Centec conclui primeira turma do curso online de manutenção de motor

21 de julho de 2021 - 14:29 # # # #

Caroline Avendaño - Ascom Centec - Texto
Arquivo Pessoal - Fotos

Em alguns casos, a demissão de um emprego de longa data pode ser a oportunidade de mudar de área e investir em capacitação para ampliar conhecimentos e construir uma nova rede de contatos. Assim pensou Carlos Parente, de 55 anos, que, após atuar por mais de 20 anos no ramo da panificação, encontrou no momento de dificuldade vivido uma forma de transformar um hobbie em fonte de renda.

Morador de Juazeiro do Norte, Carlos é um dos 40 alunos que concluíram o novo curso de “Manutenção e reparos de motor 125cc” realizado pelo Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Ipu, através da internet, entre os dias 28 de maio e 9 de julho. “Sempre fiz o conserto das minhas próprias motos e sei muito nessa área, mas nunca tinha feito um curso. Espero que o certificado do Centec me ajude a conseguir emprego nesse outro ramo”, disse, esperançoso.

Sobre a formação, afirmou que sempre recomenda os cursos do Centec para os amigos. “Achei o professor muito bom e competente, passou os conteúdos com clareza para o aluno. Também não tive dificuldades com esse formato de aulas on-line”, disse.

Concordou com ele seu colega de turma, Henrique Coutinho, fortalezense de 39 anos. “Me inscrevi, estava achando quase impossível existir um curso de mecânica pela plataforma, mas não tive dificuldades. Espero que essa formação me ajude a ter uma nova profissão no meu currículo, mas já me ajudou de imediato com os conhecimentos básicos de mecânica que utilizo no meu dia a dia. Já evitei um custo considerável fazendo um conserto na minha própria moto”, explicou.

Henrique está desempregado no momento e se agarrou às oportunidades ofertadas pelo Instituto Centec e pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), para se qualificar e buscar uma nova profissão. Já concluiu cinco capacitações do Centec e, atualmente, faz o curso de Linux.

“Acompanho o site e mídias sociais do Centec toda semana. Esses cursos vêm contribuindo não só na capacitação dos cidadãos, mas também no aspecto pessoal. Por exemplo, no curso de ‘Noções de Liderança’, a turma se ajudou muito, de diversas formas, e foi muito além da aquisição de conhecimento. Isso que achei mais bacana e importante, pois além de nos proporcionar aprendizado para o mercado, ganhamos vínculos e amizades”, detalhou, agradecendo às instituições parceiras pelas oportunidades.

Já Pedro Paulo Barbosa, de 40 anos, vê os estudos como uma forma de se manter ocupado durante o período de quarentena. “O curso me ajudou muito a preencher meu tempo na pandemia, a ocupar a cabeça, e serviu também para me dar mais esperança. Para mim, o estudo é uma válvula de escape muito boa. Trabalho com serviços gerais e esse curso me ajudou muito na busca por novos conhecimentos. Já fiz outro antes, o de manutenção elétrica, que me ajudou a instalar um som no meu próprio carro”, disse. “No geral, todos os cursos são muito bons e recomendo para todo mundo que conheço. Eu só queria que fosse mais tempo e também não vejo a hora de voltarem os cursos presenciais do Centec, em breve, quando todo mundo já tiver vacinado”, concluiu.

Hermínio Lima, diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, informa que novos cursos vão aparecer com maior frequência na programação semanal da instituição. “A instituição está trabalhando continuamente com os técnicos e professores na elaboração de novos cursos para atender às demandas profissionais e necessidades tecnológicas do Estado. Neste novo curso, analisamos que, no Ceará, é grande o uso de motocicletas como meio de transporte e em serviços de entrega. Por isso, buscamos qualificar as pessoas para a realização destes reparos, buscando não só a redução de gastos pessoais – e indiretamente até na redução de acidentes de trânsito – como também para oferecer a qualificação e a inserção de jovens e adultos ao mercado de trabalho”, explica o diretor.