgãos vinculados. Em discussão, as ações do Governo do Ceará para o enfrentamento à pandemia em todas as áreas (saúde, social e econômica). Além disso, foi apresentada aos gestores a nova versão da ferramenta WebMapp, que faz parte do processo de modernização da gestão pública.

~》◇《~

Vacina da Pfizer: Ceará segue avançando na campanha de vacinação contra Covid-19


O Ceará continua avançando na vacinação contra Covid-19. Todos os 184 municípios vêm ampliando seus esforços com o objetivo de cumprir as metas estabelecidas em função do Plano Estadual de Imunização e de acordo com o quantitativo de doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

~》◇《~

Ceará recebe 18º lote de vacinas, incluindo a primeira remessa dos imunizantes da Pfizer


A 18ª remessa de vacinas para a imunização da população cearense contra a Covid-19 chegou ao Estado em avião que pousou no Aeroporto de Fortaleza na tarde desta segunda-feira (3). O novo lote enviado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), de responsabilidade do Governo Federal, contém 17.550 doses da Pfizer/BioNTech, a primeira remessa que chega ao Ceará desse imunizante. E contém mais 255.750 doses de Oxford/AstraZeneca, totalizando 273.300.

~》◇《~

Reabertura avança em novo decreto; continuidade depende de adesão de todos aos cuidados e protocolos


Em transmissão ao vivo pelas redes sociais na noite desta sexta-feira (30), o governador Camilo Santana informou que o novo decreto permitirá novo avanço no processo de flexibilização das atividades econômicas no Ceará, com a liberação parcial do comércio de rua e de shoppings também aos fins de semana. O anúncio foi feito após reunião virtual com o comitê formado por profissionais de Saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, e Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho, e a prefeitura de Fortaleza. Na ocasião do anúncio estava presente o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), e o novo decreto passa a valer a partir de segunda-feira (3).

~》◇《~

Ceará recebe novo lote de vacinas contra Covid-19 neste sábado (1º) e aguarda outro ainda para este fim de semana


Um novo lote de vacinas contra a Covid-19 para o Ceará chegou neste sábado (1º), em avião que pousou no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins no fim da tarde. A nova remessa contém 11.600 doses da Coronavac/Sinovac.

Nas suas redes sociais, o governador Camilo Santana celebrou a chegada de mais um lote e já projetou outro, para este domingo (2). “Recebemos há pouco 11.600 doses da vacina CoronaVac. Ainda devem chegar mais 255.750 doses da AstraZeneca neste fim de semana, segundo o Ministério da Saúde. Assim, daremos continuidade ao processo de imunização no Ceará. Seguimos firmes na luta”, postou.

~》◇《~

Em conjunto com outras instituições, Governo do Ceará ingressa com pedido de liminar para assegurar 58 mil doses da CoronaVac para o Estado


O Governo do Ceará, através da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em conjunto com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública do Ceará (DPCE), e Defensoria Pública da União (DPU), ingressou, na manhã deste sábado (1), com ação na Justiça Federal para garantir a vacinação da segunda dose de CoronaVac no Estado do Ceará.

~》◇《~

Ceará ultrapassa 2 milhões de doses aplicadas; novo lote de vacinas chegará aos 184 municípios em até 24 horas


Avião com o 16° lote de vacinas contra a Covid-19 pousou na tarde desta quinta-feira (29) no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins. A nova remessa contém 192.050 doses, sendo 188.250 da Oxford/AstraZeneca e 3.800 CoronaVac/Sinovac. Os imunizantes serão distribuídos imediatamente para os municípios cearenses

~》◇《~

Governo do Ceará entrega mais 15 leitos de UTI no Hospital de Messejana


Nesta quinta-feira (29), o governador do Ceará, Camilo Santana, esteve no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, o Hospital de Messejana (HM), para entregar 15 novos leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19, registrando a ocasião através de uma transmissão ao vivo via redes sociais. Ao seu lado estava o secretário de Saúde estadual, Dr. Cabeto, e o diretor geral do HM, Daniel de Sousa. Com esses novos leitos o Ceará soma um total de 5102 leitos para atender pessoas com covid-19, sendo 3775 de enfermaria e 1327 leitos de UTI.

~》◇《~

Reações adversas à vacinação contra a Covid-19: publicação da Sesa orienta unidades de saúde


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulga nota técnica com orientações para reações adversas à vacinação contra a Covid-19. A publicação estabelece que as unidades de saúde, públicas ou privadas, devem notificar a ocorrência no sistema do e-SUS, do Ministério da Saúde, em um período de 24 a 48 horas após a acusação das reações pelo cidadão. As unidades também devem atualizar as informações no sistema no decorrer da investigação.

~》◇《~

Seu filho vai retomar as atividades escolares presenciais? Veja protocolo de segurança


A retomada das atividades de ensino deverão adotar algumas medidas para manter a segurança de todos e evitar a transmissão da Covid-19, segundo protocolo divulgado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O novo retorno das aulas presenciais nas escolas deve acontecer de forma gradual e ser feita pelos gestores com base nos indicadores epidemiológicos de cada município e região.

~》◇《~

Hospital São José amplia armazenamento de oxigênio medicinal; novo tanque possui quase o dobro do volume do anterior


Diante do aumento da demanda por oxigênio para pacientes internados com Covid-19, o Hospital São José (HSJ), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), instalou um novo reservatório com o objetivo de ampliar o abastecimento do insumo na unidade. Com capacidade para armazenar 9.780 m³, o tanque possui quase o dobro do volume do anterior. O trabalho de substituição foi realizado na última sexta-feira (23) pela empresa White Martins.

~》◇《~

Entrega de 50 leitos de enfermaria em Juazeiro do Norte amplia capacidade de atenção a pacientes com Covid no HRC


Com transmissão ao vivo em suas redes sociais, o governador Camilo Santana esteve no Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, para entregar uma unidade de campanha com 50 novos leitos de enfermaria, que começa a receber os primeiros pacientes gradativamente ainda nesta segunda-feira (26). Com isso, serão abertos, dentro do HRC, mais 38 leitos exclusivos para pacientes com Covid, sendo 19 UTIs e 19 enfermarias. Acompanharam também a entrega o secretário de Saúde do Estado, Carlos Alberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), a superintendente da Região de Saúde do Cariri, Tereza Cristina, a diretora do hospital, Dra. Demostênia Rodrigues, e o diretor do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Flávio Deulefeu.

~》◇《~

Novo decreto permitirá avanço na retomada da economia no Ceará; isolamento social rígido será mantido no fim de semana


Em transmissão ao vivo pelas redes sociais na noite deste sábado (24), o governador Camilo Santana anunciou que o novo decreto permitirá o avanço no processo de flexibilização das atividades econômicas no Ceará, mantendo o isolamento social rígido no fim de semana. Acompanhado pelo secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), o governador informou que a decisão foi tomada durante reunião virtual com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Ceará. O novo decreto passa a valer a partir de segunda-feira (26).

~》◇《~

Novo lote com 128.000 doses de vacinas contra a Covid-19 será distribuído nesta sexta-feira


O Ceará recebeu na madrugada desta sexta-feira (23) mais 128.000 doses de imunizantes que serão utilizados para dar continuidade à campanha de vacinação contra a Covid-19 em todo o Ceará. Ao todo, são 25.000 CoronaVac/Sinovac e 103.000 Oxford/AstraZeneca.

~》◇《~

Boletim médico, plantão informativo e acolhimento familiar: as três estratégias de contato com parentes de internados no HRN


Em virtude da pandemia de Covid-19, as visitas nas unidades hospitalares foram suspensas e a tecnologia se tornou uma importante aliada para aproximar as famílias de seus parentes internados. Para o envio de informações sobre os pacientes aos familiares, o Hospital Regional Norte (HRN), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), organizou três estratégias: o boletim médico, o plantão informativo e o acolhimento familiar.

~》◇《~

Cadastro Estadual de Vacinação: população incluída na 3ª fase deve especificar comorbidade


Alguns municípios cearenses devem seguir em breve para a 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19. O avanço nas fases de imunização, contudo, depende do envio das doses pelo Ministério da Saúde. Nesta etapa, serão convocadas as pessoas com comorbidades – doenças crônicas – e com deficiência permanente grave. Por isso, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reforça a importância da checagem dos dados registrados no Cadastro Estadual de Vacinação.

~》◇《~

Inaugurada há menos de uma semana, unidade de campanha do HRN registra primeiras altas


Emoção, alegria e esperança marcaram as primeiras altas de pacientes vítimas da Covid-19 na unidade de campanha anexa ao Hospital Regional Norte (HRN), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Após início dos atendimentos, na última sexta-feira (16), já foram registradas seis altas hospitalares no equipamento até a segunda-feira (19).

~》◇《~

Movimento Respira Ceará incentiva empresas a colaborarem contra escassez de oxigênio nos hospitais


A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, e o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), por meio do Movimento Respira Ceará, buscaram sensibilizar empresários a se unirem contra a escassez de oxigênio nas unidades hospitalares cearenses diante do agravamento da pandemia da Covid-19, durante encontro virtual nessa segunda-feira (19). A iniciativa, em colaboração com a Câmara de Comércio Brasil-Portugal (CBPCE) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), surgiu em meio à formalização de parceria da Sesa junto ao Programa Salvando Vidas, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para incentivar empresas a doarem insumos e custearem a instalação de micro e miniusinas de oxigênio para hospitais do Estado. Em formato Matchfunding (Financiamento misto), o projeto do banco de fomento já beneficiou unidades hospitalares de todo o Brasil.

~》◇《~

Com sentimento de valorização, profissionais da segurança pública do Ceará são vacinados pelo segundo fim de semana seguido


Pelo segundo fim de semana seguido, profissionais do Sistema de Segurança Pública do Ceará foram vacinados contra a Covid-19 no Ceará. É comum, durante uma rápida olhada nas redes sociais, ver publicações com esses homens e mulheres felizes e agradecidos por esse momento tão aguardado desde o início da pandemia. Afinal, quem não quer eternizar uma lembrança como essa? Três profissionais da segurança pública do Ceará relatam suas experiências após tomarem a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

~》◇《~

Casos de covid diminuem entre a população indígena do Ceará que já têm mais de 90% dos seus povos vacinados


Em paralelo à campanha de vacinação contra a Covid-19, os casos da doença entre a população indígena vêm diminuindo consideravelmente. De acordo com os dados mais recentes do Vacinômetro da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), 92,24% das primeiras doses distribuídas já foram aplicadas neste grupo (18,8 mil pessoas). Em relação às segundas doses, 86,44% desta parcela populacional já receberam o reforço do imunizante (17,6 mil pessoas).

~》◇《~

Ceará renova decreto sobre retomada da economia e libera atividades físicas individuais em locais públicos


O governador Camilo Santana anunciou, via redes sociais, neste sábado (17), a decisão do comitê científico que monitora a pandemia do Coronavírus no Ceará. O colegiado deliberou pela manutenção das regras em vigência do atual decreto estadual de retomada gradual das atividades econômicas. A única alteração no texto do documento será a liberação de atividades físicas individuas em espaços públicos.

~》◇《~

Governo do Ceará entrega 60 leitos em nova unidade de campanha em Sobral e passa de 5 mil leitos exclusivos Covid em todo o Estado


Com transmissão ao vivo em suas redes sociais, o governador Camilo Santana esteve no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, para entregar uma unidade de campanha com 60 novos leitos de enfermaria exclusivos para atender pacientes com Covid-19. Esta é a segunda unidade de campanha construída anexa ao HRN, que começa a receber os primeiros pacientes ainda nesta sexta-feira (16). Acompanharam também a entrega o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, o secretário de Saúde do Estado, Carlos Alberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), o diretor do hospital, Daniel Hardy Melo, e o diretor do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Flávio Deulefeu.

~》◇《~

Governo do Ceará entrega mais 35 leitos exclusivos para Covid-19 no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara


Em transmissão ao vivo pelas redes sociais na manhã desta sexta-feira (16), o governador do Ceará, Camilo Santana, e o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), realizaram a entrega de mais 35 leitos de enfermaria na unidade de campanha anexa ao Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), ampliando a capacidade de atendimento do hospital para 234 leitos exclusivos para Covid-19, sendo 208 enfermarias e 26 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Também estiveram presentes o diretor do HGWA, Denys Briand, e o presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Flávio Deulefeu.

~》◇《~

Uece e Fiocruz firmam parceria para pesquisa contra a Covid-19


O conhecimento científico e a experiência da Faculdade de Veterinária (FAVET) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) na reprodução de animais estão sendo aplicados nos esforços de combate à Covid-19. A parceria, que envolve a Uece, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Haras Claro e outras instituições do Estado, conta com apoio financeiro da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Fiocruz. Os estudos para o desenvolvimento de medicamento contra a doença são realizados a partir de fragmentos dos anticorpos de lhamas.

~》◇《~

Governo do Ceará inicia a distribuição do 14° lote de vacinas contra a Covid-19 nesta sexta-feira


O 14° lote de vacinas contra a Covid-19 chegou ao Ceará na madrugada desta sexta-feira (16), com o total de 234.700 doses de imunizantes para dar continuidade à campanha de vacinação dos cearenses. O novo lote contém 93.200 doses da CoronaVac/Sinovac e 141.500 da Oxford/AstraZeneca. Os imunizantes já começaram a ser distribuídos aos municípios cearenses.

~》◇《~

Hospital de Messejana destina leitos exclusivos para pacientes com uso de Elmo; capacetes reduzem em 60% necessidade de intubação


O capacete Elmo, equipamento de respiração artificial não invasivo, tem contribuído para o tratamento de pacientes com quadro leve ou moderado de Covid-19 internados em unidades de saúde da rede estadual. No Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, uma unidade semi-intensiva, com 12 leitos, recebe e monitora especificamente pacientes em uso da terapia.

~》◇《~

Sorriso estampado: crachás personalizados geram empatia e aproximam profissionais de saúde do HGCC de pacientes com Covid-19


Identificar quem cuida do paciente. Visualizar o rosto da pessoa que está por trás da máscara, dos óculos, do protetor facial, do avental impermeável. Com os crachás personalizados, fixado em tamanho maior nas vestimentas dos profissionais do Eixo Obstétrico Covid-19 do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a distância entre pacientes acometidos pela doença e trabalhadores da saúde é encurtada. O tratamento, por sua vez, se torna mais humanizado.

~》◇《~

Sesa abre edital para hotéis que possam apoiar a desospitalização de pacientes


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza chamamento público para a contratação imediata de estrutura de hotelaria ou outros equipamentos que possam dar suporte na desospitalização de pacientes com diagnóstico prévio de Covid-19 ou outras investigações. A convocação estabelece a disponibilidade entre 100 e 200 quartos, que auxiliarão nos cuidados de transição entre a estrutura hospitalar e o domicílio.

~》◇《~

Vacinação é eficaz, mas cidadão precisa colaborar assumindo responsabilidades, orientam especialistas


A vacinação salva vidas. E no enfrentamento à pandemia do coronavírus, ela assume um caráter determinante, principalmente quando consideramos o esforço que a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) tem feito para garantir a imunização de todos os cearenses. Raimundo Caetano, de 81 anos, é um dos cidadãos do grupo prioritário já vacinados contra a Covid-19. Com as duas doses do imunizante aplicadas, ele não duvida. “A vacina é para nossa proteção. Sobre isso, não se discute”, ensina.

~》◇《~

Prazo para realizar o Cadastro Estadual de Vacinação é prorrogado


A população cearense terá mais tempo para realizar o Cadastro Estadual de Vacinação contra a Covid-19. Desta vez, sem prazo determinado para o término da inscrição. A ferramenta foi lançada no início de março pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para consolidar o censo de cearenses que precisam ser vacinados e, assim, promover estratégias eficazes de imunização. A data prevista para o fim das inscrições era 11 de abril.

~》◇《~

Governo confirma retomada gradual de atividades não essenciais no Ceará a partir de segunda-feira (12/4)


Após reuniões virtuais de comitê formado por profissionais de Saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, representantes de Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho, e da Prefeitura de Fortaleza, realizadas tanto na sexta-feira (9), quanto neste sábado (10), o governador do Ceará, Camilo Santana, utilizou as redes sociais para informar que a partir de segunda-feira (12) haverá uma abertura gradual de setores que não estavam autorizados a funcionar de forma presencial. Essa retomada, que exige uma conduta responsável de todos, ocorrerá de segunda a sexta-feira.

~》◇《~

Doses de esperança: Ciopaer transporta o 13° lote de vacinas contra a Covid-19 para cidades do Ceará


Logo nas primeiras horas desta sexta-feira (9), três aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) cruzaram os céus cearenses com o objetivo de transportar o 13° lote de vacinas contra a Covid-19. Ao todo, 170.450 doses dos imunizantes chegaram a Fortaleza na tarde dessa quinta-feira (8) e, como vem sendo feito desde a chegada da primeira remessa, o Governo do Ceará preparou a logística de distribuição das vacinas em todo o Estado, no intuito que todos os municípios recebam doses em até 24 horas.

~》◇《~

Emergência adulto do HRN amplia atendimento a pacientes com e sem sintomas respiratórios


O Hospital Regional Norte (HRN), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), segue reorganizando os fluxos de atendimento nos setores em virtude da pandemia de Covid-19. Na emergência adulto, referência clínica e cirúrgica para média e alta complexidade nos 55 municípios da região de saúde de Sobral, a segurança dos pacientes é mantida em todas as etapas do atendimento. O setor já atendeu quase seis mil pacientes no primeiro trimestre deste ano.

~》◇《~

Ceará recebe 13º lote de vacinas e aplicação da primeira dose em algumas cidades será retomada


Pousou no Aeroporto de Fortaleza, no fim da tarde desta quinta-feira (8), mais um avião com vacinas contra a Covid-19 para o Estado. Ao todo, são 170.450 doses, sendo 91.250 do imunizante desenvolvido por Oxford/AstraZeneca e 79.200 da Coronavac/Sinovac. Esta foi a 13ª remessa que veio pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), de responsabilidade do Governo Federal, para a população cearense receber vacinas contra o Coronavírus. Com ela, o Ceará soma 1.875.550 doses recebidas.

