“Viva o Parque” retorna nesta domingo no Cocó e mais três unidades de conservação estaduais

15 de julho de 2021 - 15:15 # # # # #

Ascom Sema - Texto

No próximo domingo, dia 18 de julho, retornam as atividades do programa Viva o Parque, do governo do Estado do Ceará. O titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, explica que, devido à pandemia, haverá restrições. “Vamos trabalhar com as atrações com capacidade reduzida para manter o distanciamento social e algumas atividades ainda não estarão liberadas”, informa.

Todos os locais terão educadores ambientais da Sema aferindo a temperatura, além de disponibilização de álcool em gel. Haverá fiscalização do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) e da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).

No Parque Estadual do Cocó, na Floresta do Curió e na APA do Maranguapinho, as atividades acontecerão entre 8h e 12h. No Parque Estadual Botânico, de 9h às 12h. No sábado (17), o arvorismo também funcionará no Cocó.

Um Dia no Parque

O retorno coincide com o evento nacional “Um Dia no Parque”, organizado pela Rede Pró UC, um coletivo de instituições ambientalistas que trabalha pelo fortalecimento das Unidades de Conservação. Na primeira edição, em 2018, 65 Unidades de Conservação participaram da ação, com inúmeras atividades. Em 2019, segundo ano da campanha, 234 UCs de todos os biomas receberam milhares de visitantes em busca de contato com a natureza e de conhecer melhor nossas áreas protegidas.

O Projeto Viva o Parque propicia à população a oportunidade de reaproximar-se da natureza através de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, realizadas em áreas de Unidades de Conservação Estaduais. As atividades que retornam no domingo são: circuito de arvorismo (Cocó); parede de escalada; oficinas de plantas; distribuição de mudas; aula de Yoga; aula de Tai Chi Chuan; aula de biodança; aula de zumba; aula de dança de salão; aula de aeróbica; SlackLine; recreação infantil (contação de história, brincadeiras tradicionais, circuito de Cross Kids); cama elástica.