Forças de Segurança e órgãos parceiros atuam em Operação “Eleições Suplementares 2021” no Interior do Ceará

2 de agosto de 2021 - 09:41 # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

Nesse domingo (1°), os eleitores das cidades de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca – Áreas Integradas de Segurança 14, 19 e 20 do Estado, retornaram às urnas para a realização de novas eleições visando eleger prefeitos e vice-prefeitos. Com o intuito de coibir ocorrências criminosas nesses municípios, as Forças de Segurança e órgãos parceiros atuaram em conjunto na Operação “Eleições Suplementares 2021”. As ações policiais foram coordenadas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE). O pleito eleitoral foi considerado tranquilo pelas forças de segurança.

O objetivo dos trabalhos policiais nas regiões Norte e Sul foi apoiar as ações da Justiça Eleitoral, por ocasião das eleições suplementares deste ano. Na ocasião, foram realizadas ações de patrulhamento ostensivo em pontos críticos e locais de votação dos municípios, barreiras policiais e blitzes em locais estratégicos, saturações que visaram o desarmamento da população, ações de combate à apreensão de material irregular de propaganda que estivessem em desconformidade com a legislação eleitoral.

Fórum Eleitoral de Pedra Branca

A operação conjunta focou também em verificar ocorrências de pessoas sob efeitos de bebida alcoólica, tumultos em pleitos eleitorais e ações como “compra de votos” e “boca de urna”. As equipes também realizaram abordagens educativas para garantir o cumprimento das normas do decreto estadual de combate à Covid-19.

A ofensiva contou com equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), além de profissionais e duas aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Já pelos órgãos parceiros, atuaram profissionais do Poder Judiciário Eleitoral, Ministério Público Eleitoral (MPE), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e guardas civis municipais.

Efetivo Empregado

Pela PMCE, os militares lotados no Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), Policiamento Ostensivo Geral (POG), Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) e do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) atuaram no combate às praticas ilícitas. As composições realizaram policiamento a pé e motorizado nas proximidades dos locais de votação e apuração. Cerca de 200 PMs participaram da operação.

Já pela PC-CE, as delegacias municipais atuaram no âmbito da Polícia Judiciária Estadual agindo de forma supletiva aos trabalhos da Polícia Federal, na apuração de crimes eleitorais e outros delitos. Na região Sul, as Delegacias Municipais funcionaram em regime de plantão para atender ocorrências em Pedra Branca e Missão Velha. Já para atender a região norte, a Delegacia Municipal de Uruoca também funcionou como plantonista.

O CBMCE disponibilizou viaturas que realizaram saturações nos Fóruns Regionais Eleitorais das cidades. O intuito foi agir para coibir princípios de incêndio, situações que envolvessem emergências pré-hospitalares, situações de tumultos ou atendimentos a qualquer vitima de queda, agressão ou outro tipo de lesão. A operação contou ainda com duas aeronaves da Ciopaer e 10 profissionais que trabalharam para garantir a ordem pública e proporcionar tranquilidade e segurança aos cidadãos durante o pleito.