Mês do Orgulho: Equipamentos públicos hasteiam bandeiras LGBTQIA+ em suas fachadas

25 de junho de 2021 - 17:00 # # # # # #

Ascom SPS - Texto e Fotos

Na próxima segunda-feira, Fortaleza vai estampar o Orgulho LGBTQIA+ na frente de diversos equipamentos públicos. As bandeiras nas cores do arco-íris, símbolo da luta dessa população, serão hasteadas junto às bandeiras do Brasil e do Ceará. A ação que celebra o 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, faz parte da campanha Ceará de Todes, da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.

O objetivo é dizer que o Ceará respeita a diversidade sexual de seu povo e deseja construir uma sociedade de empatia, com respeito a todes. Ao todo, 50 bandeiras, todas confeccionadas pelo coletivo Mães pela Diversidade, estarão espalhadas pela cidade.

No segundo ano sem Parada pela Diversidade, o hasteamento de bandeiras foi uma forma encontrada para colorir as ruas, mostrando o respeito à diversidade humana, explica a titular da SPS, Socorro França. “Queremos mostrar que o Ceará é um Estado aberto à discussão e ao respeito com a diversidade humana. Reafirmamos, com essa ação, nosso compromisso com o acolhimento e a proteção à população LGBT+ em todo o Ceará”, ressalta a secretária.

A secretária-executiva da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes, observa que o hasteamento das bandeiras é um compromisso de diversos órgãos estaduais com a política LGBTQIA+. “As secretarias estaduais se mostraram extremamente receptivas às bandeiras e a reforçar seus compromissos com a pauta. Sabemos que essa demanda é transversal e somente com o apoio das mais diversas áreas construiremos o Ceará de Todes”, destaca.

Além da sede da SPS, outros equipamentos da Secretaria estarão com a bandeira, como os Vapt Vupt e o Cefisp (Centro de Formação e Inclusão Socioprodutiva), onde funciona a Coordenadoria LGBT. O prédio da Secretaria da Cultura (Secult) e seus 11 equipamentos culturais, como o Centro Dragão do Mar, Theatro José de Alencar e Porto Iracema terão as bandeiras hasteadas. E espaços como a Assembleia Legislativa, Castelão e Metrofor também irão colorir suas frentes com as cores do arco-íris.

Lia Gomes ainda chama atenção para a parceria com o coletivo Mães pela Diversidade. “Entendemos que convidar as Mães pela Diversidade para esse trabalho reforça nosso compromisso com a pauta à medida que contribuímos com movimentos de dentro dessa política. Sabemos que a luta pela vida das pessoas LGBT+ passa por políticas públicas, mas passa também pelo fortalecimento dos movimentos que atuam nessa pauta”, observa.

Para o coordenador especial de Políticas para LGBTQIA+ da SPS, Narciso Junior, o hasteamento das bandeiras é uma forma de dizer que estamos juntes mesmo em tempos de isolamento social. “Hastear uma bandeira é uma forma simbólica de dizer que esses espaços se importam com a luta LGBTQIA+. É uma forma de dizer que a Assembleia Legislativa pensa e propõe leis que defendem e protegem os direitos LGBT+, que a cultura é pensada também por e para pessoas LGBT+, que o Metrofor entende as vulnerabilidades dessa população e se importa em resolvê-las”, destaca.

Narciso lembra que a ação é uma das atividades propostas para o mês do Orgulho. No dia 28, a SPS exibe o filme Indianara, sobre uma ativista trans. No dia 29, haverá o lançamento do mapeamento de movimentos sociais LGBTQIA+. Ainda na semana, haverá um curso sobre comunicação LGBTQIA+, além de lives sobre juventude e empregabilidade LGBTQIA+.