Agosto Dourado: HMJMA inicia orientações sobre amamentação e doação de leite humano ainda antes do parto

9 de agosto de 2021 - 15:52 # # # # # # #

Diana Vasconcelos - Ascom HMJMA - Texto
Arquivo pessoal - Fotos

O alimento, considerado padrão ouro para recém-nascidos, tornou-se ainda mais fundamental para a recuperação de bebês prematuros internados em unidades neonatais

O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), transformou em rotina o incentivo à amamentação e à doação de leite humano não apenas na Maternidade, mas em todos os setores da unidade de média complexidade. Para isso, o hospital realiza sessões de orientação diárias nos leitos das pacientes e no posto de coleta existente no HMJMA. “É uma atenção diferenciada. Temos profissionais capacitados para explicar a todos os interessados os benefícios do leite materno para mãe e filho, assim como o funcionamento da doação”, afirma a enfermeira Patrícia Martins de Oliveira, que coordena o posto de coleta.

As orientações começam com uma pesquisa sobre o contexto social em que as mães vivenciam. O questionário pode ser respondido pelo celular. A participação não é obrigatória, mas auxilia os profissionais nas indicações mais adequadas para as pacientes. “Em seguida, explicamos sobre o valor nutritivo do leite e sobre os benefícios para as mães. Além de fortalecer o bebê e o sistema imunológico dele, amamentar ajuda as mamães a voltarem para o peso normal e até previne câncer de mama. Também mostramos para elas como amamentar corretamente, a pega pode fazer toda diferença, evitando, inclusive, as fissuras”, detalha a enfermeira.

>> Veja onde doar leite humano no Ceará 

Por todos esses benefícios, o alimento, considerado padrão ouro para recém-nascidos, tornou-se ainda mais fundamental para a recuperação de bebês prematuros internados em unidades neonatais, como a existente no HMJMA. “Já é sabido que eles se recuperam mais rápido e ficam mais fortes”, destaca Oliveira. Muitas mães de bebês internados, devido à situação de estresse, acabam não conseguindo amamentar os filhos, ficando dependentes das doações.

A universitária Mayara Maia, com o pequeno Noah nos braços, exibe o certificado de doadora de leite humano

Ciente dessa necessidade, ainda durante a gestação do pequeno Noah, a universitária Mayara dos Santos Maia, de 23 anos, decidiu que seria doadora de leite humano. “Sou estudante de Enfermagem e sempre tive o desejo de doar. É muito gratificante para mim poder ajudar outras crianças”, ensina Mayara, exibindo orgulhosa o certificado de doadora de leite humano do HMJMA.

Mayara, assim como outras doadoras, receberam as primeiras orientações sobre doação ainda durante a internação para o parto. “Me orientaram em tudo: a lavar, massagear, coletar, até mesmo no armazenamento do leite. Quando saí, já levei frascos para casa, porque eu produzia muito leite”, diz a jovem, que realiza doações semanais desde o nascimento do filho, em 14 de maio. “Todos foram maravilhosos comigo e com meu filho, em tudo”.

Como doar leite humano

Cada mãe que passa pelo HMJMA e tem o desejo de doar leite humano recebe um kit para levar para casa, contendo frascos para armazenamento e orientações sobre higienização. As doações são recolhidas pela equipe da unidade sempre que as mães requisitam. As gestantes que não foram pacientes da unidade também podem realizar doações. Para isso, basta realizar o armazenamento do leite de maneira correta.

Primeiro, é preciso escolher um pote de vidro com tampa de rosca. Ambos devem ser lavados e, depois, postos em infusão de água quente por 30 minutos (fogo desligado). Depois, é preciso deixar o vidro e a tampa secarem naturalmente sobre um pano limpo. Antes de coletar o leite, as mães devem higienizar a mama com água corrente ou com o próprio leite. Ao depositar o líquido no vidro e tampar, é preciso isolá-lo em um saco plástico e, após, pôr para congelar. Com a armazenagem correta, o leite pode permanecer congelado por até seis meses.

Mayara Maia recebeu kit para doações e aprendeu sobre o armazenamento do leite enquanto estava internada

Doação em domicílio

Qualquer pessoa que tenha o desejo de doar pode receber orientações do posto de coleta. Além disso, não precisa se deslocar até a unidade hospitalar para entregar as doações. A equipe pode recolher o leite no domicílio da doadora. Todo o leite doado passa por um processo de pasteurização antes de ser reencaminhado para as unidades de origem e, então, alimentar os bebês.

“Essas doações são necessárias o ano inteiro. Temos sempre bebês que precisam desse leite. Mas amamentar e doar são atitudes de amor que salvam vidas, por isso sempre incentivamos”, frisa a diretora-geral do HMJMA, Silvana Furtado Sátiro.