SAP conclui o curso de nivelamento operacional dos novos policiais penais

7 de julho de 2021 - 12:39 # # # # # #

Ascom SAP - Texto e Foto


A Secretaria da Administração Penitenciária, através da Escola de Gestão Penitenciária, concluiu a formação da última turma empossada de policiais penais do nivelamento operacional.

Durante o curso, os novos servidores puderam adquirir e aprofundar conhecimentos indispensáveis da administração penitenciária. No nivelamento, os profissionais passaram por aulas teóricas e práticas, sendo elas: integração social, valorização humana, ética profissional, legislação, segurança penitenciária, curso de tiro, defesa pessoal, técnicas de abordagem policial, escolta policial, algemação, dentre outros. No total, 44 policiais penais receberam a capacitação.

A solenidade contou com a presença do secretário Mauro Albuquerque que falou sobre a transformação na vida de quem se torna um policial. “Tudo muda a partir desse momento. Não se trata só da farda, do equipamento e do distintivo. Se trata principalmente de honra, lealdade e prestação de serviço à sociedade. Honrem esse brasão, combatam o crime e entreguem o melhor de si dentro do sistema prisional”, conclui.

Para o policial penal, Willamy Oliveira, o nivelamento é fundamental para qualificar o efetivo e melhorar o serviço prestado à sociedade. “O curso de nivelamento me transformou em outra pessoa. Me sinto preparado e qualificado para exercer minha função dentro do sistema penitenciário. Iniciei meu primeiro plantão dentro da unidade prisional e estou ansioso para vivenciar essa nova rotina”, afirma.

Desde a criação da SAP, em 2019, cinco turmas de nivelamento já foram concluídas. A capacitação formou 558 policiais penais que fortalecem o sistema penitenciário do Estado e tornam o Ceará uma referência nacional.