Uece participa de evento internacional sobre o futuro dos oceanos, dos mares e dos rios

5 de julho de 2021 - 15:54 # # # # #

Ascom Uece - Texto

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do Laboratório de Pesquisa na Economia do Mar localizado no programa de Mestrado e Doutorado em Administração (BlueLab/PPGA) participa, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca no Estado do Ceará (Sindfrios), do projeto RASTUM, um projeto de rastreabilidade da pesca do atum e dos Peixes Vermelhos.

O projeto é realizado em rede entre as instituições, financiado pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Indústria (ABDI). Visa desenvolver uma solução tecnológica e rastreabilidade da pesca, tendo como pilares digitalização e automação do setor; diagnóstico da cadeia produtiva, seus fluxos, valores e processos; base na experiência do usuários e sua adequação, inclusive, à baixa inclusão digital de alguns pescadores; e sustentabilidade da atividade econômica e qualidade do pescado.

Dando maior visibilidade ao projeto, o professor Samuel Façanha Câmara participou de evento internacional, Blue Info Smmit (https://blueinfo.pt/blue-info-summit-pt/), onde ele e demais representantes das outras instituições participantes apresentaram o projeto RASTUM. A participação do evento revela o quanto o projeto vem alcançando visibilidade devido a importância para a Economia do Mar do Estado do Ceará. Além disso, o projeto vem contando também com a visibilidade dada pela ABDI em seu programa Digital.br, no qual se enquadra o RASTUM (https://blueinfo.pt/blue-info-summit-pt/).