Secitece recebe equipamentos para a instalação da Usina Solar Fotovoltaica

22 de junho de 2021 - 15:55 # # # # #

Ascom Secitece - Texto e Fotos


Painéis solares, cabos e inversores elétricos serão instalados em até 90 dias

Já se encontram nas dependências do Centro de Treinamento do Trabalhador Cearense (CTTC/IFCE), os equipamentos para a instalação da Usina de Minigeração Solar Fotovoltaica de 400kWp. São painéis solares, cabos e inversores elétricos, que serão instalados, em um prazo de 90 dias, pela Ilumisol Energia Solar, empresa vencedora do pregão eletrônico e contratada para a construção da usina.

Os recursos para a construção da usina solar somam quase R$ 1,3 milhão e foram obtidos através de convênio firmado entre Secitece e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Ao todo, serão destinados R$ 6 milhões para o projeto, frutos do convênio.

“A instalação dos equipamentos é a primeira etapa do projeto e um passo importante para a consolidação do Complexo de Energias Renováveis que será abrigado no CTTC/ Pecém e que incluirá ainda um laboratório”, ressalta o secretário da Secitece, Inácio Arruda. Esse laboratório proporcionará meios para o desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas ao processamento da energia elétrica, certificação e homologação de inversores de frequência e outros equipamentos de uso em sistemas de energia renovável, além de viabilizar dados atualizados e confiáveis a sociedade e a investidores sobre o perfil de geração na região do Complexo Industrial do Pecém.

Ordem de serviço

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda, assinou a ordem de serviço para instalação de uma Usina de Minigeração Solar Fotovoltaica de 400kWp no dia 28 de abril de 2021, durante solenidade realizada nas dependências do Centro de Treinamento do Trabalhador Cearense (CTTC Pecém), localizado na Rodovia CE-422, km 4,5, s/n – Caucaia, onde funciona um campus avançado do IFCE. Participaram da cerimônia o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Wally Menezes, e o presidente do Instituto Centec, Silas de Alencar.