Canal do Dragão do Mar exibe dois clássicos cearenses do cinema até domingo (4)

1 de julho de 2021 - 14:25 # # # # # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

“Caldeirão da Santa Cruz do Deserto”, de Rosemberg Cariry, e “Milagre em Juazeiro”, de Wolney Oliveira, inauguraram a Sessão Clássicos do Cinema do Dragão

Equipamento do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura ligado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), o Cinema do Dragão lançou, no último sábado (26), no canal do Dragão no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro) a “Sessão Clássicos”, uma nova faixa de programação que exibirá, mensalmente, clássicos da cinematografia nacional e estrangeira. Dois cearenses foram escolhidos para inaugurar o programa e mostrar como o cinema brasileiro se desenvolvia nas décadas de 80 e 90: “Caldeirão da Santa Cruz do Deserto” (1986), dirigido por Rosemberg Cariry, e “Milagre em Juazeiro (1999)”, de Wolney Oliveira. Os filmes seguem em cartaz, gratuitamente, até o dia 4 de julho.

O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto é documentário que traz documentos e imagens de arquivo que vão relembrar um massacre sofrido pela comunidade do Caldeirão, localizada em um sítio no Ceará, fundada e liderada pelo beato paraibano José Lourenço, com base no modelo socialista e que virou alvo das autoridades políticas religiosas e políticas a partir da década de 30. O filme traz referências à experiência vivida em Canudos.

Inspirado na figura do Padre Cícero, “O Milagre em Juazeiro” narra um evento milagroso, quando, em uma missa, o padre dá a comunhão e a hóstia vira sangue na boca de uma beata. O filme reproduz a cena para falar sobre as romarias em Juazeiro do Norte e faz uma mescla entre registros documentais e ficcionais.

Segundo Pedro Azevedo, curador do Cinema do Dragão, a dupla foi escolhida para mostrar um pouco da história do cinema cearense entre as décadas de 80 e 90 e reapresentá-lo a novos públicos que frequentam o Cinema.

Os Filmes

Caldeirão da Santa Cruz do Deserto
1987 / 1h 18min / Documentário / 12 anos
Direção: Rosemberg Cariry
Roteiro Rosemberg Cariry, Firmino Holanda
Depoimentos e imagens que relembram o massacre sofrido pela comunidade liderada por José Lourenço. Em um sítio no sertão do Ceará, o beato paraibano fundou a comunidade Caldeirão nos moldes socialistas. O local se tornou alvo das autoridades políticas e religiosas após a Intentona de 1935, que desencadeou o ódio ao Comunismo e a lembrança de Canudos. O resultado foi mais um episódio dramático na história do Nordeste brasileiro.

Milagre em Juazeiro
1999 / 1h 23min / Documentário, Drama / Livre
Direção: Wolney Oliveira
Roteiro Wolney Oliveira
Elenco: José Dumont, Roberto Bonfim, Antônio Leite
Sinopse: A fervorosa religião do Nordeste e o culto à figura do célebre padre Cícero, na cidade Juazeiro do Norte, um filme parte documentário e parte ficção, alternando depoimentos de fiéis, padres e célebres figuras do Brasil e cenas que reconstituem a vida e a obra religiosa do padre Cícero, principalmente em relação a um famoso milagre atribuído ao padre, datado do ano de 1889.

Serviço

Sessão Clássicos do Cinema do Dragão
Período: Até 4 de julho de 2021
Exibição: YouTube do Dragão do Mar
Programação gratuita