Travessias Literárias: Stênio Gardel é o convidado do novo programa da BECE nesta sexta-feira (25)

22 de junho de 2021 - 17:19 # # # # # #

Ivy Ariane - Ascom BECE - Texto
Fernanda Oliveira - Foto

A atividade faz parte da programação de celebração do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ da Secult, IDM e Rede de Equipamentos.

Travessias Literárias, a nova faixa de programação da Biblioteca Pública do Estado do Ceará (BECE), visa revisitar obras relevantes para os dias de hoje e que se destacam pela sua originalidade, além de um curioso percurso junto ao público e crítica. É o caso do livro “A Palavra que Resta”, de Stênio Gardel, um primoroso romance de estreia, onde acompanhamos a história de Raimundo, homem analfabeto que na juventude teve seu amor secreto brutalmente cessado e que por cinquenta anos guardou consigo uma carta que nunca pôde ler. O lançamento do programa acontece no Youtube da Biblioteca Pública Estadual do Ceará nesta sexta-feira (25), às 19h, e contará com tradução em libras.

“A bibliodiversidade é a essência das políticas de promoção do livro, da leitura e literatura do Estado do Ceará. Nesse sentido, a BECE reafirma na sua programação a pluralidade de vozes e narrativas ao lançar luz sobre as literaturas historicamente invisibilizadas. A cultura LGBTQIA+, a cada dia, revela novos autores e obras de grande relevância para a literatura cearense e brasileira. É o caso do livro A Palavra que Resta, de Stenio Gardel”, destaca Suzete Nunes, gestora executiva da BECE.

Com uma narrativa sensível e magnética, o escritor cearense Stênio Gardel nos leva pelo passado de Raimundo, permeado de conflitos familiares e da dor do ocultamento de sua sexualidade, mas também das novas relações que estabeleceu depois de fugir de casa e cair na estrada, ressignificando seu destino mais de uma vez. “Mais vozes, corpos e afetos LGBTQIA+ nas ruas, nas escolas e universidades, nas empresas, na Literatura! A presença dos personagens no livro levará, espero, o orgulho para além dos junhos e das leituras silenciosas”, comenta Stênio.

“Toda arte é política, assim como é também registro histórico de um povo. O amor LGBTQIA+ existe em todos os países, classes sociais e todas as épocas. Porém, só em 2021 nos chega às mãos esse romance, perfurando, como a ponta de uma peixeira faria, o véu do machismo e do preconceito no Ceará”, destaca Fernanda Meireles, artista, educadora e coordenadora da Ação Cultural e Educativa da Biblioteca Pública Estadual do Ceará e mediadora da conversa.

Sobre o autor

Stênio Gardel nasceu em Limoeiro do Norte, interior do Ceará, em 1980. Trabalha no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e é especialista em Escrita Literária. Desde 2017 tem participado de diversas coletâneas de contos. “A palavra que resta” é seu primeiro romance e foi escrito durante os Ateliês de Narrativa ministrados pela escritora Socorro Acioli em Fortaleza.

Serviço

Programa “Travessias Literárias” – Livro “A Palavra que Resta”, de Stênio Gardel

Dia 25 de abril, às 19h

Mediação: Fernanda Meireles

Youtube da BECE