Alberto Bial visita adolescentes em privação de liberdade em centro socioeducativo Dom Bosco e comemora resultados de projeto social

10 de agosto de 2021 - 17:35 # # # #

Marconi Alves - Ascom Seas >/span> Texto
Ascom Seas Fotos

O técnico do Fortaleza/Basquete Cearense, Alberto Bial, foi uma atração à parte para os adolescentes em privação de liberdade do Centro Socioeducativo Dom Bosco, em Fortaleza. A tarde da última sexta-feira (6) foi reservada para ouvir um pouco da experiência do vitorioso técnico de basquete, que adotou a cidade de Fortaleza para trabalhar nos campeonatos da NBB. Após falar um pouco sobre a história do esporte e vivência na profissão, Bial convidou os jovens para um treinamento, explicou cada jogada e as técnicas utilizadas em quadra.

A parceria firmada, desde 2018, tem como objetivo utilizar o esporte como ferramenta de superação e meio de ressignificação de valores para os adolescentes que estão em cumprimento de medidas socioeducativas no Ceará, além de proporcionar atividades que incluem treinamentos físicos e testes seletivos para novos talentos.

“Esses momentos são importantes, têm um preço de medalha, uma conquista que iniciamos há três anos. Quando eu observei a forma que eles estão atuando, e como a Seas administra essas situações, ampliando esses núcleos do basquetebol, isso pra mim já é uma vitória, como se eu tivesse ganhando uma medalha de ouro”, avaliou Bial.

Programa Esporte Gera Ação

O projeto criado em 2017 tem como objetivo estimular a prática do esporte entre os adolescentes como parte do processo social. O Programa é realizado por meio de parcerias com as federações esportivas que atuam no Estado.

O Programa é estruturado em sete eixos de atuação. São eles:

I – Escolas de Modalidades Esportivas, participação das federações esportivas dentro dos centros socioeducativos
II – Círculos de Palestras Motivacionais, com histórias de vida e exemplos para inspirar os adolescentes
III – Jogos de Apresentação, que consistem em apresentar novas modalidades aos adolescentes, promovendo integração e novos conhecimentos
IV – Participação dos adolescentes em agendas positivas das federações
V – Avaliação de adolescentes que possuem aptidões em determinado esporte para que possam participar de seletivas
VI – Formação de arbitragem
VII – Formação em monitores de esporte