Reunião marca criação do Fórum Estadual Interconselhos do Ceará

23 de junho de 2021 - 17:18 # # # # #

Ascom Casa Civil


Após reunião entre Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais (Asemov), Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS) e os conselhos estaduais ligados às secretarias estaduais, foi criado, na manhã desta quarta-feira (23), o Fórum Estadual Interconselhos do Ceará.

“Uma das motivações para a criação do Fórum é o entendimento de que o Estado não é o único responsável pelas decisões políticas e administrativas. Ele assume o papel de articulador para se obter excelência na prestação dos serviços públicos ao cidadão, na busca da qualidade no atendimento às demandas sociais, com precisão e transparência das informações, de modo a criar formas de fazer e legitimar as políticas públicas sob a ótica democrática”, destaca Zelma Madeira, assessora especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais.

Espaço permanente de representação, interlocução, articulação, discussão, proposição, troca de saberes e de apoio às atividades inerentes ao controle social no estado do Ceará, o Fórum tem como objetivo promover a participação social e fortalecimento das instâncias de controle social das políticas públicas do Estado do Ceará voltadas para a formação de uma cultura política ativa, que permitirá que os próprios integrantes tomem decisões de maneira coletiva e democrática, numa visão integrada dos atores sociais.

“É preciso fortalecer o controle social, instrumento de maior representatividade da sociedade civil. Sendo assim, não podemos desperdiçar talentos, precisamos nos unir e ajudar a criar políticas públicas afirmativas, humanitárias. O Brasil passa por um momento de desumanização e nós não podemos permitir isso”, destacou Socorro França, titular da SPS.

Os conselhos gestores constituem a instituição participativa com maior capilaridade nos municípios do país e com presença mais diversa nas áreas de políticas. Além da busca de soluções inovadoras para os problemas sociais e o fortalecimento da democracia no atual contexto, a criação do Fórum foi apontada anteriormente como uma deliberação da XIII Conferência Estadual de Assistência Social, que apontou a necessidade de instituir mecanismos de fortalecimento das políticas públicas de execução da SPS.

A definição da coordenação geral do Fórum, bem como a Carta de Princípios, estará na pauta da próxima reunião, no dia 12 de julho.