~》◇《~

Equipamentos adquiridos pela Sesa possibilitam que Lacen realize cerca de três mil análises diárias


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), adquiriu dois termocicladores que vão possibilitar a realização diária de, aproximadamente, três mil análises de RT-PCR para Covid-19. Os equipamentos contemplarão também exames de outras doenças que chegam ao laboratório. Desde o início da pandemia, 414.991 análises foram feitas no Lacen com aparelhos cedidos pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

~》◇《~

População quilombola: reunião aprimora campanha de vacinação contra a Covid-19 no Ceará


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que, na última terça-feira (6), foi realizada reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) sobre a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 no Estado, onde foram passadas informações relativas à imunização e respondidas dúvidas dos participantes. O encontro virtual reuniu gestores municipais e estaduais. Representaram a Sesa a secretária executiva de Vigilância e Regulação, Magda Almeida, o secretário executivo de Políticas em Saúde, Marcos Gadelha, e a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Ricristhi Gonçalves, além de técnicos da Secretaria. Também esteve na reunião a presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Sayonara Cidade.

~》◇《~

Ceará aplica 97% das primeiras doses de vacinas contra Covid-19 distribuídas aos municípios


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que 77 municípios já superaram 100% da meta populacional estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) para vacinação contra a Covid-19. O Estado encontra-se com 97% das primeiras doses (D1) de vacinas distribuídas já aplicadas.

~》◇《~

Central de Ventiladores Mecânicos do Ceará reabre para dar suporte a hospitais públicos


Com agravamento da pandemia no Ceará, a Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), voltou a funcionar para atender à necessidade de hospitais públicos estaduais e municipais – que não possuem contrato de manutenção – e consertar os aparelhos com falhas. Os dispositivos são essenciais na recuperação de pacientes com Covid-19 com quadro mais grave da doença.

~》◇《~

Projeto Enlace: fotografias e desenhos aliviam a rotina de profissionais de UTI no HGF


Nas paredes cimentadas de um corredor do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), a expressão artística dos profissionais de saúde surge como um sopro de alívio em meio à rotina estressante da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 I, a primeira montada neste ano no hospital. É o Projeto Enlace. A iniciativa envolve desde uma exposição de fotografias que remetem às vitórias conquistadas em 2020 até um painel de desenhos feitos pelos próprios trabalhadores. O varal que se estende por toda a parede do setor traz cor a um cotidiano muitas vezes sem brilho, arranca sorrisos e ameniza a dor de quem luta diariamente pela vida dos pacientes.

~》◇《~

Governo do Ceará anuncia início da retomada gradual das atividades não essenciais a partir do dia 12 de abril


A retomada gradual das atividades não essenciais no Ceará deve acontecer a partir do dia 12 de abril. A decisão foi tomada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus no Ceará em reunião no fim da tarde deste domingo (4), e anunciada pelo governador Camilo Santana, acompanhado pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto, em transmissão ao vivo pelas redes sociais. Assim, o decreto de Isolamento Social Rígido será renovado por mais uma semana para todo o Estado.

~》◇《~

Comitê acompanhará cenário da Covid-19 durante a Páscoa para decidir novo decreto


Após reunião virtual com o comitê formado por profissionais de Saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, e Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho, e a prefeitura de Fortaleza, o governador Camilo Santana utilizou as redes sociais para atualizar as ações contra a pandemia, e informar que o atual decreto estadual de isolamento social rígido, em vigência por todo o Ceará, será revisto na noite do próximo domingo (4).

~》◇《~

Um dos líderes em doses aplicadas, Ceará recebe o 12º lote de vacinas contra Covid


O Ceará recebeu no final da tarde desta quinta-feira (1) mais 371.750 doses de imunizantes contra a Covid-19 para dar continuidade ao Plano Nacional de Imunização (PNI). O 12º lote de vacinas chegou ao Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins com 344.000 doses da CoronaVac e 27.750 da Oxford/AstraZeneca.

~》◇《~

Confirmada a vacinação antecipada de profissionais da segurança pública que atuam na linha de frente contra a Covid-19


Parcela importante e fundamental no grupo que atua na linha de frente contra a Covid-19, os profissionais da segurança pública do Ceará que estão mais expostos ao coronavírus serão vacinados antecipadamente. A informação foi confirmada pelo governador Camilo Santana, na manhã dessa quarta-feira (31), com base na nota técnica do Ministério da Saúde, que reconsiderou a prioridade da categoria no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). A iniciativa do Ministério da Saúde atende a um pedido feito pelos Estados para priorizar a vacinação do grupo de Forças de Segurança e Salvamento.

~》◇《~

Ceará ultrapassa 1 milhão de doses aplicadas na campanha de vacinação contra a Covid-19


O Ceará bateu nesta quarta-feira (31) a marca de 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas na população. O acumulado de 1.041.224 aplicações contabiliza como 817.598 primeira dose e outras 223.626 de segunda dose. De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), os imunizantes foram aplicados dentro das Fases 1 e 2 do Programa Nacional de Imunização (PNI), contemplando idosos a partir de 75 anos, profissionais de saúde da linha de frente no combate à pandemia e idosos com idade inferior a 75 anos, em ordem decrescente.

~》◇《~

Capacete Elmo: inovação cearense recupera pacientes de todo o Brasil


Os mais remotos registros da presença humana na Terra destacam os conflitos. Nas guerras antigas e medievais, por exemplo, Elmo era uma proteção, espécie de capacete, que protegia a cabeça de soldados envolvidos nas batalhas. Em 2021, na luta contra a Covid-19, Elmo é o nome de um capacete de respiração assistida – fruto de pesquisa e inovação no Ceará – que tem recuperado pacientes da insuficiência respiratória, consequência de complicações da doença.

~》◇《~

Ceará inicia vacinação de povos tradicionais quilombolas em 42 municípios


(Imagem do quilombo do Cercadão, em Caucaia, na Grande Fortaleza, antes da pandemia)
A vacinação dos povos tradicionais quilombolas no Ceará tem início nesta segunda-feira (29). Serão imunizados adultos acima de 18 anos de 80 quilombos. Ao todo, 30.456 doses serão aplicadas inicialmente. O mapeamento desta população, distribuída em 42 municípios do Estado, foi feito pela Comissão Estadual dos Quilombolas Rurais do Ceará (Cequirce), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA).

~》◇《~

Governo do Ceará atua para ajudar hospitais privados com empréstimo emergencial de medicamentos do ‘Kit-Intubação’


Em reunião na manhã desta sexta-feira (26), a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) foi requisitada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) para avaliar a possibilidade de emprestar emergencialmente a hospitais privados de Fortaleza medicamentos do chamado ‘Kit Intubação’, principalmente bloqueadores neuromusculares que auxiliam no tratamento de pacientes internados com Covid-19. No encontro, a Sesa informou que se planejou com antecedência para manter os insumos em seus estoques, garantindo o abastecimento da Rede hospitalar Estadual durante uma segunda onda de agravamento da pandemia.

~》◇《~

Isolamento Social Rígido ajuda a estabilizar indicadores e será mantido no Ceará até 4 de abril


Após reunião virtual com o comitê formado por profissionais de Saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, e Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho, e a prefeitura de Fortaleza, o governador Camilo Santana utilizou as redes sociais para divulgar a renovação do decreto estadual em vigência por todo o Ceará. A medida mantém o isolamento social rígido até o próximo domingo (4). Participou também da transmissão ao vivo o secretário da Saúde, Dr. Cabeto.

~》◇《~

Ceará recebe mais 158.100 doses de vacinas contra a Covid-19


O 11º lote de imunizantes contra a Covid-19 chegou ao Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins, no fim da manhã desta sexta-feira (26). A nova remessa contém 158.100 doses de vacinas, sendo 124.400 doses da CoronaVac/Sinovac e 33.700 da Oxford/AstraZeneca.

~》◇《~

SOP acompanha serviços de engenharia para ampliação de leitos


Durante a pandemia de Covid-19, entre as diversas medidas adotadas pelo Governo do Estado no enfrentamento à doença, destaca-se a crescente implantação de leitos hospitalares, sejam de enfermaria ou de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para ampliar a capacidade de atendimento da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Nesta segunda onda, já são quase 4.500 leitos criados exclusivamente para pacientes com a doença.

~》◇《~

Cegás leva gás natural a hospitais e reforça combate à Covid-19


Desde o início da pandemia, a Companhia de Gás do Ceará (Cegás) construiu mais 1.250 metros de gasodutos com o objetivo de ampliar a oferta de gás natural canalizado para hospitais, fortalecendo a infraestrutura de atendimento hospitalar do estado neste período.

~》◇《~

Nutrição é essencial no tratamento de pacientes internados com Covid-19


O tratamento de pessoas diagnosticadas com Covid-19 requer, a depender do caso, cuidados especiais com a alimentação. No Hospital São José (HSJ), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a equipe de Nutrição avalia individualmente cada paciente internado com a doença na unidade para definir o tipo de dieta e o modo de preparo dos alimentos, que são selecionados com base em critérios específicos.

~》◇《~

Mais de 50 profissionais do Hospital César Cals são treinados para uso e manuseio do capacete Elmo


Enfermeiros, fisioterapeutas, médicos e técnicos em enfermagem do Hospital Geral Dr César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), participam de treinamento para uso e manuseio do capacete Elmo. A possibilidade da capacitação na própria unidade, feita por profissionais treinados pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), permite que mais pessoas conheçam o dispositivo. Ao todo, já foram treinados 55 profissionais do HGCC.

~》◇《~

Governo do Ceará se reúne com distribuidoras para agilizar envios de medicamentos aos municípios cearenses


Em nova reunião com representantes do setor farmacêutico, realizada nessa quarta-feira (24), o titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), reiterou a responsabilidade das distribuidoras de medicamentos em garantir o rápido envio dos fármacos necessários para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 para unidades de saúde públicas e privadas, mesmo em cenário de elevação da demanda.

~》◇《~

Grupo propõe conjunto de ações para enfrentamento da pandemia no Ceará; projeto Elmo 2.0 é uma das iniciativas


Reunidos durante roda de conversa virtual, grupo de gestores públicos, profissionais da saúde, cientistas e acadêmicos propuseram a criação de uma força-tarefa a fim de fortalecer a vigilância em saúde, o rastreamento e o controle dos casos da Covid-19 no Ceará. A ideia, segundo a equipe, seria a criação de uma estrutura sólida e sustentável para a articulação dessas ações em todo o Estado a partir do atual contexto epidemiológico.

~》◇《~

Testes de antígeno são distribuídos a serviços de emergência para diagnóstico mais rápido


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) disponibiliza testes rápidos de antígeno para a rede de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e hospitais públicos de porta aberta que são referência no atendimento a pacientes com Covid-19. A metodologia possibilita o diagnóstico em 15 minutos, por meio de swab nasal (com haste flexível).

~》◇《~

Quatro leis de enfrentamento à pandemia são sancionadas pelo governador


O governador do Ceará, Camilo Santana, fez uma transmissão ao vivo em suas redes sociais na noite desta terça-feira (23) para atualizar as ações de combate à pandemia de Covid-19 no Estado. Na ocasião, sancionou quatro leis aprovadas pela Assembleia Legislativa nesse mesmo dia. São elas: a doação de oxigênio adquirido pelo Estado aos municípios cearenses, a compra de 250 mil botijões de gás para doar às famílias mais vulneráveis, o pagamento da conta de energia para 500 mil famílias de baixa renda e o pagamento das contas de energia de bares e restaurantes que constam em atraso durante o período da pandemia.

~》◇《~

Governo do Ceará está autorizado a fornecer oxigênio hospitalar para municípios


A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (23), o pedido do governador Camilo Santana para que o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), adote medidas e estratégias que visem a normalizar o abastecimento de oxigênio nas unidades hospitalares municipais e hospitais filantrópicos que atendam pacientes acometidos pela Covid-19. O Projeto de Lei se ampara no agravamento da pandemia e, consequentemente, na sobrecarga do sistema público de saúde.

~》◇《~

Há um ano na rede pública de saúde do Ceará, Hospital Estadual Leonardo Da Vinci é protagonista no combate à pandemia


Há pouco mais de um ano, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou oficialmente pandemia do Coronavírus, o Estado buscou alternativas para ajudar a combater e superar o que seria o maior desafio já vivido na história recente: a Covid-19. Após acordo que levou à aquisição do hospital de forma permanente pelo Estado, o equipamento passou a integrar a lista de unidades hospitalares da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e é administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

O HELV, até então da rede privada, não estava em operação e foi logo equipado e adaptado pelo Estado para a situação de emergência. Naquele momento, a unidade passou a ser uma das primeiras a contar com um papel estratégico e exclusivo no combate ao período pandêmico no Ceará.

~》◇《~

Com abertura histórica de leitos, Rede Sesa instala e mantém unidades de UTI; MS dá ajuda de custo


A rede hospitalar da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) foi ampliada neste ano, contando com 1.159 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid em 18 municípios. Destes, 722 foram autorizados em portarias recentes do Ministério da Saúde (MS). O Governo Federal retomou, então, o repasse de R$ 48 mil por mês, por cada leito, para ajuda de custo. Estados ou municípios ainda pagam pela instalação de cada UTI Covid, valor entre R$ 100 mil e R$ 150 mil, a depender do tipo de equipamento. E também custeiam o complemento da manutenção do leito de alta complexidade, que é de R$ 80 mil a R$ 120 mil mensais. Ainda estão em avaliação os repasses para mais 169 leitos de UTI adulto e 38 pediátricos.

~》◇《~

Sesa se reúne com setor farmacêutico para ajudar municípios com estoque e fornecimento de medicamentos


Na manhã deste domingo, 21 de março de 2021, o titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), participou de reunião virtual com o presidente da Fecomércio-CE, Maurício Filizola, e com os gestores da indústria e distribuição de medicamentos do Estado. A Sesa se planejou com antecedência e tem garantido os fármacos essenciais para o tratamento da Covid-19 em sua rede hospitalar. A pasta articula uma forma de agilizar a aquisição imediata pelos municípios cearenses.

~》◇《~

Governo do Ceará inicia montagem do Hospital de Campanha no HRN, em Sobral


Depois de entregar unidades de campanha no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) – 39 leitos, com previsão de expandir para 104 nos próximos dias –, 20 leitos no Hospital São José (HSJ), 40 leitos no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), 38 leitos no Hospital de Messejana (HM), e mais 60 novos leitos em anexos às UPAs da Praia do Futuro e Messejana, sendo em 30 cada unidade, o Governo do Ceará já iniciou a montagem em Sobral, anexa ao Hospital Regional Norte. Serão 40 novos leitos de enfermaria exclusivos para atender pacientes com a Covid-19. Todas as unidades são construídas com recursos do Governo do Ceará.

~》◇《~

Logística de distribuição no Ceará garante vacinas a todos os 184 municípios em até 24 horas


Desde que recebeu seu primeiro lote de vacinas contra Covid-19, no dia 18 de janeiro de 2021, o Ceará tem distribuído os imunizantes a todos os seus 184 municípios de forma proporcional, e em um prazo estimado de apenas 24 horas. Mas isso só foi possível por conta da logística desenvolvida pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Saúde (Sesa), que concluiu os repasses dos 10 lotes das doses em um plano de distribuição que envolve aviões, helicópteros e caminhões.

~》◇《~

Ceará recebe 10º lote de vacinas contra Covid-19


O Ceará acaba de receber mais 182.850 doses de imunizantes contra a Covid-19 para dar continuidade ao Plano Nacional de Imunização (PNI). O 10º lote de imunizantes chegou ao Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins na manhã deste sábado (20) com 162.600 doses da CoronaVac e 20.250 da Oxford/AstraZeneca.

~》◇《~

Ceará seguirá em isolamento social rígido por mais uma semana


Através de transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador Camilo Santana anunciou que o Comitê que delibera sobre os decretos estaduais no Ceará decidiu pela renovação do decreto atual por mais uma semana, com a continuidade do isolamento social rígido em todo o Estado, com a abertura apenas dos serviços essenciais até o próximo dia 28/3. Ao seu lado estava o secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto.

~》◇《~

Incidência de internações por Covid-19 em idosos a partir de 75 anos é 53,3% menor para vacinados


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Secretaria de Vigilância e Regulação (Sevir), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), divulga resultados promissores de análise preliminar atualizada comparando a frequência de internação em pessoas a partir de 75 anos vacinadas contra a Covid-19 no Estado com a frequência de hospitalizações pela doença no público não vacinado da mesma faixa etária. O estudo revela que a incidência de internação é 53,3% menor para aqueles que foram imunizados. Foram analisados dados de 314.315 idosos.

~》◇《~

Ceará ultrapassa estimativa de vacinação do MS e 81 municípios podem avançar para segunda fase


O Ceará alcançou números importantes na vacinação contra a Covid-19. Desde a chegada do primeiro lote com imunizantes, no dia 18 de janeiro, o Estado ultrapassou a estimativa do Ministério da Saúde em vacinar 75% dos grupos prioritários da Fase 1 do calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI).

~》◇《~

Nono lote de vacinas chega ao Ceará e já é distribuído nesta quarta-feira (17)


O nono lote com 187.400 mil doses da vacina CoronaVac/Butantan chegou ao Ceará, no fim da manhã desta quarta-feira (17), e será distribuído à Capital e aos municípios do Interior ainda hoje. Esse é o segundo maior lote de vacinas recebido pelo Estado desde o início do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra o Coronavírus, coordenado pelo Ministério da Saúde. Entretanto, menos de 5% da população cearense foi imunizada até o momento.

~》◇《~

Estado do Ceará está autorizado a adquirir 5,87 milhões de doses da vacina Sputinik V


Até meio-dia dessa terça-feira (16) no estado do Ceará já haviam sido aplicadas 602.702 doses de vacina contra a Covid-19. A vacinação continua em todo o território alencarino e deve ser intensificada. Para isso, o Estado recebeu aval da Assembleia Legislativa para assinatura de contrato com o Fundo Soberano Russo para aquisição de 5,87 milhões de doses da vacina russa Sputinik V. Diante da urgência, os deputados estaduais se reuniram de forma virtual para avaliar e aprovar a proposta do Governo do Ceará.

~》◇《~

Recurso do FESB será destinado para pagamento de contas de água de famílias cearenses durante pandemia


Como suporte à população cearense em tempo de pandemia, o secretário das SCidades, Zezinho Albuquerque, nesta terça-feira (16), presidiu a reunião do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Saneamento Básico (FESB) que aprovou os recursos do como subsídio direto para contas de água de quase 115 mil famílias do interior do Estado.

