Agosto Dourado: HRN colore fachada e promove blitze para incentivar amamentação e doação de leite humano

3 de agosto de 2021 - 16:41 # # # # # #

Teresa Fernandes - Ascom HRN - Texto e Fotos

Programação inclui rodas de conversa sobre o tema com mães que acompanham os filhos internados na Neonatologia

A campanha Agosto Dourado incentiva o aleitamento materno e, neste ano, traz como tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”. Neste mês, também celebramos a Semana Mundial de Aleitamento Materno. O Banco de Leite do Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão (ISGH), vem promovendo ações para reforçar a amamentação e incentivar a doação de leite humano. Na abertura deste agosto, o hospital iluminou as fachadas com a cor dourada em alusão à campanha – o leite humano é considerado o alimento ouro para os bebês. Um mamaço virtual também fará parte do cronograma do hospital e ocorrerá no sábado (7).

>> Veja onde doar leite humano no Ceará

A programação conta, ainda, com blitze para divulgar benefícios da amamentação e doação de leite humano nos setores Materno-Infantil do HRN, além de rodas de conversa com mães que acompanham bebês internados na Neonatologia. Também haverá uma campanha interna de doação de frascos. No perfil oficial da Sesa no Instagram, está programada uma série de vídeos com relatos de profissionais dos Bancos de Leite da Rede Sesa e de doadoras de leite humano.

Outra roda de conversa, desta vez com agentes de saúde do Centro de Saúde da Família Caiçara, será realizada pela unidade para falar sobre o trabalho feito pelo Banco de Leite Humano do HRN. Estão programados também um encontro virtual com a Secretaria de Saúde de Santana do Acaraú e uma atividade de sensibilização com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Alto da Brasília, em Sobral, e com grupos de famílias.

“Agosto Dourado é uma campanha realizada todos os anos e nós aproveitamos a oportunidade para encabeçar uma campanha de incentivo à doação de leite materno”, afirma a coordenadora do Banco de Leite do HRN, Renata Karen Oliveira.

Fachada do HRN é iluminada com a cor dourada em alusão à campanha de incentivo ao aleitamento materno

Doações de leite

O equipamento do hospital trabalha interna e externamente recebendo doações de mães que estão com os bebês internados na unidade, além de mulheres que estão no domicílio e desejam doar. O HRN realiza a captação de leite humano no lar da voluntária.

A doadora pode entrar em contato com o BLH para fazer um pré-atendimento e marcar visita domiciliar para orientação, realização de testes rápidos e entrega de kit com frasco estéril e produtos de higiene. “O Banco de Leite é responsável por abastecer 50 bebês na Neonatologia, em sua maioria prematuros, que necessitam desse tão precioso líquido que é o leite materno. Por isso, nós sensibilizamos a sociedade e as mães que estão amamentando, saudáveis, com excedente de leite, não fumantes e que não usam nenhum medicamento que impeça a amamentação e que tenha vontade de doar a nos ajudar com a doação de leite humano. Você não doa apenas o alimento, mas vida para tantos bebês que precisam”, diz Oliveira.