Servidores e colaboradores da SSPDS participam de curso de primeiros socorros

7 de julho de 2021 - 16:56 # # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos


Como parte do ciclo de capacitações profissionais voltadas aos servidores e aos colaboradores, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), por meio da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), promove até o dia 16 de julho, um curso de primeiros socorros. Nessa terça-feira (6), iniciou-se o primeiro módulo da capacitação na sede da SSPDS. Mais de 50 profissionais da pasta e suas vinculadas participam da formação com carga horária de 16 horas.

A iniciativa tem como objetivo qualificar os profissionais da segurança para atender eventuais casos de primeiros socorros, além de orientá-los sobre o atendimento a vítimas de parada cardiorrespiratória súbita, acidente vascular cerebral (AVC), queimaduras, quedas, acidentes, engasgo, choque elétrico, entre outros tipos de incidentes que necessitem de atuação rápida e precisa desses profissionais.

A capacitação é ministrada, em duas turmas, por equipes de socorristas do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). “Todo profissional da segurança necessita ter esse curso. Os protocolos adotados durante a capacitação são embasados em protocolos mundiais de primeiros socorros a vítimas não fatais. Ele também auxilia na atuação técnica do profissional para que ele realize um atendimento de forma rápida e precisa”, ressalta Matheus Frota, soldado do CBMCE.

Durante o curso serão ministrados quatro módulos, com os temas: abordagem ao paciente e avaliação primária, reanimação cardiopulmonar (RCP), obstrução das vias aéreas por corpo estranho (Ovace) e prevenção de acidentes domésticos.

 

“Esse curso é muito importante para nós policiais militares, pois somos os primeiros interventores e atuamos na rua. Com conhecimento nessa área podemos fazer a diferença salvando vidas. É uma experiência necessária em nosso campo de atuação”, destaca Bruno Costa Lima, cabo da Polícia Militar do Ceará (PMCE) lotado na SSPDS e um dos participantes do curso.

Durante a capacitação, os profissionais contam com conteúdo técnico e atuam na prática para atender ocorrências de pequeno porte, tais como mal súbito, desmaios, fraturas, entorses, luxações, além de situações de natureza intermediárias, como paradas cardiorrespiratórias, para atuarem de maneira exitosa em possíveis ocorrências com vítimas.

“A ideia é difundir durante o curso como atuar ao se deparar com lesões, lacerações, como estancar hemorragias, realizar imobilizações, e também, em casos que a vítima tenha um AVC ou sofreu um infarto”, explica o soldado Denilson de Sena, que atua no BSU do CBMCE e um dos facilitadores dos módulos.

Ligue para o Samu

A SSPDS ressalta que em todas as ocorrências o Samu Ceará 192 deve ser acionado imediatamente para atender e conduzir as vítimas até uma unidade de emergência. A população pode ligar também para 193 em ocorrências que envolvam o Corpo de Bombeiros do Ceará.