~》◇《~

Mais de mil capacetes Elmo foram doados à Sesa para combate à pandemia; ESP/CE capacita 650 profissionais de saúde para uso do equipamento


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) já recebeu, em doações, 1.062 unidades do capacete Elmo para distribuir à rede pública de saúde de todo o Estado. Em contrapartida, para auxiliar profissionais de saúde no combate à Covid-19, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) treinou mais de 650 médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e engenheiros clínicos para uso do dispositivo.

~》◇《~

Governo do Ceará anuncia mais 104 leitos no HGF e amplia a capacidade de atendimento para a população cearense


O governador Camilo Santana e o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, inspecionaram, na manhã desta terça-feira (16), a montagem das unidades de campanha do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), maior hospital da rede estadual de saúde, localizado em Fortaleza. Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador anunciou a construção de 3 tendas anexas ao HGF, com capacidade para 104 leitos clínicos. Um total de 35 leitos já foram entregues nesta manhã.

~》◇《~

Hospital Leonardo da Vinci ganha nova ala com 23 leitos de UTI para atender pacientes com Covid-19


O governador Camilo Santana anunciou, por meio das redes sociais na manhã desta segunda-feira (15), a entrega da nova ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual Leonardo da Vinci (HELV), em Fortaleza. Com essa nova ala, o HELV conta agora com 291 leitos, sendo 179 UTIs e 112 enfermarias para atender pacientes com Covid-19.

~》◇《~

Cuidados devem permanecer mesmo após vacinação, orienta infectologista da Sesa


A vacinação contra a Covid-19 ainda levanta muitas dúvidas. Há quem questione, por exemplo, a eficácia dos imunizantes ou que haja medo de se vacinar. Também há quem não se preocupe com as medidas de proteção mesmo após a aplicação da dose contra a doença. Diante disso, Keny Colares, infectologista da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues, vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), explica sobre algumas dessas questões. A Sesa também reforça a importância de verificar bem as informações e buscar fontes seguras e confiáveis para evitar a disseminação de notícias incorretas e/ou falsas.

~》◇《~

Governo do Ceará abriu 70 novos leitos para Covid neste sábado (13)


Dando continuidade à entrega de leitos exclusivos para reforçar a rede de saúde no enfrentamento ao novo coronavírus, o Governo do Ceará abriu, no final da tarde deste sábado (13), mais 30 leitos de UTIs na unidade de campanha anexa à UPA de Messejana, em Fortaleza. Transmitida ao vivo nas redes sociais, a entrega foi feita presencialmente pelo governador Camilo Santana e o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto.

~》◇《~

Limoeiro do Norte e Itapipoca recebem novos leitos exclusivos para atender pacientes com Covid-19


O Hospital São Raimundo, em Limoeiro do Norte, recebeu, no início da tarde deste sábado (13), 10 novos leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19. A entrega foi realizada pelo governador Camilo Santana, acompanhado pelo secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais.

~》◇《~

Com entregas em Iguatu, Governo do Ceará chega a 3.540 leitos para Covid-19, entre UTI e enfermaria


O município de Iguatu ganhou mais 21 leitos para atendimento exclusivo para pacientes com Covid-19 na tarde desta terça-feira (9), sendo 14 leitos de enfermaria e sete de UTI semi-intensiva, aumentando a capacidade de acolher a população para casos graves na Região Centro-Sul do Ceará.

~》◇《~

Governador inspeciona fase final da montagem de mais 30 leitos de UTI em unidade de campanha na UPA da Praia do Futuro


O governador do Ceará, Camilo Santana, inspecionou a fase final de montagem da unidade de campanha anexa à UPA da Praia do Futuro na tarde desta segunda-feira (8), com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

~》◇《~

Comitê decide por Isolamento Social Rígido na Capital para minimizar propagação do vírus


Através de uma transmissão ao vivo em suas redes sociais, o governador Camilo Santana anunciou que o Comitê que delibera sobre os decretos estaduais no Ceará decidiu por novas medidas ainda mais rigorosas de isolamento social, com a abertura apenas dos serviços essenciais pelas próximas duas semanas na Capital (de 5/3 a 18/3), com todos os detalhes a serem divulgados no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (4). Ao seu lado estava o prefeito de Fortaleza, José Sarto, e o secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto.

~》◇《~

Governador articula aquisição de vacinas para complementar plano de imunização no Ceará


Com o intuito de articular a aquisição direta para o Ceará da vacina russa Sputinik V, em complemento ao Plano Nacional de Imunização (PNI), o governador Camilo Santana esteve durante toda essa terça-feira (2) em Brasília.

~》◇《~

Ceará conta com dez novos leitos de UTI pediátrica


Dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, voltados para tratamento de pacientes com Covid-19, foram entregues no Hospital Infantil Sopai, na tarde desta segunda-feira (1º), pelo governador Camilo Santana, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

~》◇《~

Com entregas em Canindé, Crato e Tauá, Governo do Ceará chega a 824 leitos de UTI para Covid-19


Os municípios de Canindé, Crato e Tauá foram contemplados, cada um, com a abertura de dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes com Covid-19, na manhã desta segunda-feira (1).

~》◇《~

Governo do Ceará entrega mais 10 leitos e dobra número de UTIs em Crateús


Até o final de março o Estado do Ceará deve superar a casa das mil Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) criadas para o tratamento de pacientes com a Covid-19 neste período chamado por especialistas de segunda onda.

~》◇《~

Leonardo Da Vinci chega a 150 UTIs para atendimento Covid com abertura de nova ala


O governador do Ceará, Camilo Santana, e o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), entregaram mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Estadual Leonardo da Vinci (HELV).

~》◇《~

Governo do Ceará chegará em fevereiro a 703 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19


Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais na tarde desta sexta-feira (12), o governador do Ceará, Camilo Santana atualizou as ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus no estado do Ceará.

~》◇《~

Aprovada a prorrogação do decreto de estado de calamidade pública no Ceará


A Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira (11) a prorrogação até 30 de junho do Decreto Legislativo que reconhece a ocorrência de calamidade pública no Estado do Ceará, decorrente da crise mundial de saúde provocada pela Covid-19.

~》◇《~

Aprovado piso salarial dos agentes comunitários de saúde do Ceará em R$ 1.550,00


Primeiro estado do Brasil a conceder o piso nacional, o Ceará continua cumprindo com suas obrigações mesmo em período de dificuldade causada pela pandemia de Covid-19 e assegura aumento salarial aos agentes comunitários de saúde vinculados ao Estado.

~》◇《~

Serviço de transporte para vacinar idosos sem veículo próprio começa nesta quarta-feira (10)


Começa nesta terça-feira (9) o agendamento, por parte da Prefeitura de Fortaleza, do serviço de transporte para vacinação de idosos que não têm veículo próprio. Será disponibilizada central telefônica através do número 156, pelo qual os idosos farão a solicitação do serviço.

~》◇《~

Governo do Ceará encaminha mensagem de aumento dos agentes comunitários de saúde


O piso dos agentes comunitários de saúde vinculados ao Estado do Ceará passará por aumento. A proposta foi encaminhada à Assembleia Legislativa pelo governador Camilo Santana e teve mensagem lida e aprovada para que tramite em regime de urgência, nesta quinta-feira (4), assegurando rapidez ao processo.

~》◇《~

O governador Camilo Santana anunciou novas medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus, nesta quinta-feira (21). De acordo com ele, o Governo do Ceará vai ampliar a oferta de leitos na rede pública de saúde para o tratamento exclusivo da Covid-19 e reforçar a fiscalização em estabelecimentos para evitar aglomerações e o descumprimento de medidas protetivas, como o uso obrigatórios de máscara. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa e transmissão pelas redes sociais, contando com a presença do prefeito de Fortaleza, José Sarto, e dos secretários de Saúde do Estado, Dr Cabeto, e da Capital, Ana Estela.

~》◇《~

Cagece avança no projeto de pias compartilhadas: 50 novos equipamentos serão instalados
Dando continuidade ao projeto que surgiu em meio às necessidades redobradas de higienização com a pandemia, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) iniciou a instalação de mais 50 pias compartilhadas no estado do Ceará. Em Fortaleza, pelo menos 30 equipamentos serão disponibilizados em locais públicos de grande circulação. Os trabalhos de instalação já foram iniciados na avenida Beira Mar. Os municípios Sobral, Juazeiro do Norte, Crateús, Itapipoca, Quixadá e outros ainda em definição também receberão a ação. A expectativa é que todas as pias sejam instaladas em até 60 dias.

~》◇《~

Governo do Ceará realiza testagem para Covid-19 em profissionais da rede estadual de educação

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa) e da Educação (Seduc), realizará, a partir desta quinta-feira (21), exames para diagnóstico de coronavírus nos profissionais de educação da rede pública estadual. Os testes de biologia molecular (RT-PCR) serão disponibilizados nos 184 municípios cearenses.

~》◇《~

Sesa realiza testagem em rede hoteleira de Fortaleza

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) inicia nesta quarta-feira (16) a testagem para Covid-19 na rede hoteleira vinculada à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH) . Com a chegada da alta estação, a iniciativa é fundamental para identificar o surgimento de novos casos da doença e, com isso, evitar a proliferação do vírus no território cearense.

~》◇《~

Capacete Elmo auxilia na recuperação de pacientes internados em unidades da rede estadual

O capacete Elmo, equipamento de respiração artificial não invasivo, tem contribuído para o tratamento de pacientes internados em unidades da rede estadual com quadro leve ou moderado de Covid-19. Até o momento, o aparelho já foi aplicado no Hospital Leonardo da Vinci (HELV), no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) e no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), cujos profissionais de saúde foram capacitados para usar o dispositivo.

~》◇《~

Hospital de Messejana recebe capacetes Elmo para tratamento de pacientes com Covid-19

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, recebeu cinco capacetes Elmo, equipamento de respiração artificial não invasivo que auxilia no tratamento de pacientes com Covid-19. O diretor-geral do HM, Daniel de Sousa, destaca a importância do aparelho para a evolução dos serviços prestados pelo hospital.

~》◇《~

Capacetes respiratórios Elmo vão reduzir a necessidade de intubação e de leitos de UTIs no Ceará

O Governo do Ceará recebeu na manhã desta sexta-feira (18) mais um importante reforço para o tratamento de pacientes acometidos da Covid-19. Em solenidade realizada no Palácio da Abolição e transmitida pelas redes sociais, 250 capacetes de respiração assistida Elmos foram entregues ao governador Camilo Santana pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, e o diretor regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda. O secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, e o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará e idealizador do Elmo, Marcelo Alcântara, também participaram da entrega.

~》◇《~

Sesa disponibiliza cerca de 3 mil leitos durante pandemia para atendimento a casos de Covid-19
Entre os meses de abril e junho, foram destinados 2.951 leitos para o atendimento exclusivo de pacientes diagnosticados com coronavírus. Destes, 911 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 2.040, de enfermaria.

~》◇《~

Hospital de Messejana participa de estudo nacional sobre uso de hidroxicloroquina

O estudo, publicado na última quinta-feira (23) na revista The New England Journal of Medicine, foi realizado em 55 hospitais brasileiros, incluindo o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes.

~》◇《~

Em quatro meses, Governo do Ceará dobra número de leitos de UTI no Cariri

Ao todo, eram 129 leitos desse tipo para atender 45 municípios. Agora, a rede de saúde da região conta com 309 leitos. Dos 180 acrescentados, 15 são UTIs pediátricas.

~》◇《~

Governo do Ceará distribui 1,9 milhão de máscaras para profissionais da saúde

Dando continuidade as ações, serão distribuídos, a partir desta terça-feira (21), mais 1,9 milhão de máscaras cirúrgicas descartáveis e máscaras N-95 a todos os municípios do Estado.

~》◇《~

Centros de Testagem para Covid-19 já realizaram quase 11 mil exames

A população tem acesso ao exame nos Centros de Testagem da Praça do Ferreira e de Maracanaú, nos drive-thru do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Shopping Riomar Kennedy. Foram 10.857 mil exames coletados nesses quatro serviços gratuitos.

~》◇《~

Governo do Ceará e secretarias municipais de saúde reforçam ofensiva contra Covid-19 no Litoral Leste/Jaguaribe

Além do envio de insumos e de equipamentos de proteção individual (EPIs), a chegada de 22 respiradores, sendo dez para leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs), ampliou a assistência para casos mais graves na região.

~》◇《~

Governo do Ceará inicia testagem em drive-thru no shopping RioMar Kennedy

A Secretaria da Saúde iniciou a testagem gratuita para Covid-19 em sistema drive-thru no shopping RioMar Kennedy. O serviço funciona das 8h às 17h. A previsão é de que sejam realizados 150 atendimentos diariamente.

~》◇《~

Ceará recebe novo carregamento de respiradores e EPIs adquiridos pelo Governo do Estado para uso prioritário no Interior

O Ceará passa a contar, desde esta sexta-feira (17), com mais 115 respiradores para o atendimento de pacientes com o coronavírus. Além dos aparelhos, o Estado adquiriu ainda toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

~》◇《~

Governo do Ceará disponibiliza alojamento do CFO para abrigar até 200 pacientes com Covid-19

Os 84 alojamentos destinados aos atletas vão receber até 200 pacientes com sintomas leves que poderão cumprir o isolamento na estrutura.

~》◇《~

Mais 125.250 famílias de 32 municípios receberão máscaras de tecido

Mais 125.250 famílias de 32 municípios de várias regiões do Interior cearense serão contempladas com 626.250 máscaras de tecido, em nova ação do Governo do Ceará para reduzir os riscos de transmissão do coronavírus.

~》◇《~

Região Norte recebe 57 novos respiradores e soma agora 185 leitos de UTI

Os municípios de Sobral, Crateús, Tianguá, Ubajara, Granja e Camocim receberam juntos mais 57 respiradores e com isso a região agora conta com 185 leitos de UTI.

~》◇《~

No segundo lote de máscaras de tecido, mais 24 municípios recebem os equipamentos de proteção
O segundo lote terá 628.250 máscaras, contemplando mais de 125 mil famílias de 24 municípios. Com isso, serão 55 municípios já beneficiados com a distribuição das máscaras de tecido.

~》◇《~

Com aquisição de 5 milhões de máscaras, Governo do Ceará reforça prevenção e aquece setor têxtil

O Governo do Ceará adquiriu cinco milhões de máscaras em tecido reutilizável para fortalecer a prevenção ao coronavírus, garantindo a proteção da população cearense. Os produtos são fornecidos por oito empresas do setor têxtil.

~》◇《~

Governo do Ceará inicia distribuição de 300 respiradores para 34 municípios
Os equipamentos serão destinados a 34 municípios. A distribuição dos aparelhos começou na última quarta-feira (1) em Sobral.

~》◇《~

Hospital São José se destaca em pesquisas sobre Covid-19

No Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) as pesquisas têm ganhado protagonismo na avaliação dos efeitos da doença e no aprimoramento das possibilidades de tratamento. Ao todo, onze estudos estão em andamento, em diferentes fases de desenvolvimento.

~》◇《~

Projeto cearense desenvolve respirador artificial de baixo custo

O projeto foi concebido a partir de um protótipo que usa válvulas simples combinadas de controles, malhas fechadas, sistemas de medições e de realimentação.

~》◇《~

Uso de máscara VNI ajuda na melhora de pacientes graves

O suporte melhora os níveis de oxigenação e diminui o desconforto respiratório, evitando, dessa forma, a necessidade de intubação.

~》◇《~

Secretário da Saúde visita o Cariri e anuncia ampliação em até 70 leitos de UTIs para a região
Os 70 leitos de UTI serão para reforçar o atendimento em municípios como Juazeiro, Crato, Barbalha e Brejo Santo.

~》◇《~

Após Fortaleza e Sobral, pesquisa de soroprevalência começa em Iguatu
Para atingir os resultados, serão feitos 2.100 testes rápidos para a SARS-Cov-2 e RT-PCR (swab), divididos em 3 fases.

~》◇《~

HRN abre Hospital de Campanha com 42 leitos de enfermaria

O Hospital Regional Norte (HRN) iniciou as atividades do hospital de campanha da unidade. O espaço conta com 42 leitos de enfermaria de média complexidade para tratamento de pacientes com Covid-19.

~》◇《~

Profissionais de saúde contam com novo APP de suporte no enfrentamento ao coronavírus

O app iSUS já encontra-se em fase beta de testes junto aos profissionais de saúde do estado do Ceará. O app quer ser suporte para tomada de decisões amparadas por informações oficiais, especialmente durante a pandemia da Covid-19.

~》◇《~

Unidades da rede estadual de saúde investem em tecnologia para aproximar pacientes e familiares

Com o objetivo de proporcionar um atendimento humanizado, as equipes recorreram à tecnologia para aproximar pacientes e familiares, possibilitando a realização de videochamadas.

~》◇《~

Plantão Coronavírus traz orientações sobre hematologia para profissionais da saúde

A equipe de hematologistas do Hemoce atua no serviço de segunda a domingo, das 7h à meia-noite. O atendimento pode ser feito por meio do WhatsApp, Facebook da Sesa e em sites institucionais do Governo do Ceará.

~》◇《~

Hospital Geral de Fortaleza inicia drive-thru de testagem para Covid-19

A testagem para diagnóstico de Covid-19 no sistema drive-thru teve início nesta segunda-feira (15) no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). O exame deve ser agendado previamente pela plataforma Saúde Digital.

~》◇《~

Nutec produz álcool 70% para unidades de saúde da rede pública do Ceará
Uma parceria entre Nutec, IFCE e Única produzirá um total de 30 mil litros de álcool 70%, dos quais 2 mil litros já foram encaminhados para a Sesa.

~》◇《~

SPS doa EPIs para proteção ao coronavírus à 28 instituições de acolhimento para idosos
As instituições foram selecionadas após edital de credenciamento público. Os equipamentos serão adquiridos com recursos do Fundo Estadual do Idoso do Ceará (FEICE). Clique para ver a lista completa.

~》◇《~

Avião com mais 70 toneladas de equipamentos de proteção individual (EPIs) chega ao Ceará

O carregamento continha máscaras, aventais e toucas descartáveis e máscaras N95, entre outros, que serão para uso em hospitais e unidades da rede pública estadual, além de ajudar a rede de saúde dos municípios cearenses.

