Empresa que oferece soluções bancárias aos mercados nacional e internacional inaugura 2ª unidade no Ceará

1 de julho de 2021 - 16:48 # # # # #

Ascom Sedet

O novo escritório fica em Crateús e conta com 94 colaboradores, a maior parte da área de tecnologia da informação

Os secretários executivos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Júlio Cavalcante e Kennedy Vasconcelos, estiveram presentes, nessa quarta-feira (30), na inauguração da 2º unidade da empresa Fitbank, uma fintech com sede em São Paulo e que já opera na capital cearense desde dezembro de 2019.

O novo escritório fica em Crateús, na Região dos Inhamuns, e já contratou 94 colaboradores com salários compatíveis aos dos funcionários de São Paulo e Fortaleza. Foram abertas vagas para desenvolvedores, programadores e analistas. 95% do pessoal é de tecnologia da informação já que a parte administrativa fica concentrada em São Paulo.

Para o secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Sedet, Júlio Cavalcante, a interiorização de empresas de tecnologia como essa é uma excelente oportunidade para os jovens que trabalham na área de TI e que não precisam procurar inserção no mercado de trabalho longe de casa. “A empresa anunciou um terceiro escritório, agora em Russas, para mais de 200 posições”, revelou o secretário.

 

Saiba mais

Criado em 2015, o FitBank é responsável por mais de 75 mil contas virtuais. Até o final deste ano, a empresa deve movimentar mais de R$ 5 bilhões em transações financeiras. A instituição de pagamento é regulada pela lei 12.865/2013 ART. 6º, pelo Banco Central (BC) e pela circular 3.680/2013 ART. 2º. Com crescimento dobrado a cada trimestre e por ter operado mais de R$ 2 bilhões em 2019, está prestes a obter a autorização do BC para operar no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Em julho de 2020, o FitBank recebeu um investimento estratégico do J.P. Morgan, se tornando seu parceiro de tecnologia na América Latina. Esta é a terceira rodada de captação de sócios, uma vez que anteriormente já tinha atraído 3 fundadores do XP e 2 ex Altos Executivos do Goldman Sachs. Com a entrada do novo sócio, a empresa planeja ganhar rápida escala, a partir do desenvolvimento de novas soluções tecnológicas financeiras que atendam demandas do próprio banco e possam também ser ofertadas para novos clientes nos mercados brasileiro e global.

A parceria com o J.P Morgan, que está presente em mais de cem países, vai permitir que as soluções criadas sejam oferecidas a outros mercados. Nesta primeira fase, as ferramentas, ainda em fase de desenvolvimento, serão disponibilizadas para a América Latina e os Estados Unidos. Posteriormente, devem chegar também à Europa e Ásia. A previsão é que a expansão internacional seja acelerada a partir de 2021.

Entre os principais produtos oferecidos ao mercado nacional, está o Sistema de Pagamentos Instantâneos, ou PIX, que chega como mais uma funcionalidade a ser agregada à tecnologia da empresa. Outra novidade é a emissão de cartões pré-pagos da Elo para clientes atuais e futuros, com a distribuição de cartões físicos e virtuais. O principal diferencial desse serviço para empresas que queiram incrementar seus ecossistemas é que o saldo integral é vinculado ao saldo da conta, oferecendo uma experiência de open banking total aos usuários.

Os clientes do FitBank também já contam com saques 24h através de QR Code, sem que seja necessário o uso do cartão. Essa solução passou a ser disponibilizada ao final de 2019, após a instituição se tornar um dos parceiros TecBan para a conectividade ao HubDigital. Por meio do app ou via API, os clientes podem sacar dinheiro nos terminais da marca TecBan (24hs) via QR Code. O saque digital também está atrelado ao saldo da conta digital da plataforma para os clientes que desejarem um ecossistema financeiro completo. Além de Instituições Financeiras, o FitBank também provê serviços financeiros tecnológicos para Empresas, como por exemplo do Setor de Logística e do Agronegócio.