Com discussões sobre arte e tecnologia, Dragão do Mar realiza webinário “Invenções digitais: mídia, performance e virtualidade”

26 de julho de 2021 - 09:01 # # # # # #

Ascom Dragão do Mar - Texto

Compondo o eixo pensamento do ciclo programático de férias, a programação traz falas abertas e trabalhos artísticos que colocam em discussão a tecnologia e os modos de composição em arte 

Encerrando a programação de #FériasNoDragão – Diversão e Pensamento, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar, apresenta o webinário “Invenções digitais: mídia, performance e virtualidade”, de 26 a 31 de julho. A programação traz trabalhos artísticos e falas ao vivo com foco em processos de criação e mediações da artista visual e arte-educadora Garu e do artista e arte-educador Rodrigo Lopes, no canal do Dragão do Mar no Youtube. O webinário reunirá artistas e pesquisadores do Ceará, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo que experimentam em suas criações e estudos os trânsitos entre tecnologia e composição artística.

Dando início à programação, o filme experimental “Ação Fantasmagórica à Distância”, de Gabi Trindade e Lucas Galvino, apresenta uma criação colaborativa de audiovisual que investiga processos de composição coletiva. A exibição será na  segunda-feira (26), às 20h, no Youtube do Dragão do Mar.

Abrindo as falas ao vivo do webinário, o artista e curador Fernando Velázquez aborda os “Rituais da complexidade”, que marca o lançamento de seu livro “Ser multimídia: profissão criatividade”, terça-feira (27). Na quarta-feira (28), a artista Paula Trojany traz a temática “Tecnofobia, tecnoprecariedades e tecnodiversidade”. Na quinta-feira (29), o coreógrafo, diretor artístico, e performer Alejandro Ahmed traz a fala “Tecnologia como expansão do corpo”. Na sexta-feira (30), a artista biarritzzz comenta sobre fusão de gêneros e linguagens em “Brincar com cacos olhando pra trás \uD83D\uDC41️”. As falas serão ao vivo, sempre às 15h, no Youtube do Dragão do Mar, com mediações de Garu e Rodrigo Lopes.

A vídeo-performance “conjunto todo”, de Loreta Dialla, encerra a programação. O trabalho explora a relação entre palavra, imagem e som em um esquema coreográfico de textos, grafismos e vozes, no sábado (31), às 20h, no Youtube do Dragão do Mar.

Confira a programação

Webinário “Invenções digitais: mídia, performance e virtualidade”

Segunda (26)
Abertura com trabalho artístico
20h Ação Fantasmagórica à Distância, de Gabi Trindade e Lucas Galvino
Classificação: Livre
Local: Canal do Dragão do Mar no Youtube

Terça-feira (27)
Fala ao vivo
15h Rituais da complexidade / Lançamento do livro “Ser multimídia: profissão criatividade”, com Fernando Velázquez  Mediação de Garu
Acessível em Libras
Classificação: Livre

Quarta-feira (28)
Fala ao vivo
15h Tecnofobia, tecnoprecariedades e tecnodiversidade, com Paula Trojany
Mediação de Garu
Acessível em Libras
Classificação: Livre

Quinta-feira (29)
Fala ao vivo
15h Tecnologia como expansão do corpo, com Alejandro Ahmed
Mediação de Rodrigo Lopes
Acessível em Libras
Classificação: Livre

Sexta-feira (30)
Fala ao vivo
15h Brincar com cacos olhando pra trás, com biarritzzz
Mediação de Rodrigo Lopes
Acessível em Libras
Classificação: Livre

Sábado (31)
Encerramento com trabalho artístico
20h conjunto todo, de Loreta Dialla
Classificação: Livre