Centenário de Nice Firmeza, lançamentos de livros e outros eventos marcam a programação virtual da Biblioteca Pública nesta semana

12 de julho de 2021 - 16:55 # # # # #

Ivy Ariane - Ascom BECE - Texto
Arquivo Pessoal - Fotos

Na semana do centenário de Nice Firmeza, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) realiza uma live em homenagem à artista cearense, no dia 17, às 16h, além de uma intensa programação. No dia 14 serão realizados os lançamentos dos livros “Galo Peregrino”, de Almir Mota e Eduardo Azevedo, e “Paris e seus Poetas Visionários”, a nova obra do escritor e diplomata Márcio Catunda, às 16h e 18h, respectivamente.

A Biblioteca traz ainda o Histórias de quem Lê, com o cantor e compositor Assun, na terça-feira (13), e o Projeto Palavras conversa com a autora e multiartista Bia Bedran, na quinta-feira (15), e com o autor Ronaldo Correia de Brito e o gestor Fabiano Piúba na sexta-feira (16). No sábado (17), acontece a oficina “Literatura para Bebês” com Cris Soares (17).

Programação Virtual

Dia 13, às 18h – Histórias de Quem Lê recebe Assun, cantor e compositor

Dia 14, às 16h – Projeto PALAVRAS – Lançamento do “Galo Peregrino” e oficina Página Ilustrada com Almir Mota e Eduardo Azevedo

Dia 14, às 18h – Lançamento de Livro – “Paris e Seus Poetas Visionários”, nova obra do escritor e diplomata Márcio Catunda

Dia 15, às 19h – Projeto PALAVRAS – Encontro com Bia Bedran

Dia 16, às 19h – PROJETO PALAVRAS: Encontro Ronaldo Correia de Brito e mediação do secretário da Cultura Fabiano Piúba

Dia 17, das 9h às 12h – Oficina “Literatura para Bebês”, com Cris Soares

Dia 17, às 16h – Nice Firmeza, 100 anos

PROGRAMAÇÃO POR ORDEM CRONOLÓGICA

DIA 13/07 – Terça-feira

18h – Histórias de Quem Lê recebe Assun, cantor e compositor

Youtube da BECE

Filho de pais surdos, Assun, sempre teve a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como forma de comunicação desde a primeira infância, juntamente com o português. É um artista bilíngue e bicultural, pois permeia entre a comunidade surda e a sociedade ouvinte desde sempre. Por oito anos atuou como cantor e principal compositor da banda Donaleda. No auge de toda essa experiência, como cantor profissional, Assun decidiu seguir carreira solo como cantor bilíngue, utilizando-se do português e da Libras nos seus shows e videoclipes. É o primeiro cantor do Ceará a lançar esse tipo de trabalho, cada vez mais acessível a todos.

DIA 14/07 – Quarta-feira

16h – Projeto PALAVRAS – Lançamento do “Galo Peregrino” e oficina Página Ilustrada com Almir Mota e Eduardo Azevedo

Youtube da BECE e Instagram do Projeto Palavras

Almir Mota apresenta a obra “O Galo Peregrino”, em parceria com o ilustrador Eduardo Azevedo. A história do Galo, que sempre observava as pessoas passarem pelo tradicional Caminho de Santiago, é convidado por um peregrino a seguir com ele até Santiago de Compostela, na Galícia. Com 23 livros publicados, Almir Mota iniciou sua carreira como poeta e logo seguiu pelo universo da literatura infantil. Em 2008, ganhou o prêmio Literatura para Todos com a obra “A Fera do Canavial”. Eduardo Azevedo é ilustrador, desenhista, pintor, designer gráfico e diagramador. Trabalhou na Editora Tupynanquim, elaborando capas de folheto de cordel e ilustrações de livros de literatura histórico-religiosa. Em 2005, ilustrou os primeiros livros de literatura infantil para a Editora Imeph.