~》◇《~

Ceará ultrapassa a marca de 100 mil pacientes recuperados de coronavírus

A marca foi alcançada no dia 8 de julho, quando 101.606 pacientes com Covid-19 receberam alta no Estado. Os dados estão disponíveis no IntegraSUS, plataforma de transparência da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

~》◇《~

Central de Ventiladores Mecânicos garante funcionamento de 103 leitos de UTI

Criada pelo Governo do Ceará, a Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios já entregou 103 ventiladores para unidades de saúde. Cada ventilador permite a criação de um novo leito de UTI.

~》◇《~

Maior pesquisa epidemiológica do Brasil vai identificar alcance do coronavírus em Fortaleza

O Ceará deu início ao inquérito sorológico em Fortaleza. Cerca de 120 profissionais de saúde visitarão domicílios da Capital para realizar 9.900 testes rápidos, divididos em três fases, cada uma com 3.300.

~》◇《~

Governo inicia distribuição de mais 150 mil testes rápidos; já são 474 mil testes para todo o Ceará

O Governo do Ceará iniciou a distribuição de mais 150 mil testes rápidos para detectar Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, para os 184 municípios cearenses. Somados, já são mais de 470 mil testes distribuídos desde o início da pandemia.

~》◇《~

HGWA abre unidade para pacientes com doenças crônicas e em cuidados paliativos

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), do Governo do Estado, abriu a Unidade de Cuidados Integrais Covid-19 (UCIC). O espaço conta com 35 leitos e foi montado a partir do remanejamento do setor pediátrico da unidade.

~》◇《~

Com a chegada de 300 respiradores, Governo do Ceará vai ampliar leitos de UTI no Interior

Os aparelhos serão utilizados em unidades de terapia intensiva (UTIs) da rede pública, principalmente em cidades do Interior onde a pandemia apresenta crescimento de novos casos neste momento.

~》◇《~

Secretaria da Saúde fortalece prevenção entre pessoas em situação de rua

O Projeto Rede Rua: Ações Emergenciais para Pessoas em Situação de Rua na Pandemia de Coronavírus tem como objetivo estimular a prevenção e o cuidado, além de garantir segurança para profissionais que trabalham com esse segmento populacional.

~》◇《~

Governo do Ceará lança edital para ampliar realização de exames laboratoriais

A seleção é destinada a pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos. Os interessados devem encaminhar as propostas comerciais para e-mail até o dia 16 de maio.

~》◇《~

Criarce/Secitece entregam mais de mil kits de EPI a profissionais de saúde

Os equipamentos de proteção individual (EPI) foram entregues a hospitais e UPAs de Fortaleza, através do projeto “Inovação contra a Covid-19”. As chamadas “Faces Shields” são confeccionadas por 15 impressoras 3D, um plotter de recorte e uma cortadora laser.

~》◇《~

Hospital Waldemar Alcântara e UFC desenvolvem protetores faciais

Depois de testados e validados pelo HGWA, os protetores faciais passaram a ser produzidos em maior escala e entregues às unidades da rede estadual. Até o momento, já foram distribuídos cerca de mil itens.

~》◇《~

Atendimento Online do Plantão Coronavírus supera 170 mil acessos; Serviço tem novas funcionalidades e atendimento de saúde mental

Uma das principais ferramentas nessa estratégia é comunicar e acolher a população através da Plataforma de Atendimento Online de Saúde. O Governo do Ceará passou a disponibilizar também o atendimento online de saúde mental.

~》◇《~

Atendimento virtual do Plantão Coronavírus reforça cuidados com a saúde da população

O Plantão Coronavírus expande a atuação e passa a ofertar atendimento virtual para orientar os cidadãos e cidadãs cearenses. Está disponível nos sites do Governo do Ceará, Secretaria da Saúde, na página coronavirus.ceara.gov.br e no Facebook Messenger da Sesa.

~》◇《~

IntegraSUS informa ocupação de leitos nas redes pública e privada

O painel foi criado para o registro de internações hospitalares dos casos suspeitos e confirmados de coronavírus em unidades de saúde públicas e conveniadas que prestam serviços ao SUS e nos hospitais da rede privada.

~》◇《~

Governo do Ceará vai abrir mais dois hospitais de campanha na Região Metropolitana de Fortaleza

Os hospitais serão construídos nos municípios de Caucaia e Maracanaú. Serão mais 80 leitos à disposição daqueles que necessitarem.

~》◇《~

HM abre hospital de campanha com novos 35 leitos de enfermaria

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) iniciou as atividades do hospital de campanha. O espaço conta com 35 leitos de enfermaria de média complexidade.

~》◇《~

Ceará finaliza protótipo de capacete de respiração assistida
O modelo passava por ajustes finais e agora será submetido a testes de usabilidade, antes de entrar na fase de ensaio clínico. O equipamento é produzido em força-tarefa pelo Governo do Ceará, Fiec, Senai Ceará, UFC e Unifor.

~》◇《~

Governo do Ceará investe R$ 245 milhões e cria 574 leitos extras para enfrentamento ao coronavírus

O Estado tem adquirido equipamentos e insumos para enfrentamento ao coronavírus. Além disso, leitos extras foram autorizados pelo governador Camilo Santana para atender pacientes em Fortaleza e no interior.

~》◇《~

Governo do Ceará lança edital para contratação de leitos de UTI

Será para o atendimento médico-hospitalar de pacientes com Covid-19 nos leitos de UTI do Sistema Único de Saúde. A publicação estabelece propostas de contratação de até 500 leitos para UTIs Adulto.

~》◇《~

Governo do Ceará distribui 3,5 milhões de EPIs e insumos hospitalares para municípios cearenses

Serão entregues quase 3,5 milhões de itens de proteção para profissionais da saúde que atuam no Estado. A lista inclui luvas, protetores faciais, toucas descartáveis, máscaras cirúrgicas, máscaras N-95, além de aventais.

~》◇《~

Governo do Ceará recebe mais 58 respiradores para equipar novos leitos de UTI, ultrapassando 1 mil novos leitos em todo o Estado
Chegou um lote de 30 respiradores mecânicos (Luft 3 A/C) enviados pelo Ministério da Saúde para o Governo do Ceará. Além destes, o Estado já ganhou na Justiça Federal o direito de receber outros 94 respiradores, que estão de posse da União – 28 respiradores já chegaram ao Ceará. Mais de mil novos leitos em todo o estado, ultrapassando os 400 equipados com UTI.

~》◇《~

Chega ao Ceará carga de 200 respiradores e toneladas de insumos adquirida pelo Estado

Os utensílios serão utilizados para reforçar o sistema público de saúde do Ceará e dar segurança aos profissionais que estão atuando na linha de frente do combate à pandemia.

~》◇《~

Desembarca carga de quase 90 toneladas de insumos comprados pelo Governo do Ceará para combater a Covid-19

O material, adquirido com recursos do Estado, chegou em uma aeronave da Ethiopian Airlines e era composto de equipamentos de proteção individual (EPIs) e testes para detecção da Covid-19.

~》◇《~

Profissionais de saúde com covid-19 passam a receber auxílio
Os profissionais de saúde do Ceará agora passarão a contar com o Fundo Estadual de Saúde. Os valores serão destinados ao pagamento de auxílios a profissionais de saúde contaminados pela doença e seguro em caso de morte causada pelo coronavírus.

~》◇《~

Governo do Ceará distribuirá mais 280 mil testes rápidos para diagnóstico de Covid-19 na Capital e Interior

O Estado começou na quarta-feira (27) a distribuição de 280.000 testes rápidos para diagnóstico de coronavírus.‬ O Ceará é um dos estados que mais testam no Brasil.

~》◇《~

Rede de saúde do Ceará já criou 398 leitos de UTI e 600 de enfermaria exclusivos para pacientes com a Covid-19

Os leitos estão divididos nos dois hospitais privados (Leonardo da Vinci e Batista) que o Governo do Ceará assumiu na Capital, em todos os hospitais regionais, unidades de saúde em Fortaleza e nos hospitais de campanha.

~》◇《~

Governo do Ceará assume segundo hospital privado e aumenta em 131 os leitos para pacientes com Covid-19

O Governo do Ceará adquiriu mais um hospital da rede de saúde privada para atender exclusivamente pacientes da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Agora, além de todas das unidades de atendimento estaduais, o Estado terá à disposição o Hospital Batista, em Fortaleza.

~》◇《~

Hospital Leonardo Da Vinci começa a receber exclusivamente pacientes com Covid-19

Uma das ações mais importantes foi a solicitação temporária do Hospital Leonardo Da Vinci. A unidade particular estava fechada, mas foi equipada e adaptada pelo Estado para a situação de emergência. A unidade dispõe de 230 leitos.

~》◇《~

 

Social

Vale Gás Social: Mais de 900 mil tíquetes já foram entregues pelo Governo do Ceará


Lidiane dos Santos (31) veio buscar o tíquete do Vale Gás Social junto do seu companheiro, que é auxiliar de mercantil, e da filha mais nova, Yasmim (3). “Nós temos três filhos para criar e o que ele ganha no trabalho não dá para pagar todas as contas de casa. Esse tíquete do Vale Gás faz muita diferença para nós no final do mês. Acaba sendo um dinheiro que sobra para pagar uma conta, comprar um leite”, conta a dona de casa, que faz parte das 942 famílias contempladas com o benefício no município de Eusébio.

~》◇《~

Auxílio Catador: pagamento será liberado nesta sexta-feira (3)


A partir desta sexta-feira (3) , os cartões magnéticos dos novos beneficiários e o pagamento do auxílio financeiro, dos catadores habilitados no Programa Auxílio Catador, Edital nº 001/2021, serão liberados nas agências bancárias. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), receberão o benefício, aqueles que comprovaram a produtividade mínima mensal para realizar a triagem e a classificação dos resíduos recicláveis, referente aos meses de março, abril, maio, junho e julho. Os benefícios de março e abril referem-se aos beneficiários com pendências.

~》◇《~

Proposta do Governo do Ceará que transforma Vale Gás Social em política permanente é aprovada na Assembleia


Uma das principais medidas adotadas pelo Governo do Ceará a fim de reduzir os efeitos da pandemia no território cearense, o Vale Gás Social será transformado em política pública permanente. A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (1°) a proposta enviada pelo governador Camilo Santana que na última terça-feira (31), durante conversa semanal com a população pelas redes sociais, confirmou que o benefício estava pronto para ser votado.

~》◇《~

Vale Gás Social será transformado em política pública permanente; famílias receberão benefício três vezes ao ano


Em live semanal nas redes sociais, o governador Camilo Santana assinou, nesta terça-feira (24), um projeto de lei que transforma o Vale Gás Social em política pública permanente. O benefício foi criado pelo Governo do Ceará no início da pandemia da Covid-19 para apoiar famílias cearenses em situação de vulnerabilidade social. A mensagem segue para aprovação na Assembleia Legislativa do Ceará.

~》◇《~

Governo do Ceará credita segunda parcela do Auxílio Cesta Básica


A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) credita, nessa segunda-feira (23), mais R$ 2.736.700, em beneficio de 26.607 profissionais autônomos contemplados com o Auxílio Cesta Básica, em todo o Estado. O crédito refere-se ao pagamento da segunda parcela de R$ 100 para as pessoas beneficiadas nos seis primeiros lotes; e à entrega dos cartões de 560 beneficiados no sétimo lote, já com a primeira e segunda parcelas, ou seja, com o valor integral de R$ 200.

~》◇《~

Auxílio Cesta Básica: beneficiários do quinto e sexto lote recebem os cartões nesta terça-feira (03)


A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) entrega, nesta terça (03), os cartões do Auxilio Cesta Básica para os beneficiários do quinto e sexto lote do benefício de Fortaleza. As entregas, que já beneficiam 26.247 profissionais, acontecem das 9h às 16h, em pontos diferentes da Capital. O benefício de R$ 200, será entregue em duas parcelas de R$ 100, por meio de um cartão-alimentação. Para conferir se o seu nome está nas listas, acesse aqui o quinto lote e o sexto lote.

~》◇《~

Governo do Ceará quita débitos de energia das empresas de alimentação fora do lar


Em apoio ao setor de alimentação fora do lar, um dos mais afetados pela pandemia, o Governo do Ceará quitou R$ 3.480.110,71 em débitos de contas de energia vencidas no período compreendido entre março de 2020 e 20 de abril de 2021. Ao todo, 644 estabelecimentos de alimentação fora do lar, enquadrados nesse perfil, foram contemplados com o pagamento de 2.208 faturas.

~》◇《~

Auxílio Cesta Básica: beneficiários do quarto lote de Fortaleza receberão cartão na próxima terça-feira (27)


A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) entrega, na próxima terça (27), os cartões do Auxílio Cesta Básica para os beneficiários de Fortaleza contemplados no quarto lote. Haverá também entrega dos cartões do quarto lote para as prefeituras da Região Metropolitana de Fortaleza. Também partir de terça, os gestores poderão buscar, na SPS, os cartões para distribuição em seus municípios.

~》◇《~

Auxílio Cesta Básica: SPS entrega cartões a quem perdeu calendário anterior


A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) inicia, nesta quinta (22), a entrega dos cartões do Auxílio Cesta Básica para os beneficiários de Fortaleza que perderam as datas agendadas. A entrega é exclusiva para os contemplados nos três primeiros lotes.

~》◇《~

Mensagens do Governo do Ceará aprovadas na Assembleia intensificam ações econômicas, sociais e de saúde durante a pandemia


Neste primeiro semestre de 2021 o Governo do Ceará enviou mais de 50 Mensagens para apreciação na Assembleia Legislativa, voltadas para a redução dos efeitos da pandemia de Covid-19 em áreas como social, econômica, educacional e de saúde. Diante da situação enfrentada de janeiro a julho de 2021, todas as propostas de Leis foram avaliadas e aprovadas pelos parlamentares.

~》◇《~

Primeiros contemplados com o Ceará Credi são apresentados


Na tarde desta segunda-feira (19), o Governo do Ceará promoveu a assinatura dos primeiros contratos do Programa Ceará Credi. Comandado pelo governador Camilo Santana, o evento virtual teve a participação de beneficiados de todas as macrorregiões do Ceará e contou com a presença da vice-governadora, Izolda Cela, do secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Governo do Ceará (Sedet), Maia Júnior, do presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Francisco Rabelo, do presidente do IDT (Instituto de Desenvolvimento do Trabalho), Vladyson Viana, do secretário executivo da Sedet, Kenedy Vasconcelos, da diretora de economia popular e solidária da Adece, Silvana Parente, e de Joaquim Melo, gestor do Instituto E-Dinheiro.

~》◇《~

Governo do Ceará inicia entrega do Auxílio Cesta Básica para mais de 25 mil famílias


O Governo do Ceará iniciou, nesta quinta-feira (15), a entrega dos cartões do Auxílio Cesta Básica para 25.408 famílias, conforme anúncio feito pelo governador Camilo Santana, em transmissão ao vivo nas redes sociais. Ao seu lado estava a vice-governadora Izolda Cela e a secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS), Socorro França.

~》◇《~

Auxílio Cesta Básica: Beneficiários começam a receber seus cartões em pontos de atendimento


Edilane Rodrigues (25) celebrou ao lado da filha de um ano e seis meses a chegada do cartão do Auxilio Cesta Básica. “Eu comecei a trabalhar como feirante quando ainda tinha 15 anos de idade e nunca mais parei, faço minhas vendas em diversos pontos da cidade, circulo entre as feiras da Praia do Futuro, Cidade 2000, Vicente Pinzón, e só parei de trabalhar na pandemia porque sabia que era uma questão de vida ou morte”, conta Edilane, que neste período, ficou dependendo financeiramente do seu companheiro. “Esse benefício vai ajudar e muito com as despesas da nossa filha. Vamos comprar fraldas, leite e tudo que ela precisar sem ter que ficar contando as moedas para ver se o dinheiro vai dar para tudo que precisamos”, explica a beneficiária.

~》◇《~

Quitação das contas de energia de bares e restaurantes será efetivada após Assembleia aprovar ajustes na legislação


O setor de restaurantes, bares e demais estabelecimentos de alimentação fora do lar foi uma das atividades econômicas que mais sofreram impacto da pandemia de Covid-19 nos últimos dois anos. Para esse público o Governo do Ceará assegurou importantes medidas. Entre elas, pagamento de auxílio no valor de R$ 1 mil, dividido em duas parcelas de R$ 500, para os trabalhadores desse ramo, que estejam desempregados; isenção e facilitação de pagamentos de tributos estaduais como o IPVA, e dispensa do pagamento da conta de água de restaurantes, bares, barracas, lanchonetes, entre outros, dos meses de março, abril e maio.

~》◇《~

Liberado nesta segunda-feira (12) o pagamento do auxílio ao setor de alimentação fora do lar para remanescentes


Os beneficiários do auxílio a desempregados do setor de alimentação fora do lar que precisaram atualizar dados inconsistentes tiveram o pagamento no valor de R$ 1.000 liberado pela instituição bancária responsável nesta segunda-feira (12). Desde o último dia 29, a Secretaria do Turismo (Setur) efetua a remessa de recursos aos beneficiários.

~》◇《~

SPS divulga 4ª lista com novos contemplados com o Auxilio Cesta Básica


Uma nova relação com mais 4.655 profissionais contemplados com o Auxilio Cesta Básica já está disponível para consulta no site da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Agora, sobe para 22.834 o número de pessoas aptas a receberem o benefício de R$ 200, que será disponibilizado em duas parcelas de R$ 100, por meio de um cartão-alimentação.

~》◇《~

Chega a 18 mil o número de profissionais com cadastro aprovado


Oito mil e cinquenta profissionais foram contemplados neste terceiro lote do Auxilio Cesta Básica, divulgado nesta sexta-feira (25). A lista com os nomes já pode ser consultada no site da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Com os 10.129 beneficiados nos dois primeiros lotes, já são 18.179 pessoas aptas a receberem o benefício de R$ 200, que será entregue em duas parcelas de R$ 100, por meio de um cartão-alimentação.

~》◇《~

Campanha Vacinação Solidária arrecada cerca de 25 toneladas de alimentos


Lançada há pouco mais de um mês, a Campanha de Vacinação Solidária já reúne 115 municípios e arrecadou quase 25 toneladas de alimentos, doados pelos cearenses vacinados contra a Covid-19. As doações são espontâneas e envolvem gêneros não-perecíveis da cesta básica (arroz, feijão, macarrão, leite em pó, dentre outros). Os alimentos doados nos postos de vacinação são recolhidos pelas prefeituras municipais e distribuídos às famílias em situação de vulnerabilidade social, neste período de pandemia.

