Crianças internadas no HRN voltam a receber a alegria do ‘Projeto Riso’ a partir de julho

15 de julho de 2021 - 16:03 # # # # #

Teresa Fernandes - Ascom HRN - Texto
oão Antonio Pinto Martins/HRN - Foto

Ação busca humanizar atendimento de pequenos pacientes e favorecer a recuperação

Com nariz de palhaço, chapéus coloridos e animação de sobra, os integrantes do Projeto Riso, formado por estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) – campus de Sobral, estão levando alegria para as crianças internadas na Clínica Pediátrica do Hospital Regional Norte (HRN), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). As atividades, em andamento desde 2016, estavam paralisadas desde o início da pandemia de Covid-19 e foram retomadas neste mês de julho.

O projeto conta com cerca de 15 estudantes dos cursos de Medicina, Odontologia e Psicologia, que se revezam em grupos de cinco para as brincadeiras nas Enfermarias. “É muito gratificante e ajuda muito a ver que é possível mudar a concepção de que o hospital é um lugar de sofrimento e tristeza”, explica a secretária do projeto, a estudante de Medicina Yasmin Saboia.

Segundo a psicóloga da Pediatria do HRN, Izabella de Carvalho, as ações de humanização são feitas de forma contínua no hospital e ajudam as crianças no entendimento acerca da hospitalização, além de favorecer a recuperação dos pequenos. “Os momentos de humanização são importantes para as crianças se sentirem acolhidas e cuidadas. Reduz o sofrimento da internação e leva elas a entenderem, de modo lúdico, o processo de hospitalização, a mudança na rotina. Os pais também se sentem mais acolhidos e podem participar desse processo”, afirma.

A coordenadora do Centro de Estudos da unidade, Brunna Costa, ressaltou a importância da parceria entre o HRN e instituições de ensino para iniciativas lúdicas com os pacientes. “O hospital apoia atividades lúdicas para proporcionar maior conforto em um período tão delicado de internação, especialmente para as crianças. Agradecemos às instituições de ensino por iniciativas como estas”.