SSPDS e vinculadas apresentam núcleos de saúde voltados para cuidar dos profissionais da segurança

5 de agosto de 2021 - 13:05 # # # # # #

Ascom SSPDS -Texto e fotos

O Dia Nacional da Saúde é celebrado nesta quinta-feira (5). A data foi instituída em 1967 para homenagear o médico sanitarista Oswaldo Cruz, que foi pioneiro em estudos de doenças como a febre amarela e a varíola. Com o intuito de conscientizar a população cearense sobre a importância de manter hábitos saudáveis para a conquista do bem-estar, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) e suas vinculadas apresentam os trabalhos realizados pelos departamentos de saúde voltados para os atendimentos aos profissionais da segurança pública do Ceará.

Na SSPDS/CE, a missão da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) é atuar para proporcionar o bem-estar biopsicossocial aos agentes da segurança do Estado. A psicóloga e coordenadora da Abips, Bruna Gadelha, falou sobre a importância de celebrar a data. “Para nós, que trabalhamos no setor de saúde, é sempre importante estarmos celebrando essas datas. Hoje, com a evolução da medicina e a integração de outras áreas dentro da saúde, é possível pensar no assunto, não apenas por ‘estar doente’, mas sim, saúde como um completo bem-estar físico, mental e social. Na Abips, estamos sempre buscando oferecer um serviço de qualidade voltado para tratar e incentivar os nossos policiais a buscarem os nossos serviços”, disse ela.

Os atendimentos na sede da Abips continuam ocorrendo normalmente mesmo com a pandemia da Covid-19. “Continuamos oferecendo os nossos serviços e aproveitamos o ensejo para motivarmos os nossos profissionais de segurança pública. Para que comecem a pensar em saúde não apenas como doença, mas como uma prevenção. Que neste dia, as pessoas busquem se cuidar mais e prevenir os adoecimentos. É muito importante que as pessoas busquem estar saudáveis e fazendo aquilo que lhes faz bem, porque isso também é saúde”, ressalta.

Polícia Militar

A Coordenadoria de Saúde, Assistência Social e Religiosa (CSASR) é o eixo da Polícia Militar do Ceará (PMCE) que visa cuidar do maior patrimônio da instituição: os homens e mulheres que a compõem. Para a coordenadora do CSASR, a tenente-coronel Sandra Helena de Carvalho, todo investimento em armamento, tecnologia e viaturas não adiantaria se o foco principal não fosse cuidar preventivamente dos militares. “O cenário complexo em que essas pessoas estão inseridas requer uma rigidez para atuarem de forma que venham a ter resultados positivos. Dessa forma, trabalhamos para observar índices de adoecimento bem antes e, assim, propomos estratégias para a prevenção desses problemas. É importante destacar ainda que oferecemos também assistência de saúde para os nossos policiais militares e, em alguns casos, seus familiares”, disse ela.

A tenente-coronel também ressaltou a importância do dia ser celebrado por todos. Ela frisou que “todas essas datas comemorativas são momentos importantes para que estejamos sempre relembrando o que é essencial. Precisamos ter cuidado com a nossa saúde, manter um foco e estar sempre atento à nossa saúde, principalmente, devido à pandemia que vivenciamos há quase dois anos. É necessário que compreendamos o real significado desses hábitos saudáveis, não apenas pela ausência de doença, mas pelo equilíbrio sutil de uma série de fatos”, concluiu ela.

O CSASR também é responsável por acompanhar os policiais militares que estão em atendimento psicológico. No último dia 26 de julho, o governador, Camilo Santana, assinou a ordem de serviço para a construção do Complexo de Assistência Biopsicossocial, Odontológica e Laboratorial da Polícia Militar. O novo centro de Saúde proporcionará maior assistência para bombeiros e policiais militares. Após a reforma prevista, o prédio abrigará, além da sede do CSASR, ambientes para atendimentos de fisioterapia e pilates; psicológico e social, atendimento médico, um centro odontológico e laboratórios de análises clínicas.

Polícia Civil

Já no âmbito da Polícia Judiciária, os policiais civis contam com Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps). No local, os trabalhos realizados por equipes de médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, educador físico e fisioterapeutas visam à prevenção ao adoecimento emocional dos policiais, bem como promovem momentos de bem-estar físico e mental por meio de diversas atividades.

A diretora do Damps, Sônia Amaral, explicou sobre o funcionamento do Damps, que tem o objetivo de dar suporte psicossocial para os profissionais de segurança que atuam todos os dias nas ruas.“Hoje, sabemos que a saúde é um bem-estar biopsicossocial. Saúde não é só a ausência da doença, mas sim, precisa estar em equilíbrio psico, físico e social. Aqui, trabalhamos de forma preventiva, buscando sempre oferecer uma qualidade de vida maior e melhor para esses servidores e, também, acolhemos os policiais no momento em que a crise se instala”, revela.

O Damps, que já realiza um trabalho de suporte psicossocial, coloca-se também à disposição para atendimentos de urgência, dando também continuidade aos atendimentos já existentes, ampliando a modalidade para atendimentos on-line, além dos presenciais.

Serviço

Para realizar agendamento e buscar mais informações a respeito dos serviços biopsicossociais, o profissional da segurança pública pode entrar em contato pelos números: (85) 3223-1837, (85) 3214-1975 ou pelo número de WhatsApp (85) 99170-0056. Esses contatos são da Abips e estão disponíveis para os profissionais das vinculadas da SSPDS.

Pelo Damps, o agendamento prévio para policiais civis é realizado por telefone. Os contatos podem ser feitos pelo número de WhatsApp: Dra. Vanessa Lúcia – (85) 98728-2604. Outras informações do Damps podem ser solicitadas também pelos números (85) 3101-7367 e (85) 3101-7368.

Já sobre informações do CSASR, os números disponibilizados para os policiais militares são (85) 3101-2241 / 3101-2236 / 3101-4937. Em todas as situações são respeitados os protocolos contra a Covid-19.