Em parceria com o Hemoce, SSPDS incentiva profissionais da segurança a serem doadores de sangue

15 de junho de 2021 - 10:26 # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

 

Uma atitude simples que dura minutos e pode salvar até quatro vidas. É dessa forma que o ato voluntário de doar sangue é caracterizado. Para celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, nessa segunda-feira (14), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) está incentivando os profissionais que fazem a segurança pública a se tornarem doadores. A iniciativa, que visa promover a conscientização sobre a importância da doação de sangue durante o mês de junho, é uma parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).

O “Junho Vermelho” foi escolhido por ser um mês que apresenta um clima mais frio em algumas cidades do País e, por ser também, um período de férias escolares, fazendo com que haja uma diminuição no número de doações. A parceria entre as instituições tem o objetivo de aumentar o estoque do banco de sangue nas unidades dos hemocentros em Fortaleza e Interior, que também vem registrando queda durante a pandemia.

Salvando Vidas

Cumprindo o seu papel social, o tenente da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Gláucio Gomes, lotado na Coordenadoria de Ensino e Instrução da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), todos os anos realiza a sua doação para o Centro de de Hematologia. A atitude voluntária começou em 1987, quando o policial iniciou a sua carreira militar nas Forças Armadas. De lá pra cá, já se passaram 34 anos e, para ele, a sensação após cada doação é inigualável.

“Sou doador de sangue há 34 anos e, para mim, a sensação é sempre a mesma: a de dever cumprido. Sinto que a vida não é só isso, não é só esse lado material, a vida é muito mais. E saber que eu posso prolongar a vida de outras pessoas com esse gesto é uma satisfação que não tem preço. Meu desejo é que mais pessoas possam ter esse gesto de amor ao próximo, como nos foi ensinado”, ressaltou ele.

Verbena Matos, médica perita legista da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e doadora cadastrada no Hemoce há quatro anos, reforça que o gesto é rápido e simples, além de trazer diversos benefícios para a saúde de quem doa. “O ato de doar é o ato mais nobre que o ser humano pode fazer pelo outro, porque quando fazemos isso estamos doando vida, e isso é a maior prova de amor ao próximo. Eu sempre incentivo as pessoas que doem sangue, porque além de ser algo gratificante, promove um bem-estar e traz paz de espírito para quem doa”, finalizou ela.

Agendamento

Em respeito às medidas sanitárias e de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus, o Hemoce está recebendo os doadores com hora marcada para evitar aglomerações nas unidades. Os voluntários podem agendar um horário pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato de cada unidade. Em Fortaleza, os doadores podem ligar para (85) 3101-2305 ou (85) 99681-7597 – WhatsApp.