Sesa apresenta estratégias de mineração de dados para respostas às emergências no Ceará em evento nacional

23 de junho de 2021 - 16:31 # # # # # # #

Suzana Mont'Alverne - Ascom Sesa - Texto
Saulo Cruz - Arte Gráfica

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) terá representante no workshop nacional da Rede de Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública (Rede Cievs) deste ano. A mineração de dados, metodologia usada para identificar erros, padrões e correlações será o tema apresentado pela Sesa durante o evento online, que será realizado na próxima segunda-feira (28).

“Nós mineramos dados de fontes diversas e ressaltamos a importância da plataforma da Sesa para esse Data Mining. Abordarmos a mineração de dados, como uma das estratégias de atuação nas respostas às emergências em saúde pública. O evento promoverá debates para buscas de soluções integradas e aperfeiçoamento técnico”, comenta a palestrante e orientadora da Célula de Informação e Resposta às Emergências em Saúde Pública da Sesa, Sheila Santiago.

Ela ainda complementa que a mineração dos dados, retirados inclusive da plataforma de transparência da Sesa, o IntegraSUS, permite o entendimento dos cenários epidemiológicos no Estado e possibilita a adoção de estratégias eficazes. “Nós mineramos dados de fontes diversas, inclusive da plataforma da Sesa. Os dados são elementos fundamentais na produção do conhecimento e, portanto, devem receber o tratamento adequado”.

As informações passam por uma rigorosa análise e são discutidas pela gestão, pelas equipes das áreas técnicas e da Tecnologia de Informação da Sesa. “Além da análise dos dados retirados dos sistemas da pasta, a Secretaria consolida a cada dois dias com a área técnica dos municípios os dados analisados”, diz.

Serviço

Mineração de informações e avaliação de eventos
Dia: segunda-feira (28)
Horário: 14h45min
Programação completa: workshopcievs.com.br