~》◇《~

Pagamento do Cartão Mais Infância Ceará é liberado para cerca de 100 mil famílias cearenses


Governo do Ceará liberou, nesta terça-feira (15), o pagamento de R$ 100 do Cartão Mais Infância Ceará para cerca de 100 mil famílias cearenses. Neste mês, mais de R$ 9,6 milhões foram investidos pelo Estado para garantir o auxílio aos núcleos familiares cearenses com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, em situação de extrema pobreza. Em 2021 o investimento total é de mais R$ 147 milhões assegurados para cerca de 150 mil pessoas.

~》◇《~

Campanha Vacinação Solidária: SPS recebe 2,9 toneladas de alimentos da Cagece


A Campanha de Vacinação Solidária recebeu uma doação de 2.927 quilos de alimentos. A doação veio dos servidores e colaboradores da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), que aderiram à ação de solidariedade com as famílias em situação de vulnerabilidade social. A titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, recebeu simbolicamente as doações das mãos do presidente da Cagece, Neuri Freitas. O presidente da Central de Abastecimento do Ceará, José Leite, também esteve presente.

~》◇《~

Iniciado o pagamento do Programa Auxílio Catador 2021


Os 2.486 catadores habilitados no Programa Auxílio Catador, no Edital nº 001/2021 – e que comprovaram a produtividade mínima mensal para realizar a triagem e a classificação dos resíduos recicláveis, receberão seus benefícios no mês de junho.

~》◇《~

Auxílio aos profissionais de Alimentação Fora do Lar será pago a partir de 15 de junho


O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), inicia no próximo dia 15 de junho o processo de pagamento do auxílio no valor de R$ 1.000 aos profissionais desempregados do setor de alimentação fora do lar.

~》◇《~

Inscrições para o Auxílio Cesta Básica se encerram nesta quinta-feira (3)


O cadastramento dos profissionais das categorias contempladas com o Auxílio Cesta Básica entra em reta final, nesta semana. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sps.ce.gov.br, até a próxima 5ª feira, 3 de junho. O auxílio de R$ 200 será pago por meio de cartão-alimentação, em duas parcelas de R$ 100, e vai beneficiar 150 mil trabalhadores, que tiveram renda reduzida em decorrência da pandemia.

~》◇《~

Famílias do Sertão de Canindé recebem 1.500 cestas básicas do Governo do Ceará


“É de grande importância nesse momento que a gente está enfrentando. Quem tem criança pequena sabe como está difícil. Eu participo do Criança Feliz e do Cartão Mais Infância há bastante tempo. Então, tem sido uma ajuda muito boa”, disse a dona de casa Sara Costa, mãe de duas crianças na primeira infância, ao receber a cesta básica nesta quinta-feira (27) em Madalena.

~》◇《~

Cadastro de empresas de alimentação fora do lar para solicitar Benefício Energia tem prazo prorrogado


As empresas do setor de alimentação fora do lar, como bares, restaurantes e afins, terão mais uma oportunidade de se cadastrar para o Benefício Energia. Isso porque o prazo de inscrição para solicitar a quitação dos débitos na conta de energia vencida desde o início da pandemia foi estendido para 4 de junho.

~》◇《~

Governo do Ceará entrega tablets aos alunos do Ensino Médio da rede estadual


Cento e cinquenta mil estudantes que cursam o Ensino Médio na rede pública estadual serão beneficiados com tablets que começaram a ser entregues pelo governador do Ceará, Camilo Santana, na manhã desta quinta-feira (27), com transmissão por meio das redes sociais. Ao lado do governador estavam a secretária da Educação, Eliana Estrela, a secretária executiva de Gestão da Rede Escolar, Oderlânia Leite, e a estudante Gerlania Camilo do Nascimento, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Senador Osires Pontes.

~》◇《~

Governo do Ceará realiza distribuição de mais 2.600 cestas básicas para famílias do Interior


Os moradores dos municípios de Caridade, Canindé, Mombaça e Paramoti receberam, nesta quarta-feira (26), doação de cestas básicas do Governo do Ceará para minimizar os efeitos da Covid-19 aos cearenses. No total, 2.600 unidades foram entregues às prefeituras municipais, responsáveis pelas distribuições às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

~》◇《~

Governo reabre cadastro do Benefício Energia para empresas de alimentação fora do lar


Com a reabertura do prazo de cadastramento para o Benefício Energia, a partir desta quarta-feira (19), o Governo do Ceará visa possibilitar mais uma oportunidade aos empreendedores do setor de alimentação fora do lar para solicitarem o pagamento das contas de energia vencidas desde o início da pandemia.

~》◇《~

“Toda ajuda que chega faz muita diferença no final do mês”


Feirante e empreendedora, Roberta Silva (21), moradora do Canindezinho, celebrou na manhã desta segunda-feira (17) a chegada de mais um benefício para auxiliar nas despesas de casa. “Eu estou emocionada de sair daqui com a certeza de que vou ter gás para cozinhar e alimentar minhas duas filhas. Eu cuido sozinha delas e há três meses não tenho conseguido trabalhar por conta da pandemia. Nosso gás já estava acabando e eu não tinha como trocar”, explica a beneficiária, que atualmente tem como única renda o Bolsa Família para comprar a feira do mês e sustentar a casa. Assim como Roberta, outras mais de 17 mil famílias da Capital deverão receber o Vale Gás Social ainda esta semana.

~》◇《~

Isenções da Cagece beneficiam cerca de 597 mil imóveis no Ceará


Após o primeiro mês de aplicação, em 2021 as isenções nas tarifas da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) já beneficiaram cerca de 597 mil imóveis residenciais e comerciais do setor de bares e restaurantes em todo o Ceará. Desse número, 379 mil clientes tiveram a conta zerada ou devolução de valores. Além disso, 218 mil residências em Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) tiveram suspensão da Tarifa de Contingência. As isenções para residências e comércios seguem até a fatura que vence neste mês de maio. Outras quase 83 mil famílias de zona rural receberam isenções do Sisar.

~》◇《~

Milhares de cearenses começam a receber as contas de luz pagas pelo Governo do Ceará


Importante medida social anunciada pelo governador Camilo Santana, em 18 de março, e aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará no dia 23 do mesmo mês, as contas de luz de cerca de 500 mil famílias do Estado já começam a chegar zeradas. A medida, que faz parte de um conjunto de ações de apoio às famílias cearenses em tempos de pandemia de Covid-19, beneficia as famílias cearenses que consomem até 100kw/hora por mês aqui no Estado.

~》◇《~

Famílias da Capital recebem segundo lote do Vale-Gás Social na próxima segunda-feira (17)


As famílias que residem na Capital recebem a partir da próxima segunda-feira (17/05), o segundo lote do Vale Gás Social, benefício do Governo do Ceará que contemplará nesta segunda etapa mais de 17 mil famílias de Fortaleza. A entrega, que vem sendo realizada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) nas cidades do interior, vai acontecer nos 27 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Fortaleza, sob coordenação da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).

~》◇《~

Prazo para inscrição no Auxílio Cesta Básica é ampliado até 24 de maio


A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) estendeu, até o dia 24 de maio, o período de cadastramento dos profissionais contemplados com o Auxílio Cesta Básica. O benefício, no valor de R$ 200, será pago por meio de cartão-alimentação, em duas parcelas de R$ 100 e vai beneficiar 150 mil profissionais, cuja renda foi reduzida em decorrência da pandemia. A medida é mais uma anunciada pelo governador Camilo Santana como apoio às famílias vulneráveis afetadas pela pandemia.

~》◇《~

Governo do Ceará distribui mais de 685 toneladas de alimentos em cestas básicas durante pandemia


O Governo do Ceará promoveu, desde o início da pandemia, em março do ano passado, a distribuição de mais de 30 mil cestas básicas para milhares de cearenses em situação de vulnerabilidade social. Cada unidade doada beneficia uma família de até cinco pessoas e possui mantimentos básicos como arroz, feijão, macarrão, açúcar, leite em pó, farinha de mandioca, óleo, entre outros. A ação, que representa um total de mais de 685 toneladas de alimentos, tem o objetivo de reduzir os efeitos negativos causados pela Covid-19.

~》◇《~

Vacinação Solidária conscientiza para doações de alimentos a famílias de baixa renda


Parceria do Governo do Ceará, Sistema Fecomércio, Aprece e APDMCE, lançada nesta terça-feira (11), prevê que as pessoas a serem vacinadas possam levar alimentos da cesta básica para doar a entidades de todo o Estado. Objetivo é ampliar a ajuda a famílias em situação de vulnerabilidade que têm sofrido com a pandemia de Covid-19 através da experiência de ações como o Mais Nutrição e o Mesa Brasil

~》◇《~

Auxílio Cesta Básica: trabalhadores só têm até sexta-feira (14) para se cadastrar


O período de cadastramento dos profissionais contemplados com o Auxílio Cesta Básica, no valor de R$ 200 para compra de produtos alimentícios, encerra-se na próxima sexta-feira, 14 de maio. O auxílio é um benefício do Governo do Ceará para amenizar os efeitos da pandemia do coronavírus. As inscrições estão sendo feitas no site da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Para acessar o formulário, clique em www.sps.ce.com.br

~》◇《~

Auxílio Cesta Básica: Inscrições estão abertas no site da SPS


Mais de 12 mil demandas foram registradas no atendimento on-line da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), na última terça-feira, sobre o Auxílio Cesta Básica. O auxílio é concedido pelo Governo do Ceará para trabalhadores de transporte alternativo e escolar, mototaxistas, taxistas, motoristas de aplicativos, bugueiros, guias de turismo, despachantes documentalistas, ambulantes e feirantes que tiveram a renda prejudicada em razão da pandemia. O benefício de R$ 200 é voltado para a compra de produtos alimentícios. O auxílio está com inscrições abertas até o dia 14 de maio, no site da SPS (www.sps.ce.gov.br).

~》◇《~

Governo do Ceará inicia distribuição do segundo lote do Vale-Gás Social


Mais 125.263 famílias em situação de vulnerabilidade social começam a receber o Vale Gás Social a partir desta semana. É o segundo lote do benefício que será entregue nas próximas terça e quarta, dias 4 e 5 de maio, aos prefeitos cearenses, na sede da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

~》◇《~

Governo do Ceará realiza pagamento da primeira parcela do auxilio financeiro aos profissionais do setor de eventos


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) informa que o pagamento da primeira parcela do Auxílio Financeiro aos Profissionais do Setor de Eventos do Ceará foi realizado nesta sexta-feira (30/4), de acordo com o cronograma estabelecido. Na primeira parcela os beneficiários receberão R$500,00 do auxílio em suas contas.

~》◇《~

Governo do Ceará inicia cadastro de profissionais para Auxílio Cesta Básica


O Governo do Ceará inicia, nesta sexta (30), as inscrições para cadastramento dos profissionais que serão contemplados com o Auxílio Cesta Básica, benefício de R$ 200 para compra de produtos alimentícios. Ao todo, 150 mil profissionais que tiveram a renda reduzida em razão da pandemia poderão receber o auxílio. As inscrições seguem até 14 de maio e serão realizadas pelo site da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos. Para acessar o formulário de inscrições, clique aqui. (formulário disponível a partir de sexta-feira, 30)

~》◇《~

Cadastramento de empresas de alimentação fora do lar com contas de energia atrasadas tem prazo estendido


O prazo para as empresas do setor de bares, restaurantes e afins se cadastrarem para solicitar o pagamento de débitos em atraso nas contas de energia foi estendido até o dia 7 de maio. O benefício se refere ao pagamento de débitos de faturas vencidas desde o início da pandemia. A ação, prevista na Lei nº 17.429, de 24 de março de 2021, faz parte do conjunto de medidas adotadas pelo Governo do Ceará para amenizar os impactos econômicos sofridos pelas empresas do setor, devido às restrições necessárias ao enfrentamento do Coronavírus.
<ul class=”ListaEst -Verde”

~》◇《~

Empresas de alimentação fora do lar podem se cadastrar para solicitar pagamento de débitos em atraso na conta de energia


A partir de hoje (22), as empresas do setor de alimentação fora do lar podem se cadastrar para solicitar o pagamento de débitos em atraso nas contas de energia, referentes a faturas vencidas desde o início da pandemia. A ação, prevista na Lei Nº 17.439, de 23 de março de 2021, faz parte das medidas adotadas pelo Governo do Ceará para amenizar os impactos econômicos sofridos por bares, restaurantes e afins, devido às restrições necessárias ao enfrentamento do Coronavírus.

~》◇《~

“A diferença do Ceará para o Brasil é que adotou medidas preventivas mais intensas, em todas as áreas”


O Ceará foi um dos estados do Brasil que mais colheram resultados positivos ao adotar um conjunto de medidas preventivas mais intensas para conter a pandemia do coronavírus, do investimento na saúde, passando pelo fato de praticar o isolamento social e depois o isolamento social rígido, até às ações sociais. É o que aponta um estudo publicado na última semana na prestigiada revista científica Science. Liderada por Márcia Castro, diretora do Departamento de Saúde Global e População da Universidade de Harvard, a pesquisa é assinada em conjunto por dez cientistas dos Estados Unidos e do Brasil, que se debruçaram para analisar um padrão espaçotemporal da Covid-19 no País.

~》◇《~

Vale Gás Social: “Isso na minha mão não é só papel. É comida na mesa da minha família


A manhã desta segunda (19) foi de alegria para Claudiana Almeida. Moradora do conjunto Palmeiras, ela comemorou a chegada do Vale Gás Social no CRAS do bairro onde mora. “Isso na minha mão não é só um papel. É comida na mesa da minha família”, afirma ela, que trabalhava com o marido produzindo lembrancinhas de aniversários, mas, por conta da pandemia, suspendeu as atividades. “Ontem eu não sabia o que fazer. O gás acabou e não tinha dinheiro para comprar mais. Esse benefício foi um presente para mim, meu marido e minha filha”, conta. Assim como Claudiana, outras 17.273 famílias de Fortaleza deverão receber o Vale Gás Social até a próxima semana.

~》◇《~

Quase 80% dos jovens do Superação já receberam seus tíquetes do Vale-Gás Social


“Receber o Vale Gás Social é uma bênção. Nesse momento de pandemia, principalmente, toda solidariedade, toda ajuda é bem-vinda. O gás veio em boa hora. Agora, vou poder cozinhar direito o mingau dos meus filhos”. A declaração emocionada é de Vitória Rodrigues, 21 anos, mãe de duas crianças, de dois e seis anos, e residente no bairro Pirambu, após receber o tíquete do Vale Gás Social, benefício concedido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, para amenizar os efeitos da pandemia da Covid 19.

~》◇《~

Famílias de Fortaleza começam a receber o Vale-Gás Social na próxima segunda-feira (19)


As famílias de Fortaleza começam a receber, na próxima segunda-feira (19), o primeiro lote dos tíquetes do Vale Gás Social. O Vale Gás é um benefício concedido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, para diminuir os impactos da pandemia da Covid-19 entre as famílias em vulnerabilidade social. Na Capital, a Prefeitura de Fortaleza realiza a entrega nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), com data e horário previamente agendados.

~》◇《~

Assembleia Legislativa aprova crédito especial que beneficia catadores


A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão de hoje (15), a Mensagem Governamental 8647/2021, que autoriza crédito especial no valor de R$ 1,7 milhão destinados à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros e Fundo Estadual de Saúde. Em destaque, R$ 1.485.000,00 destinados à Sema para compra de 73 prensas enfardadeiras e 73 carros modernos para coleta e beneficiamento de resíduos sólidos direcionados às associações com beneficiários do programa Auxílio Catador.

~》◇《~

Operadores de fretamento e turismo terão licenças prorrogadas por 120 dias


Com o objetivo de minimizar os efeitos causados pela pandemia e facilitar o trabalho realizado pelos profissionais que operam no segmento de fretamento e turismo, do serviço de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) prorrogará, por 120 dias, a validade das licenças de operação vencidas ou emitidas no período de cinco de março de 2021 a 30 de junho do mesmo ano.

~》◇《~

Região do Cariri recebe 32.178 tíquetes do Vale Gás Social


Famílias em situação de vulnerabilidade social da região do Cariri já começaram a receber os Vales Gás Social, distribuídos pelo Governo do Ceará, em mais uma ação para minimizar os efeitos sociais e econômicos da pandemia. A região recebeu, neste primeiro lote, 16.805 tíquetes do Vale Gás Social. Nesta quinta, o município do Crato iniciou a distribuição para a população de 1.426 famílias.

~》◇《~

Confira a lista de todos os beneficiados com o auxílio financeiro aos profissionais do setor de eventos


O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), divulga, nesta terça-feira, 13/4, a lista de selecionados que irão receber o auxílio financeiro aos profissionais do setor de eventos. O resultado vem junto à novidade anunciada pelo governador Camilo Santana em live sobre a ampliação de recursos – de R$10 milhões para R$19,8 milhões -, para contemplar os 19.830 profissionais que solicitaram o auxílio. Por meio desta ação, o Governo do Ceará contempla integralmente as pessoas aptas a receberem o recurso, um auxílio financeiro de R$1.000, divididos em duas parcelas de R$500. Este é mais um apoio ao setor prejudicado economicamente pela pandemia da Covid-19 no Ceará.

~》◇《~

Governo do Ceará dobra recurso e contempla todos os inscritos no auxílio ao Setor de Eventos


Em uma transmissão ao vivo realizada na noite desta terça-feira (13), o governador Camilo Santana ampliou para R$19,8 milhões o auxílio financeiro aos profissionais do setor de eventos, contemplando todos os inscritos. A decisão beneficiará 19.830 profissionais do setor de eventos, quase duplicando os recursos previstos anteriormente. Este é mais um apoio ao setor prejudicado economicamente pela pandemia da Covid-19 no Ceará.

~》◇《~

Famílias cearenses começam a receber o vale gás social


2.604 famílias residentes em Aquiraz começaram a receber, nesta terça-feira (13), os tíquetes do Vale Gás Social, benefício concedido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), com o objetivo de apoiar as famílias cearenses que estão em situação de vulnerabilidade social gerada pela pandemia da Covid-19. Assim como Aquiraz, diversos municípios já estão distribuindo os tíquetes à população. Cidades como Uruoca, Nova Russas, Palmácia, Aiuaba e Jucás estão entre as cidades que já iniciaram.

