Casa de Saberes celebra o Dia do Cinema com ato em memória de Geraldo Cavalcanti e em defesa do cinema brasileiro

17 de junho de 2021 - 13:29 # # # # # # # #

Ascom Secult


Dia do cinema: amigos realizam um ato em memória de Geraldo Cavalcanti e em defesa do cinema brasileiro

19 de junho é o Dia do Cinema. Para marcar a data, uma parceria entre o campus de Quixadá do IFCE, a Casa de Saberes Cego Aderaldo e os coletivos de cinema Comer com os Olhos (Ceará) e Nós na Tela (Rio Grande do Norte), em colaboração com a TV Sertão, realizará o ato “Em memória de Geraldo Cavalcanti, em defesa do cinema brasileiro”.

A programação tem início às 17h e será transmitida, simultaneamente, pelos canais de YouTube Casa de Saberes Cego Aderaldo e IF Quixadá Web TV. A programação será dividida em duas partes.

A primeira traz uma homenagem ao cineasta potiguar, que trabalhava na cidade de Quixadá, e a apresentação da Mostra NAVI de filmes independentes, idealizada por Geraldo. A partir de 17h10, serão apresentados cinco filmes: “A casa do doido Alexandre” (Geraldo Cavalcanti), “Sertão Nossa” (Antônio Fargoni), “Viva o cinema brasileiro” (Buca Dantas), “The End” (Geraldo Cavalcanti) e as “Almas Santas da Barragem” (Geraldo Cavalcanti).

Após a exibição da mostra será feito um intervalo, com o retorno da programação às 19h20. O início da segunda etapa trará um bate-papo com os cineastas Buca Dantas e Mathieu Duvignaud sobre o Cinema Processo e o filme “Viva o cinema brasileiro”.

Em seguida, às 19h50, alguns integrantes dos coletivos “Nós na Tela” e “Comer com os Olhos” vão participar de uma roda de conversa, entre os convidados estão a atriz Silbene Sil e o cineasta Nilson Eloy.

A programação em homenagem a Geraldo terá ainda um vídeo-poesia, com a atriz Tony Silva, Poesia o Ultimato; a participação por meio de vídeo de Pedro Hernández, vice-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Relações Internacionais da Faculdade de Arte dos Media Audiovisuais (FAMCA), Universidade das Artes (Cuba); e a entrega do troféu Geraldo Cavalcanti, idealizado pelo artista plástico Guaraci Gabriel. O ato terminará com um vídeo para Geraldo.

Geraldo Cavalcanti

O cineasta Geraldo Cavalcanti nasceu na cidade de Natal, onde começou a carreira na sétima arte. Foi roteirista e diretor de cena. Participou do movimento Cinema Processo e do coletivo Nós na Tela. Deixou a terra natal para uma temporada em Cuba, sempre ligado ao cinema.

Em 2016, mudou-se para Quixadá (Ceará) para assumir o cargo de Técnico em Audiovisual do Instituto Federal do Ceará (IFCE). No sertão cearense, criou o Festival Sertão e Diversidade, fundou o Núcleo de Pesquisas Audiovisuais (Navi), projeto de extensão do campus de Quixadá, e o coletivo Comer com os Olhos, além de ter coordenado a Escola de Cinema do Sertão.