Balneabilidade da Semace: orla marítima fortalezense tem 19 pontos favoráveis para banho

23 de julho de 2021 - 12:02 # # # # #

Ana Luzia Brito - Ascom Semace - Texto

Fim de semana chegando e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) destaca em seu boletim de balneabilidade 19 pontos próprios adequados para a programação recreativa na orla marítima fortalezense. A informação é da Gerência de Análise e Monitoramento da autarquia que realiza semanalmente o monitoramento de 32 trechos da orla marítima de Fortaleza.

O documento apresenta três trechos. No litoral Leste, com mais pontos adequados para a recreação primária, 11 estão próprios, compreendidos entre o Farol até a rua Ismael Pordeus e os postos dos Bombeiros 01 ao 08, foz do Rio Cocó e Sabiaguaba. O posto 11 do documento, compreendido por um trecho do Farol, está impróprio.

Trecho Centro, que mostra praias do Mucuripe e Beira Mar e Praia de Iracema, tem seis pontos próprios: entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió, do espigão da Av. Desembargador Moreira até o Aquário. Os postos 12 ao 14, entre a Praia dos Botes, Farol, e entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros, estão impróprios. Por motivo de obras no local – que impedem realizar a coleta –, o trecho 16 não teve resultado.

O litoral Oeste tem apenas dois trechos de balneabilidade adequada: o trecho mostra apenas um ponto favorável: entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó. A praia da Barra do Ceará, um dos pontos mais procurados dessa região para recreações, está imprópria.

A Semace lembra: ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar através das galerias pluviais), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo, são fatores que podem influenciar na qualidade das águas da orla.

Fique por dentro

A Superintendência recomenda, antes de qualquer recreação ao mar, que banhistas confiram o boletim de balneabilidade disponível no site da autarquia ou através do aplicativo Semace Mobile.

Confira o boletim completo no arquivo