~》◇《~

Aldeias indígenas recebem 1.860 cestas básicas nesta semana


O povo indígena da etnia Pitaguary recebe, ontem e hoje (13), 1.250 cestas básicas nas comunidades Santo Antônio e Monguba, localizadas entre os municípios de Maracanaú e Pacatuba. A liderança indígena da aldeia Monguba, Rosa Pitaguary, destacou a importância da ação nesta segunda onda da pandemia. “Essa doação chegou na hora certa, muitos indígenas que trabalham com artesanato, agricultura ou fazendo bicos estão sem possibilidade de trabalhar, e consequentemente, sem renda. Essa ajuda representa muito para as nossas comunidades nesse momento, e eu me emociono de ver a alegria das famílias recebendo as cestas e sabendo que amanhã vai ter comida na mesa para todo mundo”, completa Rosa Pitaguary.

~》◇《~

Festival Dendicasa e Arte em Rede: editais auxiliam artistas, promovem e perpetuam a arte do Ceará


Artista vive de público, de shows e de sua arte. No entanto, em meio à primeira onda da pandemia da Covid-19 no Brasil, as incertezas eram muitas e o setor de eventos parou presencialmente de março de 2020 para cá, com alguns suspiros. Para os cearenses da banda Sulamericana e para a cantora Luiza Nobel, a situação em abril e maio de 2020 era a de todo mundo dentro de casa, nada de shows presenciais, sem o contato do público ou oportunidades de mostrar sua arte ao vivo.

Foi quando o Governo do Ceará, através da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), lançou os editais Festival Dendicasa e Arte em Rede, ambos com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia e no contexto de emergência de enfrentamento à Covid-19. Luiza Nobel foi contemplada com o Arte em Rede, enquanto a banda Sulamericana teve seu especial musical aprovado no Festival Dendicasa.

~》◇《~

Isenções no pagamento das contas de água e esgoto da Cagece já estão valendo em todo o Ceará


Os primeiros imóveis contemplados pelas isenções nas contas de água e esgoto concedidas pelo Governo do Ceará, por meio da Cagece, já estão recebendo as primeiras contas zeradas. Isso porque, diante do agravamento da pandemia no Brasil e no Ceará e tendo como exemplo os resultados positivos dos benefícios aplicados em 2020, as isenções foram novamente concedidas. Desta vez, além dos residenciais, clientes comerciais do segmento de bares, restaurantes e alimentação fora do lar também contam com benefícios específicos.

~》◇《~

Aprovados na Assembleia o Auxílio Cesta Básica e suspensão de pagamento da taxa de regulação pelo transporte intermunicipal


A criação do cartão alimentação, que beneficiará cerca de 150 mil famílias cearenses, e a suspensão do pagamento da taxa de regulação nos transportes regulares e complementares do Estado foram aprovadas na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (08). As medidas importantes diante do atual cenário de pandemia haviam sido anunciadas ontem pelo governador Camilo Santana que encaminhou as propostas para avaliação dos deputados estaduais no mesmo dia.

~》◇《~

Governo do Ceará anuncia auxílio cesta básica e a suspensão da taxa do transporte regular e complementar


Em uma transmissão ao vivo nesta quarta-feira (7), através de suas redes sociais, o governador do Ceará, Camilo Santana, divulgou mais duas ações sociais de apoio às famílias cearenses nesse período de pandemia. São eles um cartão alimentação, que beneficiará cerca de 150 mil famílias cearenses, e a suspensão do pagamento da taxa de regulação nos transportes regulares e complementares do Estado.

~》◇《~

Vale Gás Social: Municípios cearenses recebem primeiro lote do benefício


Prefeitos e secretários das Regiões Metropolitana, Cariri, Litoral Leste, Litoral Oeste, Centro Sul e Baturité receberam nesta quarta-feira, 7 de abril, o primeiro lote do Vale Gás Social. Nesta primeira etapa, que segue até a próxima sexta-feira (9), o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), vai entregar 130.314 tíquetes. O Vale Gás Social vai contemplar mais de 250 mil famílias de baixa renda, que sejam beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará; inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) e atendidas pelo Programa Bolsa Família, com renda individual igual ou inferior a R$ 89,34, além dos jovens inseridos no Programa Superação.

~》◇《~

Governo do Ceará divulga lista de famílias beneficiadas com Vale Gás Social


O Governo do Ceará divulga hoje lista com as mais de 250 mil famílias beneficiadas pelo programa Vale Gás Social. A lista com o nome dos beneficiários está publicada no site da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos. Para saber se seu nome consta na listagem, clique aqui. Na próxima semana, a SPS entregará às prefeituras municipais o primeiro lote da ação, num total de 130.314 tíquetes.

~》◇《~

Governo do Ceará garante doação de mais de 6,5 milhões de máscaras durante a pandemia


O Governo do Ceará, desde o início da pandemia, em março do ano passado, já realizou a distribuição de mais de 6,5 milhões de máscaras para enfrentamento à Covid-19. Desse total, um lote com 31 mil máscaras foi enviado, nesta quarta-feira (31), para os municípios de Mucambo, Nova Olinda, Quixelô e Tamboril, com o objetivo de auxiliar na proteção da população mais vulnerável. A ação, que integra o Programa Mais Infância Ceará, é executada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

~》◇《~

Governo do Ceará doa cerca de 1,5 tonelada de alimentos para Tamboril


O Governo do Ceará, por meio do programa Mais Nutrição, realizou nesta quarta-feira (31) a doação de cerca de 1,5 tonelada de alimentos in natura e mix de legumes para a cidade de Tamboril , com o objetivo de ajudar os mais vulneráveis, devido ao estado de calamidade pública no Ceará, decorrente da crise mundial de saúde provocada pela Covid-19.

~》◇《~

Governo do Ceará vai selecionar agentes sociais dentro do Programa Mais Infância


A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (30) a proposta do Governo do Ceará para a contratação de agentes sociais do Programa Mais Infância Ceará. O objetivo é potencializar os resultados esperados do Cartão Mais Infância, possibilitando a inserção de famílias assistidas em outras políticas públicas sociais relacionadas à saúde, educação, habitação, ao emprego e renda, e à assistência social, dentre outras.

~》◇《~

Governador assina decreto que regulamenta vale-gás e atualiza número de leitos de Covid


O governador Camilo Santana utilizou as redes sociais na noite desta segunda-feira (29) para atualizar os números e as ações de combate à pandemia em todo o Ceará. Na ocasião, além de apresentar dados positivos importantes da rede de Saúde, assinou a regulamentação da distribuição do vale-gás a famílias em situação de vulnerabilidade.

~》◇《~

Governo do Ceará abre cadastro para solicitação de auxílio financeiro aos profissionais do Setor de Bares e Restaurantes nesta segunda-feira (29)


Começa nesta segunda-feira (29) o cadastramento de profissionais desempregados do setor de bares, restaurantes e alimentação fora do lar para receber o auxílio financeiro no valor de R$1.000. Essa é uma das medidas anunciadas pelo governador Camilo Santana para apoiar o setor, um dos mais prejudicados pela pandemia da Covid-19. A medida será executada através da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur).

~》◇《~

Saiba quem tem direito e quais as condições para isenções da Cagece


As isenções da Cagece anunciadas pelo Governo do Ceará já começaram a valer e contemplam imóveis comerciais do setor de alimentação fora do lar e algumas categorias residenciais atendidas pela companhia em todo o estado. Para orientar a população, a companhia disponibilizou uma cartilha com tira-dúvidas que explica quem tem direito ao benefício e quais as condições. A cartilha pode ser acessada no site da companhia www.cagece.com.br.

~》◇《~

Covid-19: 72 mil máscaras são distribuídas para população de cinco municípios cearenses


O Governo do Ceará concluiu, nesta quarta-feira (24), a distribuição de lote com 72 mil máscaras para a população das cidades de Araripe, Cedro, Coreaú, Itarema e São Benedito. A oferta dos equipamentos de proteção individual (EPIs), mediante articulação com os municípios, visa auxiliar no combate à Covid-19. A ação integra o Programa Mais Infância Ceará e é executada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

“Seguimos focados em minimizar os danos do coronavírus às famílias em situação de vulnerabilidade social no Ceará. As máscaras são uma maneira de dar mais segurança para que essas pessoas enfrentem a pandemia e, com isso, consigam se proteger. Estamos buscando sempre dar mais auxílio aos que mais necessitam”, destaca a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

~》◇《~

Assembleia Legislativa aprova renovação do Vale-Gás Social


Duzentas e cinquenta mil famílias cearenses serão contempladas com um botijão de gás, entre os meses de junho e julho. A ação do Governo do Ceará foi votada e aprovada nesta terça (23) pela Assembleia Legislativa. Com a aprovação, foi renovada a autorização para que o Governo adquira e distribua botijões de 13 kg às famílias em situação de vulnerabilidade social do Ceará. O Vale Gás Social é uma medida para minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19.

~》◇《~

Medida do Governo do Ceará para zerar conta de energia para 500 mil famílias é aprovada pela AL


Cerca de 500 mil famílias de baixa renda terão as contas de luz pagas nos próximos meses de abril e maio pelo Governo do Ceará. Diante dessa segunda onda de Covid-19, o Estado replica uma das medidas de maior impacto adotada no ano de 2020 para esse público. Após anunciar a ação na semana passada, o governador Camilo Santana encaminhou a proposta para a Assembleia Legislativa onde foi aprovada nesta terça-feira (23).

~》◇《~

Governo do Ceará vai distribuir 250 mil botijões de gás para famílias em situação de vulnerabilidade

O governador Camilo Santana anunciou, através de transmissão ao vivo em suas redes sociais, mais uma medida social para ajudar as famílias cearenses durante a pandemia. O Governo do Ceará vai comprar 250 mil botijões de gás para entregar às famílias mais vulneráveis do Estado, repetindo a ação de 2020.

“O Governo do Estado vai enviar para cada município o cupom de vale-gás, para que cada cidade entregue às famílias cadastradas nos programas sociais o seu benefício. Essa ação só foi possível com a repetição da parceria da empresa cearense Nacional Gás Butano, que vai fornecer o produto a preço de custo ao Estado, com a distribuição agendada para entre os dias 7 e 9 de abril aos municípios, e os mesmos disponibilizam às famílias cearenses”, explicou Camilo.

~》◇《~

Centec inicia distribuição de chips para alunos das Faculdades e Centros Técnicos


Cerca de 1.500 alunos dos cursos técnicos e superiores tecnológicos do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) começaram a receber chips com internet adquiridos pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), para facilitar o acompanhamento das aulas remotas durante o período de isolamento social. Todos os alunos da instituição serão beneficiados. Os dispositivos serão ativados com 20gb de internet ao mês por seis meses.

~》◇《~

Cagece disponibiliza opção de cadastramento para isenção de bares, restaurantes e similares


Já está disponível a ferramenta da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para consulta e cadastramento dos imóveis comerciais do segmento de alimentação fora do lar beneficiados com a medida do Governo do Ceará que isenta, até maio, bares, restaurantes e similares do pagamento das faturas de água. A verificação pode ser feita aqui.

~》◇《~

Governo do Ceará vai pagar a conta de luz de quase 500 mil famílias de baixa renda


O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou nesta quinta-feira (18), durante transmissão ao vivo nas redes sociais, que o Estado vai pagar a conta de luz para quase 500 mil famílias de baixa renda pelos próximos dois meses. Além da ação social de apoio às famílias cearenses, o governador fez um balanço das medidas que auxiliam os cearenses na pandemia, e divulgou o número de leitos no Ceará, ultrapassando a marca dos 4 mil leitos exclusivos para atender pacientes com Covid-19.

~》◇《~

Governo do Ceará distribuiu lote com 94 mil máscaras para população

Para reforçar a segurança individual da população, o Governo do Ceará continua realizando a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) para enfrentamento à Covid-19. Acaraú, Aurora, Barbalha, Crato, Pacujá e Salitre foram contemplados nesta terça-feira (16) e quarta-feira (17) com 94 mil máscaras, solicitadas ao Estado, por meio de articulação das secretarias de assistência do municípios.

~》◇《~

Parceria entre Detran-CE e Seduc beneficia mais de 400 mil estudantes no Ceará


Atividades educacionais a distância e garantia de um aprendizado seguro, em tempos de pandemia, para milhares de estudantes cearenses. É desta forma que o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) segue promovendo aulas remotas sobre educação para o trânsito para alunos da rede pública e privada de ensino.

~》◇《~

Governo do Ceará amplia Cartão Mais Infância para 150 mil famílias


O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou mais uma medida social para beneficiar as famílias mais vulneráveis do Estado. O Governo do Ceará ampliou de 70 mil para 150 mil famílias beneficiadas com o Cartão Mais Infância, recebendo um auxílio de R$ 100 mensalmente, através do Programa Mais Infância Ceará, executado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

~》◇《~

Governo do Ceará libera o pagamento de R$ 100 para as famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância


O Governo do Ceará liberou, nesta segunda-feira (15), o pagamento de R$ 100 do Cartão Mais Infância para cerca de 45 mil famílias cearenses.

~》◇《~

Assembleia aprova pacote de medidas que garante isenções nas contas da Cagece e Sisar


A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta quinta-feira (11), durante sessão remota, o pacote de medidas com isenção de pagamento para clientes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar).

~》◇《~

Governo do Ceará vai pagar as contas de água de 493 mil famílias de baixa renda e isentar tarifa de contingência dos próximos dois meses


Em transmissão ao vivo nas redes sociais, na noite desta terça-feira (9), o governador do Ceará, Camilo Santana anunciou que o Governo do Ceará, através da Cagece e do Sistema Sisar, isentará a conta de água de cerca de 493 mil famílias cearenses pelos meses de abril e maio.

~》◇《~

Aprovada proposta de ação compartilhada entre Estado e Município para aumentar frota de ônibus em Fortaleza


A necessidade de sair de casa para o trabalho faz com que milhares de trabalhadores se exponham diariamente ao risco de contrair a Covid-19 dentro dos ônibus. Uma saída para este problema é a ampliação da frota, medida que na Capital se torna possível a partir de mais uma ação de parceria entre Estado e Prefeitura de Fortaleza.

~》◇《~

Isenção de faturamento da Cagece e suspensão da tarifa de contingência

A isenção por 90 dias do pagamento da conta de água vai beneficiar 338 mil famílias que se enquadram no padrão básico da tarifa social.

~》◇《~

Sisar: famílias do interior recebem conta de água quitada

É estimado transferir, nos próximos três meses, cerca de R$ 9 milhões para ressarcir o Sisar das isenções dadas as famílias.

~》◇《~

Governo do Ceará pagará conta de energia de 534 mil famílias durante os próximos três meses

O Estado vai garantir o pagamento da conta de luz para 534.510 famílias de baixa renda que consomem até 100 kw por mês pelos próximos três meses.

~》◇《~

Governo do Ceará garante vale-alimentação a 423 mil alunos da Rede Estadual

O Estado distribuirá um cartão vale-alimentação para 423 mil alunos da Rede Estadual de Ensino, no valor de R$ 80,00, cada.

~》◇《~

Governo do Ceará vai comprar 200 mil botijões de gás para doar às famílias carentes

Essa ação é uma parceria com a empresa cearense Nacional Gás Butano, que vai fornecer o produto a preço de custo ao Estado.

~》◇《~

Vale-gás é ampliado para mais de 245 mil famílias

Foram contempladas com o benefício, as famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância; inseridas no Cadastro Único e beneficiárias do programa Bolsa Família com renda per capita igual ou inferior a R$ 89,34; e os jovens inseridos no programa Superação.

~》◇《~

Governo do Ceará antecipa o pagamento do Cartão Mais Infância pelo 5º mês seguido

O valor de R$ 85 foi pago antecipadamente a mais de 47 mil famílias com crianças na primeira infância e em situação de extrema pobreza, totalizando um investimento superior aos R$ 4 milhões.

~》◇《~

Cartão Mais Infância tem pagamento antecipado pelo 4º mês consecutivo pelo Governo do Ceará

O valor de R$ 85 que seria depositado somente no mês de julho já está disponível na conta dos beneficiários, totalizando um investimento de cerca de R$ 4 milhões. Aproximadamente 45 mil famílias com crianças na primeira infância e em situação de extrema pobreza serão contempladas.

~》◇《~

Governo do Ceará amplia pagamento do Bolsa Esporte por mais dois meses

A Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv) prorrogou a vigência do edital Nº 001/2018, que consiste no processo seletivo do programa Ceará Atleta, onde 4.000 Bolsas Esporte são concedidas para crianças, jovens e adultos atuantes no cenário esportivo no Estado.

~》◇《~

Programa distribuirá 439 toneladas de alimentos para quase 104 mil cearenses

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-CDS) compra e distribui 439.271,52 kg de alimentos até o final de junho deste ano. A ação atende 1.215 produtores rurais com cadastro já aprovado e beneficia a 651 entidades socioassistenciais em 99 municípios cearenses.

~》◇《~

Governo doará 12 milhões de litros de leite para 196 mil pessoas de baixa renda no Ceará

Até maio deste ano, o PAA Leite adquiriu mais de 4,2 milhões de litros de leite bovino e caprino e distribuiu para 1.841 entidades socioassistenciais, beneficiando cerca de 300.000 pessoas em 117 municípios cearenses.

~》◇《~

Mais 2.328 agricultores familiares são atendidos pelo Garantia Safra em junho

Um total de 2.328 agricultores familiares de Acaraú, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibicuitinga, Itapipoca e Paracuru recebem neste mês cinco parcelas do Garantia Safra 2018/2019 de uma única vez. A novidade representa a injeção de R$ 1.978.800 na economia dos municípios cearenses.

~》◇《~

Central 155 realiza parceria com a SPS para fornecer informações sobre os programas emergenciais do Estado

A Central de Atendimento Telefônico 155 está trabalhando para informar a população sobre os programas emergenciais do estado criados para auxiliar as famílias em situação de maior vulnerabilidade social durante o período de enfrentamento ao coronavírus.

~》◇《~

Políticas para Mulheres: novos encontros virtuais abordam Comunicação Não-Violenta

É com o tema “Comunicação Não-Violenta para melhorar os relacionamentos” que a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) promove mais um encontro do projeto “Diálogos entre Mulheres e Homens pela Harmonia Familiar”.

