Forças de Segurança do Ceará atuam na prevenção de álcool e drogas em crianças e adolescentes

25 de junho de 2021 - 15:19 # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

Há 34 anos, o 26 de junho é lembrado como o Dia Internacional de Combate às Drogas, uma orientação da Organização das Nações Unidas (ONU) para ressaltar a importância da prevenção e do combate ao uso de drogas por crianças e adolescentes. No Brasil, a data também é lembrada no próximo mês com o Julho Branco. Com o objetivo de discutir formas de prevenção e elaborar estratégias para o enfrentamento ao uso de drogas, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), por meio de programas e projetos sociais de suas vinculadas, atua com multiplicadores na rede pública e particular de ensino com crianças do fundamental e adolescentes do ensino médio, além de universidades.

A pauta da prevenção ao consumo de álcool e de drogas na infância e na adolescência é comum nos três principais projetos que trabalham com esse público na Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), na Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre), e no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio do projeto Jovem Brigadista de Valor (JBV). As atividades promovidas por essas iniciativas não deixaram de ser ofertadas nem mesmo com a pandemia da Covid-19.

Proerd nas escolas

Desde 2001, como parte das ações de prevenção das Forças de Segurança do Estado, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), encabeçado pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), promove capacitações em escolas públicas e particulares em todo o Estado. “O programa educacional da PMCE é aplicado com apoio de policiais militares orientando crianças e adolescentes da rede pública ou particular no combate ao uso de álcool e drogas. A PMCE trabalha com a prevenção primária atuando como uma ferramenta de antecipação da inserção da criança no mundo das drogas ou da violência”, explica o major Messias Mendes, à frente do Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada (BPEsp).

A Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, projeto de responsabilidade social da Universidade de Fortaleza (Unifor), que está localizada dentro do campus, é uma das escolas contempladas com o programa da PMCE. Há seis anos, o Proerd faz parte da grade de capacitações dos estudantes da escola, todas às sexta-feiras, durante o período de isolamento ocasionado pela pandemia da Covid-19, as atividades ocorreram de forma remota.

“O Proerd sempre foi um trabalho agradável e proveitoso. Sempre trazendo uma conversa muito aberta e natural com nossas crianças. A importância de ter o programa na nossa escola é devido muitas crianças vivenciarem a droga e a violência em casa. Trabalhamos com crianças na faixa etária entre nove e dez anos, do quarto ano. Muitas delas têm na família pessoas que fazem uso de drogas e álcool. Por isso, é importante esse engajamento como parte das ações da escola, trabalhando a prevenção e a orientação. Primamos que eles cresçam com os melhores valores. Essa forma de prevenção se torna importante para todos os alunos”, destaca Mônica Galeão, diretora da escola.

A ação do Proerd é chegar antes por meio de capacidades cognitivas, emocionais e psicológicas para que eles resistam à prática de violência ou uso de drogas. O programa conta com uma cartilha que traz conteúdos voltados para autoestima das crianças, formas de prevenção, atividades cognitivas, além de tema sobre o desenvolvimento da capacidade de resistir a possíveis estímulos a violência. O programa envolve a família, as crianças e a escola, já que esse ambiente colabora para a formação do indivíduo.

Ana Beatriz de Freitas, de 13 anos, participou do Proerd na Escola Yolanda Queiroz, ela conta o que aprendeu nas oficinas. “Fiz o curso do Proerd, tive muito conhecimento de como respeitar as pessoas e lidar com elas, além de aprender a não usar coisas ruins”, diz a adolescente.

Luzanira de Freitas, mãe de Beatriz, explica o papel do programa na vida da filha. “Minha filha participou no 4º ano e ainda tem todos os conhecimentos da escola. Como a droga é uma realidade, ela aprendeu a observar as pessoas e saber o que é certo e errado. Esse programa foi algo importante na vida dela, pois levou o conhecimento para a família”, destacou a mãe.

Durante a pandemia, as ações do programa ocorrem de maneira remota. No primeiro semestre deste ano, 87 escolas participaram das ações do programa com 231 formações envolvendo mais de 6 mil crianças. Nas capacitações, são utilizadas as plataformas das escolas e por meio do canal do YouTube de multiplicadores do programa.

Em 20 anos, cerca de 600 mil crianças de 100 municípios do Estado foram assistidas pelo programa. Atuando em mais de mil escolas, na Capital, Região Metropolitana de Fortaleza e no Interior do Ceará. As escolas que tiverem interesse no programa podem encaminhar e-mail para: bpesp.pmce@gmail.com e manifestar interesse. O programa é gratuito e contempla escolas públicas e particulares de todos os 184 municípios cearenses.

Divisão de Proteção ao Estudante

A Polícia Civil atua há mais de 20 anos na prevenção ao uso álcool e drogas a partir da atuação dos agentes multiplicadores lidando com essa problemática no ambiente familiar. Esse é o papel da Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre). Escolas de todo Estado contam com essas formações, desde guardas municipais, servidores da saúde e funcionários de escolas. Durante a pandemia de Covid-19, a Dipre atuou de maneira remota por meio de palestras virtuais voltadas para os estudantes. O objetivo dessa ação é dar continuidade de forma permanente ao trabalho realizado para conscientizar sobre os prejuízos causados pelos usos de drogas. De 2020 até junho deste ano, mais de 600 alunos participaram dessas capacitações remotas promovidas pela Dipre.

Jovem Brigadista de Valor

Para atuar na prevenção de drogas e álcool com crianças e adolescentes, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) promove o curso Jovem Brigadista de Valor (JBV). A iniciativa reúne adolescentes entre 14 e 17 anos da rede pública de ensino.

O curso é anual, com carga horária de 264 horas, e dois encontros semanais, em que o conteúdo programático prevê noções de atendimento pré-hospitalar, salvamento e de combate a incêndio, ordem unida, noções de defesa civil, ética, cidadania, além da prevenção ao uso de álcool e drogas. As atividades sociais e educativas são temas transversais, como educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde são repassados durante o curso.

“O projeto iniciou em 2003, e a cada ano forma cerca de mil jovens. Além da grade do curso, eles também contam com um conteúdo sobre a prevenção ao uso de álcool e drogas, temática sempre importante para orientar os adolescentes”, ressalta o coronel Christiano Almeida, coordenador de Projetos Sociais do Corpo de Bombeiros do Ceará.

A prevenção começa em casa

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o desenvolvimento das crianças deve ocorrer em um ambiente salutar, sem consumo de bebidas alcoólicas ou outras drogas por parte de seus pais ou tutores. Isso devido à probabilidade dos pequenos também fazerem uso dessas substâncias. Por isso, o primeiro passo na prevenção deve acontecer dentro de casa, os pais evitando este tipo de atitude na frente dos filhos.

“Nesta fase, os cuidados devem ser redobrados, pois o início do uso das drogas pode começar dentro de casa, e com drogas lícitas, como álcool e tabaco. Muitos pais não compreendem o quanto a prevenção é importante nessa fase de vida”, explica Messias Mendes.

Adolescentes que se expõem ao uso excessivo de substâncias ilícitas podem desenvolver vários tipos de doenças, como ansiedade, agressividade, depressão, transtornos de personalidade e déficit de memória. Além de perda no rendimento escolar e no desenvolvimento de habilidades motoras.

Canais de denúncia

A população pode contribuir denunciando práticas ilícitas que favoreçam o acesso de crianças e adolescentes a bebidas alcoólicas e drogas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. As denúncias podem ser feitas para o Disque 100 e também para o número (85) 3101-2514, da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). O sigilo e o anonimato são garantidos.