No Dia de Proteção às Florestas, Sema realiza doação de mudas no Adahil Barreto

16 de julho de 2021 - 17:09 # # # #

Ascom Sema

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) fará doação de mudas nativas no Viveiro da Área Adahil Barreto, Parque Estadual do Cocó, neste sábado, 17 de julho, em alusão ao Dia de Proteção às Florestas. O viveiro tem foco na produção de mudas de mata de tabuleiro e manguezal. O secretário Artur Bruno explica que a SEMA tem priorizado a preservação das Unidades de Conservação estaduais, com ações de florestamento e reflorestamento. “Temos atuado principalmente nas áreas de microbacias hidrográficas, como as dos rios Cocó, Pacoti, Ceará e Jaguaribe”, informou.

A produção de mudas da SEMA ocorre em viveiros localizados em UCs (Parques Estaduais do Cocó e Botânico do Ceará, e também na APA da Serra de Baturité) e em parceria com municípios – tais como Acopiara, Campos Sales, Croatá, Tauá etc. – onde houve revitalização de viveiros produtores. O cultivo de mudas segue o Programa de Valorização de Espécies Vegetais Nativas do Ceará. Além disso, como parte da estratégia de preservação, a SEMA investe em ações constantes de educação ambiental e participa de Grupos de Trabalho e Câmaras Técnicas voltados à temática florestal, como o GT do Reflorestamento, Comitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e Câmara Técnica da Carnaúba.
Cobertura florestal

Segundo o Inventário Florestal Nacional no Estado do Ceará – coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro e executado em parceria com o governo estadual, por meio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) – o Ceará tem 57% do seu território coberto por tipologias consideradas florestais, o que equivale a 8,5 milhões de hectares. O levantamento constatou ainda que cerca de metade das árvores mensuradas foram consideradas sadias. 14% das árvores encontravam-se mortas em pé e 35% apresentaram algum tipo de comprometimento da sanidade.

88% desta cobertura florestal remanescente é composta por vegetação de Caatinga, predominante no semiárido cearense, ambiente suscetível à desertificação, como resultado da degradação do solo, dos recursos hídricos e da biodiversidade, especialmente no que diz respeito a supressão de vegetação nativa. Atualmente, 100% do território do Estado do Ceará é suscetível à desertificação, sendo 11,45% deste percentual considerado como área fortemente degradada, conforme dados de 2015 obtidos pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Conforme base de dados da SOS Mata Atlântica, referente ao ano de 2019, o Estado do Ceará conta com uma área de 138.714 hectares de formações florestais, excetuando-se as da Caatinga. Essas formações têm destaque em áreas de cobertura de mata atlântica, restinga arbórea e mangue, distribuindo-se pelo litoral cearense, serras úmidas e chapadas, sendo as principais Maciço de Baturité, Serra de Aratanha, Chapada do Araripe, Serra da Ibiapaba e Região Metropolitana de Fortaleza.