Balneabilidade: sobe para 12 o número de praias próprias na capital fortalezense

18 de junho de 2021 - 13:11 # # # # #

Ana Luzia Brito - Ascom Semace - Texto e Foto


Nesta semana subiu para 12 o número de praias próprias para banho em Fortaleza, segundo o boletim de balneabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O documento foi divulgado na última quinta-feira (17/06) pela Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia.

O trecho Leste mostra mais pontos adequados, sendo seis no total, referente ao postos 4 ao 8, e posto 11, que ficam entre a Praça 31 de Março, postos dos Bombeiros 01 ao 04, e o Farol. O posto 67, que se destaca pela foz do Rio Cocó e a Sabiaguaba, não dispõe de resultados no momento pois segundo a legislação ambiental vigente faz-se necessário análise de cinco semanas consecutivas para o critério de balneabilidade confiável.

Compreendidos entre a rua José Vilar, Espigão da Av. Desembargador Moreira, Espigão da rua João Cordeiro, seguindo até o Aquário, o trecho Centro traz esses pontos satisfatórios para o banho. O trecho 16 também apresentou dificuldades no momento da coleta, porém, por motivo de obras no local.

Já o trecho Oeste traz dois pontos próprios, 23 e 30, localizados entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó, e entre a foz do Rio Ceará até a Rua das Goiabeiras, respectivamente.

Fique atento

Vários fatores podem influenciar na qualidade das águas, tais como: ligações clandestinas de esgotos na rede de drenagem, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar através das galerias pluviais), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos, adensamento urbano próximo.

A Semace recomenda que, antes de qualquer recreação ao mar, banhistas confiram o boletim de balneabilidade disponível no site da autarquia ou através do aplicativo Semace Mobile.

Confira na íntegra o boletim de balneabilidade Semace clicando aqui.