Colégio dos Bombeiros conquista 86 medalhas em competições nacionais de Astronomia e Astronáutica

2 de agosto de 2021 - 09:09 # # # # #

Ascom CMCB - Texto

Nesse clima olímpico, a notícia não poderia ser melhor: nossos atletas da ciência acabam de arrebatar nada menos do que 86 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e na Mostra Brasileira de Foguetes 2021. Do 1º Ano do Ensino Fundamental ao 2º Ano do Ensino Médio, alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará (CMCB) de todas as séries foram premiados nas maiores competições de Astronomia e Astronáutica do País.

O belo resultado coroa um histórico vitorioso de participações da escola na OBA e na MoBFog: só nos últimos 5 anos foram 370 medalhas conquistadas nas duas competições estudantis, um desempenho muito acima da média de toda a rede pública municipal, estadual e federal do Ceará, compatível com o de algumas das escolas particulares mais tradicionais do Estado.

Graças ao desempenho na OBA desse ano, dez dos nossos alunos foram convocados para a pré-Seleção para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia, somando-se às 36 convocações a estudantes do CMCB nos três anos anteriores.

Aulas online

Toda a preparação dos alunos foi feita à distância, tendo em vista o contexto da pandemia. Além das aulas via Meet, o processo envolveu o canal AstronomicaMENTE, criado ainda em março de 2020 justamente para dar continuidade às atividades pedagógicas voltadas para a disciplina de Astronomia da escola, quando da suspensão das aulas presenciais. Os encontros ocorrem tanto de forma síncrona, por meio de lives, quanto assíncrona, por vídeos curtos, gravados previamente, com foco em temas específicos, que podem ser consultados rapidamente a qualquer momento.

Disciplina curricular

Desde 2016, o CMCB possui uma disciplina curricular obrigatória de astronomia inserida na grade do Ensino Fundamental 2. De lá para cá, a escola vem obtendo uma série de resultados relevantes nas mais diferentes competições estudantis associadas à matéria. Além das 334 medalhas na OBA e das 36 na MoBFog, o CMCB obteve 32 condecorações na Olimpíada Nacional de Ciências, além de dois prêmios nacionais no Concurso Astronomia em Mãos, um prêmio nacional no Concurso de Astronomia para Estudantes do Laboratório Nacional de Astrofísica e uma menção honrosa na Eratosthenes Photo Competition promovida pela Ellinogermaniki Agogi.

Lista completa dos nossos medalhistas da OBA e da MoBFog 2021: