Governo do Ceará inicia pagamentos do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA)

15 de junho de 2021 - 09:24 # # # # # # #

Ascom Sema - Texto
Carlos Gibaja - Ascom Casa Civil - Foto

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), informa que, a partir do dia 16 de junho, estarão liberados os cartões e o auxílio-financeiro aos Agentes Jovens Ambientais (AJA), referente às duas primeiras parcelas do benefício (abril e maio de 2021), já podendo fazer o saque na data mencionada.

Criado em 2021, o AJA oferece oportunidade de capacitação na área ambiental para até dez mil jovens cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e estejam matriculados ou tenham concluídos o Ensino Médio em escola pública do Estado do Ceará.

O Governo do Ceará, por meio da Sema, concederá aos selecionados, auxílio financeiro mensal correspondente a R$ 200,00.

O AJA tem como propósito estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

Consulte aqui se você está apto a receber o cartão e o auxílio.

Para retirar o cartão e o benefício, é necessário que o próprio AJA se dirija à agência especificada do Banco do Brasil, portando os seguintes documentos:

– RG do AJA
– CPF do AJA
– Comprovante de endereço em nome do AJA ou do responsável
– Caso o AJA seja menor de idade, deverá estar acompanhado de um responsável maior de idade, portando também os documentos do responsável: RG do responsável, CPF do responsável e Comprovante de Endereço do responsável.

OBS: Se você foi selecionado e o seu nome aparece marcado com um destaque em vermelho, entre em contato com a Sema.

OBS2: Titulares do Bolsa Família, conforme previsto no Edital, não podem fazer parte do Programa AJA, assim não poderão receber o cartão e o auxílio.

Consulte aqui a agência do Banco do Brasil que você deve se dirigir.

Vale lembrar que este pagamento é para os atuais AJAs que já começaram no Programa e estão na fase da Capacitação.

Para os candidatos do cadastro de reserva, o prazo para o envio da documentação se encerra no dia 15 de junho.