18h – Lançamento de Livro – Paris e Seus Poetas Visionários”, nova obra do escritor e diplomata Márcio Catunda

Youtube da BECE

Lançado pela primeira vez no Brasil, o livro é fruto de uma pesquisa biográfica sobre 25 grandes poetas franceses do século XV até os contemporâneos. A obra abrange, portanto, três dimensões da criação literária: a biografia, a crônica e o ensaio crítico. Márcio Catunda mescla a história de cada poeta à crônica de suas viagens a Paris. Tais viagens tiveram o propósito de encontrar, fotografar e escrever a respeito das residências desses bardos franceses, formadores da cultura literária no mundo ocidental. O autor destaca, ainda, na literatura de cada poeta, o que cada um escreveu sobre Paris. O evento contará com a participação especial de Marta Pinheiro, poetisa e produtora cultural que mediará a conversa com o autor.

DIA 15/07 – Quinta-feira

19h – Projeto PALAVRAS – Encontro com Bia Bedran

Youtube da BECE e Instagram do Projeto Palavras

Bia Bedran, compositora, arte educadora, contadora de histórias e autora de 14 livros infantis. Gravou e produziu 10 CDs e dois DVDs. Nas décadas de 1980 e 1990, realizou trabalhos para a televisão, entre os quais os programas Canta-Conto, Baleia Verde e Lá vem História, na TV Cultura de São Paulo e na TV Educativa do Rio de Janeiro, hoje TV Brasil. Como pesquisadora, lançou o livro “A Arte de Cantar” e “Contar Histórias: Narrativas Orais e Processos Criativos”, resultado de sua dissertação de mestrado e considerado Altamente Recomendável pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) em 2013, na categoria teórico.

DIA 16/07 – Sexta-feira

19h – PROJETO PALAVRAS: Encontro com Autor Ronaldo Correia de Brito e mediação de Fabiano Piúba

Youtube da BECE e Instagram do Projeto Palavras

O cearense Ronaldo Correia de Brito é escritor, dramaturgo e médico. Autor de romances, contos, peças teatrais, filmes, crônicas e livros infanto-juvenis. Publicou os livros de contos “Faca” e o “Amor das Sombras” e os romances “Galileia”, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura – e “Dora sem Véu”. Seu mais recente livro é a “A Arte de Tomar Café: narrativas além da ficção”. Natural de Saboeiro/CE, atualmente, vive no Recife. Seus trabalhos abordam traços da cultura popular nordestina, nos quais são destacadas em suas tramas experiências sociais e o sentimento de pertença de indivíduos marcados por deslocamentos geográficos e transformações históricas. O romancista, dramaturgo, cineasta, contista e psicanalista, Ronaldo Correia de Brito, bate um papo com Fabiano Piúba, escritor, gestor cultural e atual secretário de Cultura do Ceará.

DIA 17/07 – Sábado

9h às 12h – Oficina “Literatura para Bebês”, com Cris Soares

Período de Inscrição: 12 a 15 de julho

Vagas: 30 | Plataforma: Google Meet

Inscrições: https://forms.gle/mcnaeCbAeEyfhrSV7

A oficina abordará a importância desse hábito e como torná-lo prazeroso e divertido. Muito além da necessidade de ensinar algum tema específico, ler com um bebê é fortalecer vínculos afetivos e estimular o prazer de se compartilhar uma boa leitura. A oficina é voltada para mães, pais, cuidadores, educadores e professores.

16h – Nice Firmeza, 100 anos

Youtube da BECE

A artista Maria de Castro Osório, conhecida por todos como Nice Firmeza, completaria 100 anos no dia 18 de julho. Natural de Aracati (CE), a pintora, bordadeira, escritora, professora e doceira foi atuante no movimento que renovou as artes cearenses nas décadas de 1940 e 1950. Integrou a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), onde conheceu o seu esposo, Nilo Firmeza, o artista visual Estrigas. Juntos dedicaram parte de suas vidas às artes e à cultura cearense e fundaram o Minimuseu Firmeza. Detentora de muitos saberes e fazeres, Dona Nice foi reconhecida em vida como Mestra da Cultura, sendo diplomada com o título de Tesouro Vivo do Ceará em 2007. A Live reúne o jornalista e escritor Flávio Paiva; Paula Machado, historiadora e Coordenadora de Projetos no Minimuseu Firmeza; o artista visual Carlos Macêdo, e Rachel Gadelha, gestora cultural e atual diretora-presidenta do Instituto Dragão do Mar, para uma conversa afetiva sobre a vida, a obra e o legado de Nice Firmeza.