HGWA e Hias são selecionados em projeto nacional sobre segurança do paciente

25 de junho de 2021 - 12:14 # # # # # # #

Bruno Brandão e Érika Mavignier - Ascom do HGWA e Hias - Texto
Bruno Brandão - Fotos

Apenas três hospitais do Ceará foram selecionados. Além das unidades estaduais, foi contemplada a Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac)

Visando a importância dos cuidados e a segurança dos pacientes, os hospitais Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) e Infantil Albert Sabin (Hias), da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), foram selecionados para o projeto ‘Paciente Seguro’, do Hospital Moinhos de Vento (HMV), de Porto Alegre, que tem apoio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Durante o projeto, com duração de um ano, as unidades receberão consultoria e compartilharão suas experiências na implantação efetiva de protocolos sobre segurança do paciente. Apenas três hospitais do Ceará foram selecionados. Além das unidades estaduais, foi contemplada a Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac).

Durante a participação no programa, também serão desenvolvidas ferramentas de apoio, como metodologias de compartilhamento de experiências entre os hospitais participantes, capacitações de profissionais da saúde e estratégias de monitoramento sobre os riscos que o paciente corre no âmbito hospitalar. A equipe do projeto, junto com o Ministério da Saúde, irá realizar visitas presenciais no decorrer do cronograma.

Para a gerente de risco do HGWA, Djane Filizola, o resultado foi bastante satisfatório. A seleção nacional ocorreu com o envio de todos os protocolos, ações do hospital referentes à segurança do paciente e uma entrevista criteriosa com a instituição. “Apesar de já termos implementados todos os protocolos, e de estarem plenamente em uso, com essa oportunidade iremos conhecer novas estratégias de implementação. Mesmo sendo um hospital acreditado nível 3, com protocolos bem estruturados, nós estamos sempre pensando em prestar uma assistência mais segura para nossos pacientes. Estar entre os três hospitais do Ceará é uma oportunidade de crescimento e conhecimento que será refletida na segurança que é prestada”, detalha.

Ela também pontua como isso irá ajudar na qualificação e na uniformização de informações. Além do Núcleo de Segurança, participam do projeto representantes das unidades assistenciais e da direção do hospital. Inicialmente, três protocolos serão trabalhados: de prevenção de lesão por pressão, na Unidade de Cuidados Especiais (UCE); prevenção de quedas, na Clínica Médica; e higienização das mãos, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto.

Os hospitais selecionados poderão atuar como polos em seus estados, compartilhando a experiência obtida

“A importância do projeto é para fortalecermos os nossos protocolos prioritários de segurança, que são metas internacionais, são os protocolos mais estratégicos para garantir uma assistência de qualidade, entre eles o protocolo de identificação de segurança, o de prevenção de lesão por pressão, prevenção de queda, administração de medicamentos de forma segura, comunicação e higienização das mãos. É importante que todos os colaboradores entendam a importância dessas regras que visam a garantir uma assistência de qualidade”, afirma Filizola.

A incorporação do método utilizado no projeto poderá apoiar os hospitais a realizarem mudanças necessárias para melhoria de processos de forma geral. Os hospitais selecionados poderão atuar como polos em seus estados, compartilhando a experiência obtida.

A diretora de Processos Assistenciais do HGWA, Thaís Lobo Herzer, pontua: “É uma grande oportunidade o hospital ter sido um dos três hospitais do Ceará contemplados. O projeto tem metodologia comprovada e aplicável que geram excelentes resultados. Esperamos, dessa forma, entregar aos pacientes um cuidado ainda mais assertivo, seguro e de qualidade”.

Segurança do paciente infantil

A diretora clínica do Hias, Fábia Linhares, comenta a importância da oportunidade de integrar o time de hospitais selecionados. “Esse credenciamento é muito importante, uma vez que temos como missão oferecer uma assistência integral a crianças e adolescentes de forma segura, e a participação nesse projeto vai nos permitir oferecer ainda mais segurança aos nossos pacientes. Com certeza, com a ajuda dos facilitadores do projeto, vamos conseguir atuar em alguns dos principais entraves e gargalos que enfrentamos”, destaca.

Segundo Linhares, serão vários pilares de trabalho que serão desenvolvidos. “Em breve, o nosso hospital, que já aplica algumas dessas práticas de segurança, poderá fazê-lo de forma mais ampla e segura. Participar desse projeto é, para nós, uma oportunidade maravilhosa que será abraçada por todo o time com muita dedicação”.