~》◇《~

Plantão de Acolhimento do HRN orienta famílias de pacientes internados

De segunda a sexta-feira, o serviço funciona das 8h ao meio dia e das 13h às 17h. Já nos fins de semana, o atendimento às famílias é das 7h ao meio dia e das 13h às 19h. O telefone para contato é (88) 3677-9300.

~》◇《~

Isenção da conta de água e da tarifa de contingência será ampliada por mais dois meses no Ceará

O Governo do Ceará anunciou a renovação da isenção da conta de água por mais dois meses para famílias vulneráveis do Ceará. Dessa forma, o Estado isenta completamente a fatura ou a tarifa de contingência por cinco meses, beneficiando mais de 2,3 milhões de cearenses a cada mês.

~》◇《~

Governo do Ceará distribui alimentos e kits de higiene a mais de 1500 artesãos do Estado

Nos meses de junho e julho, mais de 1500 artesãos cearenses serão beneficiados com as doações. As entregas, realizadas pela CeArt tiveram início nesta sexta-feira (19) e incluem kits com produtos alimentícios e de higiene para oito regiões do estado. Ao todo, 26 toneladas de alimentos beneficiarão todos os grupos.

~》◇《~

SPS distribui kits de abordagem para os 113 Creas cearenses

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SPS) fará a distribuição de mais 61 kits de abordagem às equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) de 29 municípios. Outros 37 municípios já receberam o material, que será entregue aos 113 Creas do Estado.

~》◇《~

Governador sanciona lei que cria auxílio mensal para catadores de materiais recicláveis

Cada trabalhador inscrito no projeto terá direito ao benefício no valor de 25% de um salário mínimo. O projeto de lei havia sido enviado pelo Executivo cearense e aprovado pela Assembleia Legislativa criando o auxílio mensal a catadores de materiais recicláveis.

~》◇《~

Com auxílio, catadores minimizam perdas pela Covid-19

Em 2020, o Governo do Ceará paga seis parcelas emergenciais de R$ 261,25 aos catadores. Um projeto já foi enviado à AL para tornar o auxílio permanente.

~》◇《~

Governo do Ceará torna Auxílio Catador política pública permanente

Boa notícia para milhares de catadores do Ceará. O governador Camilo Santana sancionou nesta terça-feira (28/12) o programa Auxílio Catador como política pública permanente. A medida concede benefício mensal de ¼ de salário-mínimo, aos catadores que atuam na coleta de resíduos sólidos. A lei, hoje em vigor, aprovada pela Assembleia Legislativa, em julho, autorizava o pagamento emergencial de seis parcelas, até o final de 2020, correspondentes a 25% de um salário-mínimo (R$ 261,25). Mas ao tornar a medida permanente, Camilo Santana avalia que o Governo está retribuindo o serviço prestado por esses autônomos à sociedade e à natureza.

~》◇《~

Começa nesta sexta-feira o cadastramento no auxílio catador 2021, de acordo com a nova lei

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) divulga Edital de Chamamento Público do Programa Auxílio Catador, visando à seleção de catadores cearenses, associados ou cooperados, que prestam serviços ambientais a partir da realização da coleta seletiva, conforme Lei Nº 17.377, de 30 de dezembro de 2020. A nova norma torna permanente a politica pública social instituída por meio da Lei Nº 17.256, de 31 de julho de 2020, que dispõe sobre Programa de Auxílio Financeiro aos Catadores do Estado do Ceará, em Decorrência da Prestação de Serviços Ambientais. Confira aqui os detalhes.

 

Economia

~》◇《~

Governo do Ceará divulga resultado final do edital que investirá R$ 4 milhões para eventos corporativos virtuais


O Governo do Ceará publicou, no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (8), o resultado final com os 92 projetos selecionados no edital que prevê investimento total de R$ 4 milhões para a realização de eventos corporativos virtuais no período da pandemia da Covid-19. O resultado foi definido após o período para análise de recursos.

~》◇《~

Ceará Credi: agentes de crédito e supervisores são capacitados para atuação no programa


Uma intensa troca de aprendizagem e conhecimento sobre a condução do microcrédito orientado utilizando a tecnologia marcou a semana dos 8 supervisores e 96 agentes de crédito selecionados por meio de edital e contratados para atuação no Ceará Credi. O programa de microcrédito produtivo foi lançado em abril deste ano pelo governador Camilo Santana e contará com aporte de R$ 100 milhões somente na primeira fase.

~》◇《~

Programa Ceará Credi recebe inscrições a partir desta quinta-feira (20)


O Governo do Estado do Ceará abre inscrições para interessados em participar do Ceará Credi – Programa de Microcrédito Produtivo Orientado. O cadastro está disponível a partir desta quinta-feira (20), por meio do site www.cearacredi.ce.gov.br.

~》◇《~

Programa Ceará Credi vai destinar R$ 100 milhões para beneficiar microempreendedores e trabalhadores cearenses


Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador Camilo Santana lançou, nesta sexta-feira (9), o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado (Ceará Credi), que investirá, inicialmente, R$ 100 milhões para apoiar microempreendedores e trabalhadores cearenses com crédito que varia entre R$ 500 e R$ 5 mil. Estiveram presentes no lançamento o secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Kennedy Vasconcelos; o presidente da Agência do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), Francisco Rabelo; e a diretora de Economia Popular e Solidária da Adece, Silvana Parente.

~》◇《~

Proposta que facilita e viabiliza o Programa Microcrédito Produtivo do Ceará é aprovada na Assembleia


A Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira (8) o Projeto de Lei Complementar encaminhado pelo governador Camilo Santana que na prática vai facilitar e simplificar a operacionalização do Programa Microcrédito Produtivo do Ceará, viabilizando a efetiva implantação do programa instituído pela Lei Complementar nº 230, de 2021.

~》◇《~

Governo do Ceará divulga relação de inscritos no edital que investirá R$ 4 milhões para eventos corporativos no Estado


O Governo do Ceará divulga, através do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (6), a relação de propostas inscritas para 92 projetos do edital que prevê investimento total de R$ 4 milhões para a realização de Eventos Corporativos de forma virtual, no período da pandemia da Covid-19.

~》◇《~

Governo do Ceará anuncia liberação de R$ 100 milhões para Programa de Microcrédito


Mais uma medida de estímulo à economia cearense será implantada pelo Governo do Ceará. Na última quarta-feira (31), o governador Camilo Santana anunciou a liberação de R$ 100 milhões para o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado (Ceará Credi). A medida possibilitará empréstimos de R$ 500 a R$ 5 mil para a população mais vulnerável.

~》◇《~

Após pedido do Governo do Ceará, Comitê adia pagamento de ICMS de empresas do Simples Nacional


O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) acatou, nesta quarta-feira (24/3), o pedido do Governo do Ceará para adiar os prazos de pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) referentes aos meses de março, abril e maio de empresas inscritas no Simples Nacional. A medida busca amenizar o impacto econômico causado pelo agravamento da segunda onda da pandemia de Covid-19.

~》◇《~

Isenção de IPVA para setor de eventos é regulamentada; veja regras


O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE), publicou, no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (12/03), o Decreto nº 33.979/2021, que regulamenta a Lei n.º 17.387/2021, que concede isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 para contribuintes que explorem atividade econômica relacionada ao ramo de eventos.

~》◇《~

Governador sanciona medidas de apoio aos setores de alimentação fora do lar e benefícios em contas de água


Após aprovação das mensagens na Assembleia Legislativa na última quinta-feira (11), o governador Camilo Santana sancionou na tarde desta sexta-feira (12) durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, uma série de medidas de apoio aos setores de restaurantes, bares e demais estabelecimentos de alimentação fora do lar.

~》◇《~

Governo do Ceará lança edital de R$ 4 milhões para realização de eventos corporativos virtuais


O Governo do Ceará lançou, nesta quinta-feira (11), o edital que destina R$ 4 milhões para realização de eventos corporativos virtuais.

~》◇《~

Governo recebe aprovação na Assembleia Legislativa para medidas de apoio aos bares e restaurantes


Em um ano de batalha travada contra a pandemia da Covid-19 o Governo do Ceará tem realizado investimentos em diversas áreas.

~》◇《~

Governo do Ceará vai destinar R$ 4 milhões para realização de eventos virtuais


Sensível à realidade do setor de eventos e buscando formas para apoiar a quem trabalha com essas atividades o Governo do Ceará nos últimos dias deu encaminhamento a uma série de medidas de apoio à categoria.

~》◇《~

Governador sanciona medidas de apoio ao setor de eventos


O governador Camilo Santana sancionou nesta quarta-feira (24) as leis que instituem medidas de apoio ao setor de eventos durante a pandemia.

~》◇《~

Governo do Ceará anuncia medidas de apoio ao Setor de Eventos


Através de transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador Camilo Santana anunciou medidas de apoio ao setor de eventos para esse período de pandemia.

~》◇《~

Governo anuncia pacote de medidas econômicas para auxílio a empresas e manutenção de empregosO governador Camilo Santana atendeu as demandas do setor produtivo do Ceará, após reunião com Fiec, Fecomércio, CDL, FAEC e Sindiônibus, divulgando uma série de medidas tomadas para aquecer a economia e, consequentemente, ajudar a proteção dos empregos.

~》◇《~

Com teleatendimentos, Governo do Ceará mantém qualidade dos serviços e economiza mais de R$ 2 mi

Entre 17 de abril e o dia 3 de julho de 2020, as equipes de saúde da plataforma fizeram 61 mil atendimentos virtuais. Um levantamento aponta que o valor da consulta médica em serviço hospitalar no SUS sai, em média, por R$ 44,20. Já o custo médio da teleorientação gira em torno de R$ 0,85.

~》◇《~

90% dos empregos no Ceará são retomados com o avanço de fases na economia

No dia 6 de julho, conforme Decreto Estadual 33.645, Fortaleza avançou para a Fase 3 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais. Com isso, 11 das 13 cadeias de atividades chegaram ao funcionamento pleno, com 100% das atividades liberadas.

~》◇《~

Grupo de Enfrentamento Econômico recebe proposições de Câmaras Setoriais e Temáticas

Afetados pela crise econômica causada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os setores produtivos cearenses representados pelas Câmaras Setoriais e Temáticas do Estado têm contribuído para o plano de retomada das atividades econômicas cearenses.

~》◇《~

Grupo de Enfrentamento Econômico recebe proposições das Micro e Pequenas empresas; Site de vendas e serviços Fique no Lar é uma das alternativas

O Grupo de Enfrentamento Econômico, criado em março deste ano com o intuito de institucionalizar as proposições de urgência dos setores produtivos devido à pandemia da Covid-19, tem recebido preposições do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas e Pequeno Porte Ceará.

~》◇《~

Agricultores e consumidores ganham mais liberdade para promover vendas online

O Portal da Agricultura Familiar já recebe o cadastro direto de agricultores familiares interessados em divulgar produtos e promover vendas. Atualmente, a ferramenta da Secretaria do Desenvolvimento Agrário contabiliza mais de 14 mil produtores rurais e 86 cooperativas cadastradas por meio de atendimento da Ematerce.

~》◇《~

1.050 famílias da reforma agrária são atendidas com assistência técnica remota

O grupo do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra realiza vendas por meio da Feira da Reforma Agrária e também mobiliza a juventude na criação de barreiras sanitárias com o objetivo de frear a propagação da pandemia da Covid-19 em comunidades rurais.

~》◇《~

Governador sanciona lei de redução das mensalidades escolares durante pandemia

A lei prevê redução das mensalidades escolares durante a pandemia do coronavírus 19 (Covid-19) com descontos nas mensalidades que variam de 5% a 30%, estabelecendo valores menores para pequenas e médias escolas incluídas no Simples Nacional.

~》◇《~

Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais inicia com 17 setores contemplados a partir de 1º de junho

O Governo do Ceará implementa, a partir do próximo dia 1º de junho, o Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais. O processo conta com uma fase inicial de transição, em que estão contemplados 17 setores, e mais quatro fases de abertura, obedecendo a critérios técnicos, sanitários e epidemiológicos.

~》◇《~

Teleatendimento está disponível para tirar dúvidas sobre protocolos do Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais

As dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: duvidasprotocolos@sedet.ce.gov.br. O teleatendimento conta com 12 linhas telefônicas divididas por 4 grupos de cadeias econômicas. Ou seja, são 3 linhas para cada grupo. O Plantão telefônico funcionará em dias úteis das 8h às 12h e das 13h às 17h.

~》◇《~

Nova ferramenta do IntegraSUS ajuda na tomada de decisões sobre a abertura responsável da economia

A plataforma possibilita acompanhar regionalmente os números da Covid-19 com relação a atendimentos, ocupação de leitos, novos casos, óbitos, além de outras estatísticas. O portal vai auxiliar o Governo do Ceará na abertura de novas fases da estratégia de flexibilização do retorno das atividades.

~》◇《~

Até 82 mil empregos poderão ser retomados na Fase 1 do Plano de Retomada Responsável da Atividade Econômica

Fortaleza inicia nesta segunda-feira (8) a Fase 1 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais no Ceará, com a liberação parcial de algumas atividades do comércio, incluindo os shoppings. Com isso, até 82 mil empregos poderão ser retomados.

~》◇《~

Governo do Ceará lança plataforma para facilitar busca por linhas de crédito

endo em vista o aumento do interesse das empresas por crédito junto às instituições financeiras durante a pandemia do novo Covid-19, o Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), lançou uma ferramenta de ajuda nas buscas pelo auxílio.

~》◇《~

Startup incubada no Nutec é selecionada para ajudar no combate à Covid-19

A empresa, que faz parte do Programa de Incubação do Nutec “Você, Empreendedor!”, foi selecionada em quarto lugar pelo Banco do Nordeste (BNB).

~》◇《~

Sedet fecha parceria com Instituto Iracema Digital para impulsionar Plataforma Revive Negócios

O Instituto Iracema Digital criou o Revive, uma plataforma impulsionadora de soluções e negócios por intermédio da integração Academia, Governo, Sociedade. Inicialmente, a plataforma foi idealizada para apoiar ações e projetos no enfrentamento da Covid-19.

~》◇《~

Governo coloca em prática medidas tributárias para retomar a economia

A primeira está prevista no Decreto n° 33.640 e trata do parcelamento de créditos tributários do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Educação/Ciência e Tecnologia

Seduc lança projeto direcionado às crianças em tempos de distanciamento social

O projeto #BrincandoEmFamília oferece sugestões de momentos de interação em casa, com brincadeiras e histórias para alegrar o cotidiano das crianças nestes tempos de distanciamento social. O material está disponível no site idadecerta.seduc.ce.gov.br.

~》◇《~

Parceria entre Seduc e Google permite acesso de estudantes e professores a ferramentas educacionais online

A plataforma oferece uma série de ferramentas como Google Sala de Aula, Drive, Gmail, Hangout e Agenda. Por meio dos acessórios, professores disponibilizam atividades pedagógicas de suas disciplinas e interagem com os estudantes, com o objetivo de dar suporte aos estudos realizados em casa de forma segura.

~》◇《~

Startup cearense ministrou cerca de 100 horas/aulas online gratuitas

Cerca de 100 horas/aulas já foram ministradas pela startup cearense Expeduca, que passou a ofertar as aulas particulares online, individualizadas e gratuitas para os estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, neste período de quarentena.

~》◇《~

Seduc promove Formação Continuada para Profissionais da Educação Infantil

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza a Formação Continuada para Profissionais da Educação Infantil, entre maio e julho de 2020. Devido à conjuntura de distanciamento social, os encontros ocorrem de forma virtual, por meio da plataforma digital Google Classroom, contabilizando carga horária de 60h/a.

~》◇《~

Plano de Atividades Domiciliares auxilia escolas a organizarem ações pedagógicas

As ações nas escolas são norteadas por um Plano de Atividades Domiciliares (PAD), desenvolvido de forma individualizada, de acordo com a realidade própria de cada uma, sempre contando com a supervisão e o apoio das Crede’s e da Sefor. Nesta sexta (12), o PAD será debatido em webinar, dentro da programação da “Conexão Seduc”.

~》◇《~

Governo do Ceará inicia atividades virtuais de formação com 820 jovens em situação de vulnerabilidade social

Após uma parceria firmada entre a Vice-Governadoria do Ceará e a plataforma Educação Livre (EduLivre), as atividades foram oficialmente retomadas em ambiente virtual, e assim permanecerão até que as aulas presenciais sejam liberadas no estado.

~》◇《~

Centro de Formação Olímpica abre 410 vagas de cursos gratuitos

O Centro de Formação Olímpica vai abrir 410 vagas para cursos gratuitos que serão realizados a partir de julho. Desse total, 200 vagas são direcionadas para cursos de capacitação profissional para a área do esporte, 150 para formação esportiva de crianças e jovens de 10 a 19 anos, e 60 para atividades de saúde e lazer.

~》◇《~

Centec oferece 240 vagas em cursos gratuitos com aulas online

O Instituto Centec está com inscrições abertas, de 16 a 18 de junho, para cinco cursos dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) que serão oferecidos através de aulas remotas. A ação faz parte de um amplo planejamento institucional para dar continuidade aos cursos de qualificação profissional de jovens e adultos.

~》◇《~

Funcap cria linha de apoio a projetos emergenciais de combate à Covid-19

O objetivo da iniciativa é prover um processo ágil e desburocratizado de tramitação de propostas, que permita a contribuição em tempo real para o combate às doenças causadas pelo vírus através de iniciativas da comunidade de ciência e inovação do Ceará.

~》◇《~

Preparação para o Enem continua durante período de férias com programação online

Semanalmente, às quartas-feiras, serão lançados dois temas de redação com o intuito de estimular a prática da escrita entre os alunos, de forma que possam desenvolver a criatividade, o raciocínio e o pensamento crítico, habilidades fundamentais para o bom desempenho na prova.

~》◇《~

Criando Oportunidades: alunos do projeto concluem curso em meio à pandemia

A pandemia não paralisou o projeto Criando Oportunidades, que encerrou mais um ciclo nesta quarta-feira (1º), com a conclusão da primeira turma parcialmente online do curso de Assistente Administrativo.

~》◇《~

Governo do Ceará disponibiliza protocolos para setor de eventos e das atividades educacionais

O decreto traz a liberação das atividades presenciais da educação infantil nos municípios que compõem a macrorregião de Sáude de Fortaleza. O atendimento presencial está limitado a 30% da capacidade. A oferta de atendimento remoto deve ser mantida para os pais que assim escolherem.

