Caminhão do Cidadão leva serviços a 11 comunidades de Fortaleza

2 de julho de 2021 - 10:27 # # # # # #

Ascom SPS - Texto

Unidade móvel da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o Caminhão do Cidadão tem percorrido diversas comunidades de Fortaleza, levando serviços presenciais de cidadania às pessoas que mais precisam. Com a reabertura responsável das atividades sociais e econômicas, definidas pelo Governo do Ceará, o Caminhão inicia nova rota por 11 bairros de Fortaleza, durante toda a próxima semana.

“Cidadania é direito de todos. Para garanti-lo não medimos esforços. Muitas vezes, em muitas situações, as pessoas não podem ir aos postos de atendimento. Então o Estado vai até elas, vai às comunidades, levando e garantindo acesso aos serviços de cidadania e assegurando direitos às pessoas socialmente vulneráveis. Esse é o objetivo do Caminhão do Cidadão”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

Na próxima semana, o Caminhão do Cidadão percorre, na segunda (5), a comunidade da Associação Missão Abraço, no Cais do Porto. Nos dias 6, 7 e 8 de julho, a unidade integra-se às atividades da I Semana Cearense de Mobilização pela Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica, com ações nos bairros Conjunto São Cristóvão, Conjunto Santa Filomena, e Instituto Parque Universitário.

No dia 7, também faverá atividade na Comunidade das Quadras, na Aldeota. Nos dias 7 e 9 de julho, as atividades do Campo do Luxou Clube e do Projeto Metamorfose Titantinho, na Praia do Futuro, recebem os serviços. O percurso da semana será concluído, no Instituto de Mulheres em Ação, no Bairro João XXIII, na sexta-feira (9).

Entre os serviços ofertados, presencialmente, nas unidades do Caminhão do Cidadão, estão a emissão das 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), 1ª via do CPF e emissão do comprovante, emissão do atestado de Antecedentes Criminais, impressão da Declaração de NIS e orientações para fazer a Carteira de Trabalho (CTPS Digital). O atendimento é realizado das 8h às 16h, mediante agendamento pelo usuário, na própria comunidade. Por dia, são ofertadas 70 vagas.

“Com a reabertura gradativa das atividades presenciais, o Caminhão do Cidadão vem, desde o mês passado, ofertando serviços de emissão de documentação básica. Em parceria com a Secretaria Executiva de Política sobre Drogas e Secretaria de Saúde de Fortaleza, vem prestando orientações e cadastramento de vacinação contra Covid-19, além atendimentos à população em situação de rua”, destaca o coordenador de Cidadania da SPS, Tadeu Lustosa.