Entregues 60 peças técnicas e 25 títulos da terra a agricultores de Potiretama

29 de junho de 2021 - 17:06 # # #

Ascom SDA - Texto

Na manhã desta terça-feira (29), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) entregaram 60 peças técnicas e 25 títulos de propriedade rural. Na cerimônia híbrida, o prefeito de Potiretama Luan Dantas agradeceu aos esforços do governador Camilo Santana e do apoio prestado à população por meio da SDA. “Até o final do meu mandato, queremos entregar o título a todos os nossos agricultores”, discursou o prefeito.

“A política de regularização fundiária executada pelo Governo do Ceará dá credibilidade aos agricultores e agricultoras familiares que, agora sim, a terra pertence a quem vive e produz nela. Historicamente, o que tínhamos antes era que a sucessão rural nunca beneficiava o pequeno produtor e a pequena produtora e não havia a possibilidade de regularizar a situação do imóvel”, descreveu o presidente do Idace, José Wilson Gonçalves.

Para o secretário de Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, com o registro do título em cartório, o agricultor e a agricultora reafirmam uma nova etapa do desenvolvimento agrário do Estado do Ceará. O documento ainda é usado para acessar linhas de crédito nos bancos públicos, acessar assistência técnica e políticas públicas municipais, estaduais e federais e garantir a própria aposentadoria. “Estamos elevando a questão agrária do Estado a um novo patamar”, frisou o secretário de Desenvolvimento Agrário.

“Os títulos de propriedade rural trazem não somente a segurança para o agricultor que o imóvel é seu. Também abrem portas para a organização comunitária e para ir num banco e pedir financiamento para melhorar as condições da terra e produção. É ponto primordial para que o Banco do Nordeste possa autorizar uma operação de crédito”, corroborou o secretário de Planejamento e Gestão do Governo do Ceará, Mauro Filho.

Também participaram da solenidade promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário: o vereador Cristiano Cortez, presidente da Câmara Municipal de Potiretama; Rosângela Moura, secretária de Política Agrária da Fetraece; e Edileuza Rogério, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Potiretama (STTR Potiretama).