“TJA de Férias”: diversão de forma lúdica pelo canal do YouTube durante o mês de julho

2 de julho de 2021 - 14:52 # # # # # # #

Ascom TJA - Texto

Durante os sábados e domingos do mês, oficinas com arte-educadores e encontros com Mestres da Cultura irão aproximar o público infantojuvenil ao rico e criativo universo da tradição popular

Realizado pelo Instituto Teatro Público, em parceria com o Theatro José de Alencar e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o “TJA de Férias” dará mais cor e alegria aos finais de semana de julho, trazendo ao canal do YouTube do TJA e do próprio Instituto Teatro Público uma série de atividades que alia diversão e aprendizado lúdico acerca dos vários elementos, danças, sons e manifestações que compõem a cultura tradicional popular.

A programação, inédita, tem início já neste sábado (3), às 10h, com o “Encontro com a Mestra Mariinha da Ló”, que desenvolve seu trabalho em Paracuru a partir da tradição do Pastoril; Mariinha – apelido de Maria do Carmo Menezes Morais – é natural de Trairi e, desde 2008, é reconhecida como um dos “Tesouros Vivos” do Ceará . No domingo (4), no mesmo horário, será a vez de Lana Furtado ministrar a oficina “A Música do Corpo no Pastoril”.

Mestre Antônio, do Reisado dos Irmãos (Juazeiro do Norte), terá seu encontro virtual marcado com a criançada para a manhã do dia 10 de julho, às 10h; já no domingo (11), a oficina intitulada “Brincar de Brincante” será comandada por Débora Ingrid (atriz e produtora cultural da cidade de Russas). A partir de 17 de julho – e seguindo até o final de julho – as atividades do “TJA de Férias” acontecerão em dois horários no mesmo dia.

No dia 17, às 9h, o destaque do projeto será o encontro com o Mestre Palhaço Pimenta, seguido da oficina “A Criação da Personagem – O Palhaço”, com a arte-educadora e atriz da Trupe Caba de Chegar, Lua Ramos (11h). No domingo, 18, às 9h, a programação abre com a oficina “Memória, Patrimônio e Circo”, com Patrício Ramon; na sequência, às 11h, acontece no YouTube a oficina de “Circo” com Kátia Arruda.

Conhecido popularmente pela arte da xilogravura e da literatura de cordel, Mestre João Pedro do Juazeiro terá seu momento de encontro no dia 24 de julho, às 9h; às 11h, a oficina “Leitura Oral e de Cordel” será mediada pelo arte-educador Well Fonseca. Mestre Almeida Rainha, figura marcante no maracatu cearense, entrará em cena no dia 25, às 9h; Gabriel Moraes dará sequência com a oficina “Percussão Corporal no Maracatu” (11h).

Por fim, no dia 31 de julho, as últimas atividades do “TJA de Férias” serão o “Encontro com o Mestre Zé Pio”, às 9h, seguida da contação de história “Uma Princesa Diferente”, com Daniela Teotônio, às 11h. O Instituto Teatro Público é um Ponto de Cultura que tem como característica principal, elaborar, produzir e executar projetos em arte e educação que contribuam para o acesso e à inclusão de crianças e adolescentes aos bens culturais.

O projeto “TJA de Férias” foi contemplado no Edital Cultura Viva, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará Cultura (Secult), através da Lei Aldir Blanc. Todas as oficinas foram gravadas previamente no próprio TJA, seguindo todos os protocolos exigidos para a proteção contra a Covid-19; no caso das conversas das crianças com os Mestres da Cultura, as mesmas foram realizadas via plataforma StreamYard.

Programação

3 de julho (sáb)
10h – Encontro com a Mestra Mariinha da Ló (Pastoril)

4 de julho (dom)
10h – Oficina “A Música do Corpo no Pastoril” (com Lana Furtado)

10 de julho (sáb)
10h – Encontro com o Mestre Antônio (Reisado dos Irmãos)

11 de julho (dom)
10h – Oficina “Brincar de Brincante” (com Débora Ingrid)

17 de julho (sáb)
9h – Encontro com o Mestre Palhaço Pimenta (Arte Circense)
11h – Oficina “A Criação da Personagem – O Palhaço” (com Lua Ramos)

18 de julho (dom)
9h – Oficina “Memória, Patrimônio e Circo” (com Patrício Ramon)
11h – Oficina de “Circo” (com Kátia Arruda)

24 de julho (sáb)
9h – Encontro com o Mestre João Pedro do Juazeiro (Xilogravura/ Cordel)
11h – Oficina “Leitura Oral e de Cordel” (Well Fonseca)

25 de julho (dom)
9h – Encontro com o Mestre Almeida Rainha (Maracatu Cearense)
11h – Oficina “Percussão Corporal no Maracatu” (com Gabriel Moraes)

31 de julho (sáb)
9h – Encontro com o Mestre Zé Pio (Bumba-Meu-Boi)
11h – Contação de história “Uma Princesa Diferente” (com Danielle Teotônio)

Serviço

Projeto “TJA de Férias”
Quando: dias 3, 4, 10 e 11 de julho, às 10h / dias 17, 18, 24, 25 e 31 de julho, às 9h e 11h
Transmissão: canal YouTube do TJA e do Instituto Teatro Público