Hub Cultural do Ceará segue com inscrições abertas para jornada de formação on-line nas áreas técnicas, acessibilidade e tecnologias da cultura até 20/8

9 de agosto de 2021 - 15:38 # # # # # #

Maíra Suspiro - Ascom Porto Dragão

Segunda edição do programa Faz a Cena segue com inscrições gratuitas com três trilhas formativas e aulas com início em setembro

O Faz a Cena – Programa Estadual de Formação nas Áreas Técnicas da Cultura chega em sua segunda edição em 2021 investindo no aprendizado em grupo e expandindo o foco de sua formação. Integrado às políticas formativas da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e do Instituto Dragão do Mar (IDM), o programa objetiva preparar as pessoas participantes para o mercado de trabalho, gerando oportunidades nessas áreas de interesse, contribuindo para o desenvolvimento do setor e estimulando a cadeia produtiva das Artes e da Cultura. São 20 vagas em cada uma das três trilhas ofertadas (Som, Materiais e Imagem em Cena – Áreas Técnicas das Artes, Acessibilidade em Cena – Produções artísticas acessíveis e Tecnologias do Sensível em Cena e Inovação para as Artes), com seleção através da análise de currículo, texto de interesse de participação e pergunta/problema que pretende investigar durante o percurso. As aulas estão previstas para iniciar em Setembro e as inscrições são online e gratuitas, podendo ser feitas em bit.ly/fazacena.

“O Faz a Cena busca apresentar caminhos e possibilidades práticas no desenvolvimento de agentes da cadeia produtiva das Artes, afirmando a Cultura como vetor estratégico na profissionalização da cena artística e cultural”, reforça Ivan Ferraro, gerente executivo do Hub Cultural do Ceará, realizador do programa de forma integrada ao Centro Cultural Porto Dragão. O Faz a Cena conta ainda com  parceria entre o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e a Rede Cuca de Fortaleza.

Com três trilhas formativas previstas, o Faz a Cena em 2021 trabalha com o conceito de cena expandida, tendo a Cultura como palco e suas várias manifestações. Todos os palcos, seja da Música, das Artes Cênicas, dos museus com suas instalações, imersividades e interações, das bibliotecas e seus acervos e experiências digitais, da arte urbana com suas instalações e experiências digitais-midiadas. Tudo cabe nesta cena expandida e é inspiração para esta nova edição do Faz a Cena.

E para que esta jornada de aprendizagem proposta seja mais produtiva, investe na coletividade e na criatividade para pensar o fazer artístico, apoiando os aprendizes na busca por ferramentas, conhecimento e desenvolvimento profissional nas linhas técnicas, tecnológicas e de acessibilidade no campo cultural e artístico.

Trilhas formativas e Carga horária

O Faz a Cena apresenta três trilhas formativas. São elas:

  • Som, Materiais e Imagem em Cena – Áreas Técnicas das Artes

  • Acessibilidade em Cena – Produções artísticas acessíveis

  • Tecnologias do Sensível em Cena e Inovação para as Artes

Carga horária total: 180h/a

Carga horária por Trilha Formativa: 60h/a

Carga horária do Aprendiz: 100h/a (60h/a da Trilha escolhida + 20h/a de disciplinas comuns + 20h/a práticas complementares)

Metodologia

Na inscrição, o aprendiz escolhe uma única trilha e já apresenta uma pergunta, problema ou projeto que servirá como guia na sua trajetória dentro da formação, podendo ser revisitada com o passar das etapas.

O aprendiz participa de aulas relacionadas à sua trilha escolhida, mas também de momentos coletivos, quando todos participam de módulos comuns, nivelando e alinhando bases da formação, além de propiciar troca e trabalho em rede. As referências metodológicas que inspiraram o núcleo pedagógico do Faz a Cena foram Taxonomia de Bloom, Taxonomia de Fink, Aprendizagem Baseada em Problemas, Design thinking: método do Duplo Diamante e a pedagogia freireana.

Orientação pedagógica

Fazem parte da equipe pedagógica profissionais convidados com expertises em cada área de atuação, que acompanharão os aprendizes ao longo do programa. O grupo de orientadores que contribuiu diretamente para este formato mais moderno é composto pela arquiteta, lighting designer e designer multidisciplinar Anna Turra, pela educadora, psicóloga e consultora em Acessibilidade Daina Leyton, pelo professor, pesquisador e designer Diego Ricca e pela gestora, produtora e consultora de acessibilidade Raissa Couto.

Quem pode participar

Técnicas e técnicos, artistas, criadores, produtores, estudantes de áreas afins, gestores, agentes da cultura e interessados em geral nos temas abordados são perfis que podem se interessar no Faz a Cena.

1ª Edição do Faz a Cena

De outubro de 2020 a fevereiro de 2021, em parceria com o Fórum das Áreas Técnicas do Ceará, o programa Faz a Cena ofertou sete cursos técnicos online com 173 pessoas inscritas, totalizando 70h/a, sendo três cursos de Produção, um de Cenografia, um de Figurino, um de Iluminação e um de Sonorização. Além dos cursos, foi realizado o workshop de composição para a cena, integrando as áreas de Cenografia e Iluminação, ministrado por Anna Turra.