Cuidado além da alta: HGF inicia acolhimento na Casa da Gestante, do Bebê e da Puérpera

5 de agosto de 2021 - 16:28 # # # # # #

Felipe Martins - Ascom HGF - Texto e Fotos


Dez vagas de acomodação estão disponíveis a partir desta quinta-feira (5), sendo quatro delas para gestantes, três para puérperas com bebês e três para puérperas sem bebês

Acolher, orientar, cuidar e acompanhar. Estas são as missões da Casa da Gestante, do Bebê e da Puérpera (CGBP) Dr. Luiz Wagner Gonzaga, inaugurada na quarta-feira (4) pelo Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O espaço de cuidado peri-hospitalar fica a 170 metros da unidade e tem como objetivo atender gestantes, puérperas e recém-nascidos que demandam atenção diária em serviço de saúde, mas sem necessidade da vigilância constante de um leito hospitalar.

“É como uma residência temporária para gestantes e puérperas que possuem dificuldade em deslocamento da residência para o hospital”, explica a chefe do Serviço de Obstetrícia do HGF, Shirley Bruno. “Um espaço para receber uma mãe do interior do Ceará que saiu de alta, mas que precisará, poucos dias depois, realizar exames no hospital”, exemplifica.

Para a obstetra, o principal ganho para a unidade é na qualidade do atendimento. “Além de garantir uma humanização maior ao serviço, vamos poder dispor de mais leitos livres dentro do hospital”, pontua. A CGBP do HGF inicia as atividades nesta quinta-feira (5), com dez vagas de acomodação, sendo quatro delas para gestantes, três para puérperas com bebês e três para puérperas sem bebês. O espaço conta, ainda, com sala de estar, sala de amamentação e um cantinho para orações (de acordo com a fé de cada mãe). Todas as regras da Casa, garante a médica, seguem as diretrizes do Ministério da Saúde (MS) para implantação e habilitação do serviço.

“Diariamente, dois médicos, um obstetra e um neonatologista, ficam responsáveis por visitar a Casa para consultar as mães e os bebês”, ressalta a coordenadora de Enfermagem da CGBP, Sandra Borges. Além dos médicos, também fica à disposição do ambiente uma equipe multidisciplinar do HGF, com enfermeiro, nutricionista, psicólogo e assistente social. “É um espaço para garantir não apenas hospedagem e alimentação, mas um atendimento qualificado, mais humanizado”, garante a enfermeira.

Da esquerda para a direita: Francisco de Lucena, diretor médico do HGF; Judith Caetano, diretora técnica do HGF; Shirley Bruno, chefe do Serviço de Obstetrícia do HGF; e Daniel de Holanda Araújo, diretor-geral do HGF, durante inauguração da Casa

Sonho realizado

Neonatologista e diretora técnica do HGF, Judith Caetano ressalta a importância da conquista de uma CGBP. “Fui residente de Pediatria aqui no HGF e sempre conversávamos com a equipe sobre [a implantação de] serviços como Unidade Canguru e Casa da Gestante”, lembra. “Em maio deste ano, efetivamos a Unidade Canguru do HGF e, agora, a Casa da Gestante. Aos poucos, vamos entendendo que podemos fazer, todos unidos, cada um com sua contribuição”, afirma Caetano.

Parceria com sociedade civil e iniciativa privada

Além do investimento da Sesa e do trabalho contínuo da equipe do HGF, a CGBP do hospital também contou com diversas doações de membros da sociedade civil e da iniciativa privada. Fisioterapeuta e filantropa, Adriana Queiroz foi uma das principais agitadoras para a captação de doações que aceleraram a reforma do espaço e o abastecimento completo da Casa com móveis e utensílios. “Quando conheci o projeto e a motivação das pessoas envolvidas, fui acolhida de uma forma que me encantou. A partir dali, já abracei como se fosse um filho”, compartilha.


Equipamento objetiva atender gestantes, puérperas e recém-nascidos que demandam atenção diária em serviço de saúde, mas sem necessidade da vigilância constante de um leito hospitalar

Todo o estudo de infraestrutura e o planejamento de reformas da Casa foi realizado de forma voluntária por alunos do estágio supervisionado do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UniFanor. “Desde o diagnóstico inicial dos problemas até a pintura da casa, nossa intenção foi tornar o ambiente mais delicado, mais distante do ambiente hospitalar”, afirma a professora responsável pela disciplina, Emmanuelle Matos. Também foram frutos da doação as artes desenhadas nas paredes da casa, obras do aluno Igor Mastrillo.

Homenagem

A Casa da Gestante, do Bebê e da Puérpera do HGF foi batizada em homenagem póstuma ao ginecologista e obstetra cearense Luiz Wagner Gonzaga, formado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) no ano de 1970 e falecido em 2020.

“O dr. Luiz Wagner Gonzaga foi uma pessoa extremamente humana, de uma capacidade de acolhimento muito grande, qualidade que um profissional da Saúde deve ter”, ressaltou o titular da Sesa, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), durante a inauguração do equipamento.