Supesp participa de Workshop de Segurança Cibernética

28 de julho de 2021 - 16:06 # # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

Incrementando o intercâmbio com instituições de pesquisa e inovação para aperfeiçoamento do conhecimento e gestão da segurança pública baseada em evidências, o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Helano Matos, participou do Workshop de Segurança Cibernética. O evento aconteceu na tarde desta terça-feira (27), no Observatório da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

O workshop contou com a participação do diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC, Sampaio Filho, e do diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/CE), Paulo André Holanda, além de representantes de grandes empresas, para debater o tema.

A segurança cibernética envolve a proteção de informações e sistemas contra grandes ameaças, tais como o terrorismo cibernético, a guerra cibernética e a espionagem. A segurança cibernética é uma parte crítica da estratégia de segurança de qualquer governo ou instituição privada. Durante a pandemia da Covid-19, os ataques cibernéticos aumentaram consideravelmente em todo o mundo.

O evento teve formato de painel de especialistas, contando com a construção metodológica do Observatório da Indústria do Sistema FIEC e do Observatório Nacional da Indústria para subsidiar o planejamento do portfólio educacional do SENAI para 2022. Além dos momentos de mapeamento de desafios para atração e formação de talentos, assim como as demandas educacionais das empresas cearenses, o evento contou com a participação da empresa de consultoria Gartner e discussões sobre as principais tendências do setor.

Supesp e ciência

Desde maio deste ano, o superintendente Helano Matos vem estreitando esse intercâmbio com instituições do setor de segurança e tecnologia como o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CIVC) para discutir demandas e um possível termo de cooperação para aperfeiçoar as estatísticas de pessoas desaparecidas, além de visitas à sede da Pefoce (Perícia Forense do Estado do Ceará), Aesp (Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará) e encontros virtuais com diretores da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal), Polícia Federal e Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Dr Luciano Kuppens, Erich Adam e Marcos de Almeida Camargo, respectivamente.

“É muito importante este contato com entidades sérias, tradicionais e que fazem um importante trabalho de pesquisa, científico e de dados na área da segurança pública, até internacional no caso da Interpol. A Supesp fica integrada e em sintonia com o que há de mais inovador e eficiente no setor”, destaca Helano.

Os cursos da Academia Senai de Segurança Cibernética têm como objetivo formar profissionais especializados, prestar serviços e consultorias e expandir a cultura da cibersegurança para as indústrias e a sociedade. A segurança cibernética envolve a proteção de informações e sistemas contra grandes ameaças cibernéticas, como o terrorismo cibernético e a guerra e a espionagem cibernéticas.