HMJMA retoma atendimento cirúrgico para pacientes já acompanhados pela unidade

24 de junho de 2021 - 13:06 # # # # #

Diana Vasconcelos - Ascom HMJMA - Texto e Foto


Francisco Queiroz da Silva, de 53 anos, é acompanhado pelo ambulatório de especialidades da unidade após sofrer com dores renais e na próstata

De maneira gradual, o ambulatório de acompanhamento cirúrgico do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), está retomando as atividades. Pacientes cujas cirurgias eletivas tinham sido suspensas devido às medidas de segurança contra a Covid-19 têm sido contatados para refazer exames e agendar procedimento. “Está sendo um processo feito de maneira segura, para preservar a saúde desses pacientes”, destacou a diretora geral da unidade, Silvana Furtado Sátiro.

A coordenadora do ambulatório de especialidades do HMJMA, a enfermeira Thais Maciel Barbosa, explicou que especialistas da Ginecologia, Urologia e Cirurgia Geral têm se revezado para realizar o atendimento dos pacientes. “Inicialmente, são somente essas especialidades. (As consultas) Funcionam com um médico por turno, manhã e tarde, de segunda a sexta-feira. A prioridade são os pacientes que já eram da unidade e aguardavam a remarcação das cirurgias”, detalhou. Cada profissional atende até dez pacientes por turno.

Um deles é o autônomo Francisco Queiroz da Silva, de 53 anos, que em 2020 sofreu com dores renais e na próstata. Acompanhado na unidade desde janeiro, Silva fez exames e tratamento medicamentoso. “Agora estou voltando para ver como está tudo. Espero que não precise de cirurgia”, pontuou, afirmando ainda se sentir melhor após iniciar o acompanhamento ambulatorial, visto que não sofre mais com dores fortes.

De acordo com Thais Barbosa, ainda neste mês deverá ser retomado o atendimento de clínico geral e do setor de Oftalmologia. A expectativa é de que o ambulatório de especialidades do HMJMA volte à normalidade em julho.
Covid-19 no HMJMA

O HMJMA tem atuado na linha de frente da pandemia desde fevereiro, disponibilizando 32 leitos de Enfermaria e 12 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Até quarta-feira (23), 320 pacientes já tinham recebido alta médica no hospital.

Mesmo durante a segunda onda da doença, as cirurgias não cessaram completamente. Os procedimentos foram realizados em menor volume e somente com pacientes que não poderiam aguardar agendamento, obedecendo a todas as normas de segurança contra Covid-19. Além disso, o HMJMA também atuou como retaguarda de outras unidades do Estado.