Navegações Estéticas – “O cinema e o espelho”, com Everlane Moraes, será realizado nesta terça-feira (10)

9 de agosto de 2021 - 15:18 # # # #

Raphaelle Batista - Ascom Porto Iracema das Artes - Texto

Propondo a construção de novos olhares, a partir da perspectiva de um cinema não-hegemônico, que representa diferentes espaços e experiências atravessados pelo contexto de colonização em que fomos inseridos, o Navegações Estéticas – “O Cinema e o espelho” dá início ao percurso de Audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes em 2021. Ministrado pela cineasta Everlane Moraes, o encontro faz parte do primeiro módulo do curso e acontece na próxima terça-feira (10), às 19h30, pelo Youtube da Escola.

O curta ”A gente acaba aqui”, dirigido por Moraes, é o ponto de partida para a discussão no evento. O filme está disponível no programa IMS Convida, que apresenta uma série de artistas brasileiros de diferentes vertentes. É um acervo gratuito, disponível AQUI. “A intenção é fazer uma navegação pelas formas, elementos que compõem o filme, o cinema. Pelos conceitos que giram em torno da realização de um filme, como pensar o tema, como materializar esse tema em um projeto, como ter um método para filmar, escolher personagens, etc’’, antecipa Everlane.

Já no módulo, a diretora vai convidar alunas e alunos a um mergulho a partir de suas obras. “Eu vou, através das minhas experiências, destrinchar cada filme. Mostrar para eles do que é composto cada filme, quais elementos eu busquei, de onde surgiu a ideia, quais foram erros/acertos. É uma oficina de apontamentos, para que os estudantes possam entender teorias-base que compõem o universo do cinema, mas ao mesmo tempo, terem ferramentas para realizarem suas experiências’’, conclui.

O ângulo definido pela cineasta irá abordar questões filosóficas no cinema e no documentário, com o intuito de proporcionar uma aproximação às questões que envolvem o universo da autora/diretora e suas decisões éticas, estéticas e políticas no momento de filmar. Para além de tratar as questões teóricas, a ideia do módulo é, segundo Everlane, impulsionar as pessoas participantes a fazerem suas primeiras experimentações cinematográficas.

Sobre Everlane Moraes

Cineasta especializada em Direção de Documentário pela EICTV – Cuba. Graduanda em Artes Visuais (UFS). Membra da Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN). Seus filmes transitam entre diferentes gêneros e formatos, evidenciando as questões sociais, filosóficas e espirituais da diáspora negra. Atua nas áreas da Direção, Roteiro, Formação, Consultoria e Assistências. Selecionada para para o Encontro entre Diretores no TALENTS GUADALAJARA (2019). Fellow no Seminário Flaherty 2021. Bolsista da NETFLIX no programa Colaboratório Criativo (2020). Premiada no William Graves Film Fund – Firelight Media (2020), no IDFA BERTHA FUND (2021) e no Sundance Institute (2021).

Seus filmes foram exibidos em festivais, galerias e VOD como Sundance, Rotterdam e BFI, Womxn in Windows (2020), One Story Up (2021), Hangar (2020), entre outros. Seus projetos participaram do European Film Market (2021), BRLAB (2020), Torino Film Lab (2021), DOC STATION – Berlinale Talents (2020), TALENTS CO PRODUCTION MEETING (2020), Durban Film Market (2020), MIRADASDOC (2019), Good Pitch Brasil (2019), entre outros. Desenvolve os projetos de longa-metragem O Navio e o Mar, Germano Black Society, Imagine 2030, Busca e Apreensão e O Segredo de Sikán e Orixás. FILMOGRAPHY. 2021. A gente acaba aqui. Doc. 13′. 2019. PATTAKI. Doc. 21′; 2018. AURORA. Doc. 15′; 2017. Monga, Retrato de Café. Doc. 15′; 2016. La Santa Cena. Doc. 15′; 2014. Conflitos e abismos: A expressão da condição humana. Doc. 15′; 2013. Caixa D’Água: QUI-LOMBO É ESSE?. Doc. 15′.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Navegações Estéticas ”O cinema e o espelho”, com Everlane Moraes, acontece na próxima terça-feira (10)
Quando: 10 de agosto, às 19h30min.
Onde: Canal do YouTube do Porto Iracema das Artes.
Programação online e gratuita.