Corpo de Bombeiros inicia programação em alusão ao aniversário de 96 anos

5 de agosto de 2021 - 11:04 # # # #

Ascom CBMCE Texto
Gilseppe Bonazi - Ascom CBMCE Fotos

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) chega ao seu 96º aniversário neste mês de agosto de 2021, com uma programação especial que iniciou nesta quarta-feira (4) e seguirá até o próximo dia 11. Entre os destaques estão uma solenidade prevista para sexta-feira (6), com a presença de bombeiros militares veteranos, e também as entregas de condecorações na terça-feira (10). Parte da programação será exibida por meio das redes sociais da corporação.

A programação de hoje iniciou às 8 horas, com uma competição bombeirística no Quartel do bairro Prefeito José Walter, em Fortaleza (4ª Companhia de Bombeiros – 4ª Cia/1º BBM). A iniciativa focou em reunir bombeiros militares de diversas unidades do CBMCE para uma competição de operações entre os militares, bem como promover um momento de treinamento.

“Nós estamos na semana do 96º aniversário da corporação e é com uma grande satisfação que convidamos a todos a participarem desse momento conosco. Nesse período que marca esse momento tão importante da fundação, algumas atividades foram programadas. Iniciamos hoje com a competição bombeirística. É um momento que elevamos o treinamento e a capacitação do nosso efetivo para a missão de vidas alheias e riquezas salvar”, pontuou o coronel comandante geral do CBMCE, Ronaldo Roque.

Já nesta quinta-feira (5), às 7 horas, ocorrerá uma travessia aquática no Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do CBMCE, na Praia da Leste-Oeste, em Fortaleza.

Museu do Corpo de Bombeiros

Na próxima sexta-feira (6), o Corpo de Bombeiros realizará um momento especial e emocionante às 9 horas, na sede do Quartel do Comando Geral da corporação, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. A data será marcada por uma cerimônia que lançará a Pedra Fundamental do Museu do Corpo de Bombeiros (MCB).

O Museu do Corpo de Bombeiros será instalado no Casarão Vermelho, um prédio histórico e tombado pela Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), atual sede do Comando Geral do CBMCE, que em breve será transferido para o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), local que abrigará quatro das seis vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado do Ceará.

“A iniciativa dará uma nova destinação ao Casarão Vermelho e será um presente à sociedade alencarina, um equipamento público sociocultural. Na oportunidade, a Pedra Fundamental será adicionada de uma Cápsula do Tempo que conterá diversos documentos contemporâneos e, que cuja abertura se dará em 30 anos, ou seja, em 2051”, explica o coronel comandante geral do CBMCE, Ronaldo Roque.

Nova turma de bombeiros militares

Também na sexta-feira, às 16 horas, ocorrerá a aula inaugural da Turma 3 do Curso de Formação de Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) da SSPDS. O anúncio da convocação dos 204 aprovados no último concurso do CBMCE ocorreu no dia 2 de julho, durante a entrega de viaturas e equipamentos para a corporação, com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana; do secretário da SSPDS, Sandro Caron; e do coronel comandante geral do CBMCE, Ronaldo Roque.

Do dia 9 ao 11 de agosto

Na segunda-feira (9), na sede do Quartel do Prefeito José Walter, ocorrerá a aula inaugural do Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, além da entrega de equipamentos para bombeiros militares. Na terça-feira (10) haverá a solenidade virtual de entrega de condecorações aos militares e também às autoridades cearenses. A transmissão ocorrerá por meio do canal do CBMCE no YouTube.

Na quarta-feira (11), haverá ainda um ato ecumênico, às 10 horas, na sede do Quartel Central do Corpo de Bombeiros. Já às 15 horas, será lançada a Operação Floresta Branca, que focará em ações de prevenção de incêndios florestais no Ceará. A ação terá a presença de outros órgãos ambientais e terá como foco orientar a população, especialmente neste segundo semestre, quando há maior incidência desse tipo de ocorrência, em decorrência da diminuição das chuvas e da intensificação dos ventos.