~》◇《~

Investimentos para o ensino remoto geram legado para a educação cearense em 2020

O Governo do Ceará adotou providências concretas para a manutenção do processo de ensino e aprendizagem diante do cenário de pandemia. A necessidade de distanciamento social exigiu uma série de adaptações na dinâmica educacional, sobretudo na relação entre professor e aluno, e uma delas foi a prática do ensino remoto. Entre as ações assumidas pelo Governo para que as atividades pudessem ser realizadas de forma satisfatória, e visando à promoção da equidade, foram adquiridos 347 mil chips com pacote mensal de 20GB de internet móvel para os alunos. O investimento estadual, somente nos primeiros seis meses da iniciativa, será de R$ 29,4 milhões.

~》◇《~

Governo do Ceará vai distribuir tablets para estudantes de universidades e escolas da rede pública estadual

Alunos das universidades e escolas públicas estaduais receberão tablets do Governo do Ceará para que tenham, assim, melhores condições de acesso ao ensino remoto, implementado por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Para que o material seja adquirido de acordo com a legislação, o governador Camilo Santana encaminhou Projeto de Lei à Assembleia Legislativa. “Os critérios de distribuição estão sendo definidos, mas já adianto que os alunos que ingressarem no 1° ano do ensino médio em 2021 receberão tablet”, disse o governador ao anunciar mais esta iniciativa nesta terça-feira (1º).

~》◇《~

Governo destina chips com internet móvel para 347 mil alunos de escolas e universidades estaduais

O governador Camilo Santana anunciou, na manhã desta segunda-feira (9), que alunos da rede estadual de ensino público – Fundamental, Médio e Superior – serão contemplados com chips de dados de internet móvel. Ao todo, o Governo do Ceará beneficiará aproximadamente 347 mil estudantes mensalmente com um pacote de 20GB. O investimento do Tesouro Estadual será de R$ 29.415.157,20 nos primeiros seis meses.

~》◇《~

Assembleia aprova projeto do Governo do Ceará para distribuir chips de internet para estudantes

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira (3) a mensagem do Governo do Ceará que autoriza o Poder Executivo a adquirir e distribuir pacotes de dados de internet móvel para alunos da rede estadual de ensino público – Fundamental, Médio e Superior. Conforme o governador Camilo Santana anunciou no último dia 9 de novembro, cerca de 347 mil estudantes serão contemplados com chips de dados de internet com um pacote de 20GB mensais. A medida segue agora para sanção do governador e publicação no Diário Oficial do Estado para entrar em vigor. O investimento do Tesouro Estadual será de R$ 29.415.157,20 nos primeiros seis meses.

~》◇《~

Governador sanciona lei para aquisição de chips de internet para alunos do ensino público médio e superior; Distribuição começa esta semana

O governador do Ceará, Camilo Santana, sancionou nesta segunda-feira (7) a lei que autoriza o Governo do Ceará a adquirir chips de internet móvel para alunos da rede estadual e do ensino público superior do Estado – Fundamental, Médio e Superior. O investimento do Tesouro Estadual será de R$ 29.415.157,20 nos primeiros seis meses, e no total, serão 347 mil chips de dados de internet com um pacote de 20GB mensais.

~》◇《~

Alunos de escolas e universidades estaduais começam a receber do Governo do Ceará chips com internet

A distribuição dos 347 mil chips com pacote mensal de 20GB de internet móvel para os alunos da rede pública estadual de ensino teve início nesta quarta-feira (9). O objetivo do Governo do Ceará é garantir melhores condições de acesso à internet aos estudantes em decorrência da necessidade de aulas virtuais. O investimento estadual nos primeiros seis meses será de R$ 29.415.157,20.

~》◇《~

Estudantes da rede de ensino do Governo do Ceará começam a receber os chips com pacotes de internet

Com a pandemia do novo coronavírus, o sistema de educação teve que se reinventar para não parar. O meio encontrado para isso foi a Internet. Foi a partir da dificuldade de acesso à rede que o Governo do Ceará trabalhou a distribuição de chips com pacotes de internet. Nesta terça-feira (22), os estudantes da rede pública estadual de ensino começaram a receber o chip, que tem pacote mensal de 20GB. Quase 347 mil estudantes serão beneficiados. O investimento do Tesouro Estadual nos seis primeiros meses será de R$ 29.415.157,20.

Cultura

I Edital Festival Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo

É uma ação de promoção e democratização do acesso aos recursos do Fundo Estadual da Cultura para o fomento de bens e serviços culturais no campo das artes em todas as regiões do estado durante o período de maio e junho de 2020, podendo ser prorrogado de acordo com a situação de emergência em saúde decorrente do Covid-19.

~》◇《~

Edital Festival Cultura DendiCasa: Secult divulga resultado final

Foram selecionados 400 projetos entre os mais de 1.700 inscritos. O Edital contou com o investimento de R$1 milhão provenientes do Fundo Estadual de Cultura.

~》◇《~

Em tempos de coronavírus, Secult promove evento virtual para celebrar 110 do Theatro José de Alencar

Inaugurado em 17 de junho de 1910, o Theatro José de Alencar completa 110 anos em 2020. A comemoração acontece durante todo o dia 21/6 (domingo), no canal do Youtube do equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. A programação dá início a uma série de comemorações virtuais que se estendem até o dia 5 de novembro.

~》◇《~

Férias no São Luiz Dendicasa estreia no dia 21 de julho

A programação do Cineteatro São Luiz coloca em cartaz o “Férias no São Luiz Dendicasa”, com uma seleção de quatorze (14) projetos aprovados no edital DendiCasa da Secult. Tudo produzido por artistas da terra. Tem Cursos de formação, cinema, shows, espetáculos circenses e muito mais.

Segurança pública/Fiscalização

Mais de 90 mil passageiros são abordados em barreiras sanitárias no aeroporto de Fortaleza durante pandemia

Cerca de 700 rastreamentos são realizados por dia na área de desembarque do terminal. O serviço de aferição de temperatura corporal, triagem de passageiros e repasse de informações sobre os sintomas da doença é feito por 20 profissionais da Vigilância Sanitária da Sesa que atuam em regime de escalas diurnas e noturnas.

~》◇《~

PMCE, Vigilância Sanitária e Agefis fiscalizam shoppings de Fortaleza para evitar desrespeito às medidas do decreto estadual

A ação resultou nas visitas a quatro shoppings de Fortaleza com o objetivo de verificar o cumprimento das medidas de segurança previstas por decreto estadual. Dois centros comerciais situados no Centro, um no bairro São Gerardo e outro no Edson Queiroz receberam as equipes sanitárias.

~》◇《~

SSPDS já entregou 70 mil máscaras de proteção facial para profissionais da segurança pública do Ceará

Os profissionais da segurança pública estadual já receberam 70 mil máscaras de proteção facial viabilizadas pela SSPDS. O equipamento de proteção individual foi entregue para a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e servidores da Secretaria.

~》◇《~

SSPDS acompanha operações de fiscalização do decreto estadual em Itarema e Itapipoca

Itarema e Itapipoca, cidades da Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17), estão na lista das cidades que passaram a adotar medidas rígidas de isolamento social no Estado desde o dia 1º de junho.

~》◇《~

SSPDS mantém higienização em estruturas do Proteger e em base da Ciopaer em Fortaleza

Hoje foi a vez das bases do Proteger instaladas na Beira Mar, Cidade 2000, Dendê, Dragão do Mar, Lagamar, Lagoa do Opaia, Meireles, Papicu, Praia de Iracema e São João do Tauape passarem pelo processo de limpeza.

~》◇《~

PMCE intensifica ações de fiscalização e orientação em comércios não essenciais na Capital

Os trabalhos se concentraram nos bairros inseridos em 52 dos 104 quadrantes da Capital, onde são registrados os maiores números de denúncias.

~》◇《~

Barreiras sanitárias em aeroportos são fundamentais para impedir a transmissão da doença

Ao todo, 56 residentes dos 11 programas de residência em saúde da ESP/CE e três supervisores atuam no serviço. No aeroporto de Fortaleza, acontecem cerca de 700 rastreamentos por dia.

~》◇《~

Forças de Segurança e demais órgãos atuam para orientar e fiscalizar medidas de combate à Covid-19 na Capital

As ações de fiscalização e de conscientização coordenadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e vinculadas e pela Prefeitura de Fortaleza permanecem até o próximo dia 20 de maio, com o foco em salvar vidas.

~》◇《~

Bairros de Fortaleza com piores indicadores da Covid-19 terão fiscalização intensificada

Os indicadores de novos casos da doença, número de óbitos, circulação de veículos e denúncias de aglomeração de pessoas e comércios funcionando indevidamente serão levados em consideração.

~》◇《~

Corpo de Bombeiros inicia ação de abordagem na Ceasa-CE

O Corpo de Bombeiros do Ceará começou na última sexta-feira (8) na Ceasa-CE em Maracanaú, ação de abordagem para orientar permissionários, frequentadores, e funcionários obre as medidas restritivas de tráfego e circulação como forma de conter o avanço do coronavírus.

~》◇《~

Polícia Civil e MPCE apreendem 50 mil máscaras de proteção que eram vendidas com preço abusivo

A Polícia Civil do Ceará (PCCE) e o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deflagraram a operação “Careza”, que teve como objetivo combater o abuso de preços na venda de máscara numa rede de farmácias de Fortaleza.

~》◇《~

Delegacias da Polícia Civil na Capital recebem ação de desinfecção no combate à covid-19

Nesta quinta-feira (4), uma iniciativa conjunta com a Cruz Vermelha Brasileira no Ceará (CVB/CE) levou o serviço de desinfecção e higienização para as dependências de três delegacias da Capital.

~》◇《~

Operação Fim de Ano Seguro tem início com 23 estabelecimentos fiscalizados pela Sesa

A Secretaria da Saúde do Ceará divulga o balanço das fiscalizações do primeiro final de semana da Operação Fim de Ano Seguro, que tem como objetivo intensificar a fiscalização nos estabelecimentos, com base nos decretos estaduais de prevenção e controle da Covid-19. Ao todo foram fiscalizados 23 estabelecimentos em Fortaleza, desses, nove foram interditados.

~》◇《~

Secretaria da Saúde do Ceará intensifica fiscalização em estabelecimentos

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) promove, a partir deste sábado (12), a Operação Fim de ano Seguro, que tem como objetivo reforçar a fiscalização para o cumprimento de medidas de prevenção à Covid-19. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e Ministério Público do Estado (MPCE).

~》◇《~

Vigilância Sanitária fiscaliza 17 estabelecimentos no fim de semana

Com objetivo de verificar o funcionamento de estabelecimentos com base nos decretos estaduais de prevenção e controle da Covid-19, a Secretaria da Saúde do Ceará divulga, nesta segunda-feira, 11, o balanço das inspeções durante o último fim de semana, entre 8 e 10 de janeiro. Ao todo foram fiscalizados 17 estabelecimentos em Fortaleza, entre bares, restaurantes e hotéis. Desses, dois estavam cumprindo o decreto integralmente.

~》◇《~

Vigilância Sanitária fiscaliza 57 estabelecimentos em uma semana, em Fortaleza

A Secretaria da Saúde do Ceará divulga o balanço das fiscalizações durante a semana entre 22 até 27 de dezembro. A Operação Fim de Ano Seguro tem como objetivo intensificar a fiscalização nos estabelecimentos, com base nos decretos estaduais de prevenção e controle da Covid-19. Ao todo foram fiscalizados 57 estabelecimentos, em Fortaleza. Desses, quatro foram interditados.

~》◇《~

Operação policial contra aglomeração em Beberibe resulta em 31 pessoas detidas

Uma operação deflagrada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) com o apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou em 31 pessoas detidas, em Beberibe, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado, no último sábado (19), após a realização de uma festa e aglomeração. Entre os conduzidos estavam duas pessoas que apresentavam sintomas de Covid-19. A ofensiva integra as ações policiais na região que visam coibir práticas que desrespeitem o decreto governamental de normas de combate à pandemia.

~》◇《~

CGE apresenta dados de transparência na reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) apresentou, na última quinta-feira (11), dados de transparência de ações desenvolvidas pelo Governo do Estado do Ceará para o enfrentamento à pandemia da Covid-19.

~》◇《~

Ceará Transparente disponibiliza informações sobre os investimentos do Estado durante o combate à covid-19

Por meio da ferramenta, o cidadão pode encontrar informações sobre os mais de 420 milhões de reais investidos no combate à pandemia.

~》◇《~

Ceará se destaca em Ranking da Transparência no Combate à Covid-19

O Governo do Ceará foi avaliado pela Organização da Transparência Internacional Brasil como um dos mais transparentes do país durante o enfrentamento à pandemia do Coronavírus. O Estado foi pontuado pelo Ranking da Transparência no Combate à Covid-19 com nota 98,7.

Vacinação contra Covid-19

Câmaras refrigeradas e mais 6 milhões de seringas e agulhas adquiridas pelo Governo do Ceará chegam em janeiro

O Ceará se prepara para executar o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. Hoje, em estoque, há 2 milhões de seringas e agulhas e outras 6 milhões têm previsão de chegada para a primeira quinzena de janeiro, assim como parte das câmaras refrigeradas para armazenamento das vacinas.

~》◇《~

Cinco municípios do Ceará recebem câmaras refrigeradas para armazenar vacinas da Covid-19

Na manhã desta quarta-feira, 30 de dezembro, chegaram ao Estado cinco câmaras refrigeradas que serão utilizadas para armazenamento das vacinas contra Covid-19. Os municípios que já receberam os refrigeradores foram Banabuiú, Itaitinga, Paraipaba, Paracuru e Quixeramobim. A chegada desses equipamentos faz parte do plano do Governo do Ceará para receber as vacinas contra a Covid-19. A Secretaria da Saúde do Ceará adquiriu um total de 147 câmaras refrigeradas para os municípios, sendo 143 itens de 200 litros e 4 itens de 300 litros. O valor do investimento é de R$ 2,8 milhões. A previsão é de chegar mais 75 desses equipamentos até o dia 12 de janeiro.

~》◇《~

Ceará inicia vacinação contra a Covid-19

O Ceará iniciou a vacinação contra Covid-19 poucos minutos depois da chegada das primeiras 218 mil doses da Coronavac em Fortaleza. Cinco profissionais do Hospital Estadual Leonardo da Vinci e um líder indígena foram imunizados na unidade de saúde. Pouco depois, no Hospital Geral de Fortaleza, outros cinco profissionais também foram vacinados.

~》◇《~

Técnica de enfermagem do Hospital Estadual Leonardo da Vinci é a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Ceará

Maria Silvana Souza dos Reis, de 51 anos, foi a primeira cearense a ser vacinada contra a Covid-19 no Ceará. A técnica de enfermagem atua no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (HELV) desde o início da pandemia, quando a unidade hospitalar foi solicitada e reestruturada pelo Governo do Ceará para atender pacientes com os casos mais graves da doença causada pelo coronavírus.

~》◇《~

Governo do Ceará entregou a vacina contra o coronavírus a todos os 184 municípios cearenses

A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Ceará já é uma realidade. O Governo do Ceará, através da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), concluiu o repasse de doses a todos os 184 municípios para a imunização de parte do grupo prioritário, de forma proporcional, em menos de 24 horas depois da chegada das 218 mil doses da vacina Coronavac em Fortaleza.

~》◇《~

Com rotas aéreas e terrestres, vacinas contra Covid-19 são distribuídas no Ceará após trabalho das Forças de Segurança

Antes mesmo da chegada das primeiras 218 mil doses da Coronavac em solo cearense, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) já havia mobilizado um aparato de segurança objetivando o transporte dos imunizantes contra a Covid-19 no Estado. Além do emprego de equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) para o envio de lotes da vacina para a Grande Fortaleza e municípios do Interior, também foram utilizadas três aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS para realizar o carregamento das vacinas até grandes cidades do Interior para distribuição nas demais localidades.

~》◇《~

Vacinação tem início no Interior após Governo do Ceará distribuir as doses recebidas

Após desembarcarem em Fortaleza no final da tarde dessa segunda-feira (18), as primeiras 218 mil doses da vacina Coronavac, imunizante de proteção contra a Covid-19, seguiram imediatamente para os demais municípios cearenses. Seguindo o que foi elaborado no plano de logística do Governo do Ceará, os lotes foram distribuídos na Capital e para mais 20 cidades polo que correspondem às Áreas Descentralizadas de Saúde, de onde o material foi repassado aos demais municípios.

~》◇《~

Profissionais de saúde da rede estadual são vacinados no Interior; imunização segue na Capital

Após a chegada do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 no Ceará, com 109 mil imunizantes, na segunda-feira (18), profissionais e trabalhadores da saúde da rede estadual foram imunizados nesta terça (19) na Capital e no Interior. Em Fortaleza, um dia após a primeira vacinação no Estado, o Hospital São José (HSJ) deu início à imunização de profissionais que atuam no enfrentamento à pandemia. Ao todo, a unidade recebeu 100 doses da Coronavac, substância produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

~》◇《~

Linha de frente: farmacêuticos da rede estadual reforçam combate à pandemia

Além do trabalho na assistência de pacientes, com orientações sobre o uso de remédios, os farmacêuticos são responsáveis pela logística de medicamentos e pelo seu uso racional. Os profissionais também minimizam riscos e realizam capacitações para reduzir danos, bem como orientam para o contato com materiais potencialmente contaminados.

~》◇《~

Nova funcionalidade do Plantão Coronavírus tira dúvidas sobre vacinação

Com a chegada da vacina no Ceará, o Plantão Coronavírus, assistente virtual do Governo do Ceará, implementou em seu sistema nesta quarta-feira (20) uma nova funcionalidade. Com a atualização, é possível tirar dúvidas sobre o processo de imunização da população cearense.

~》◇《~

Hospital Regional do Cariri inicia vacinação; imunização segue em Fortaleza e no Interior

As primeiras vacinas chegaram por volta das 8h desta quarta-feira (20) ao Hospital Regional do Cariri (HRC), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Os imunizantes eram aguardados com ansiedade pelos profissionais da saúde que, desde março de 2020, trabalham no tratamento dos casos mais graves da Covid-19.

~》◇《~

Idosos do Abrigo Olavo Bilac recebem primeira dose da vacina contra Covid-19

Os 75 idosos do Abrigo Olavo Bilac, equipamento do Governo do Ceará, e coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), foram vacinados contra Covid-19.