Live debate perspectivas e cenários de vacinas e variantes nesta quarta-feira (11)

10 de agosto de 2021 - 15:03 # # # # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE

Você sabe como anda o atual cenário da vacinação no Ceará e no mundo? Entende os riscos que as variantes representam no contexto de combate ao coronavírus ou quer se atualizar sobre as principais estratégias e políticas públicas executadas no enfrentamento à pandemia? Estes serão alguns dos principais temas abordados na live Variantes da Covid-19 e Vacinas: Cenário Atual e Perspectivas para o Futuro.

A transmissão ocorre nesta quarta-feira (11), a partir das 19h30, no canal do YouTube da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Participam do debate a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Saúde do Ceará, Magda Almeida; o consultor em infectologia da ESP/CE, Keny Colares; e o gerente de Vigilância Epidemiológica de Fortaleza, Antônio Lima Tanta. A mediação será feita pelo pneumologista e supervisor do Centro de Educação Permanente da ESP/CE, Fabrício Martins.

Variantes

O infectologista Keny Colares alerta para a importância de a população seguir adotando medidas de proteção individual e coletivas. “Existe um certo clima no País de que a pandemia acabou. É preciso que a gente alerte as pessoas para que elas sigam adotando medidas como o uso de máscaras, além de manter distanciamento social”, orienta.

A adoção dessas estratégias, alerta o especialista, tornam-se indispensáveis nesse cenário em que novas variantes se espalham pelo Brasil e pelo mundo. No Ceará, 15 casos da variante Delta foram confirmados até a última semana pelo governo estadual. Em função desse panorama, o governador Camilo Santana manteve as medidas do atual decreto por mais 15 dias.

A recomendação é de que as pessoas identificadas no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins com Covid-19, independentemente de variante, façam autoquarentena de 14 dias. E aquelas que estiverem nos voos com casos confirmados da variante Delta devem, ainda, entrar em contato com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/CE) para receber as orientações necessárias.

A Sesa também recomenda que viajantes que chegam ao Ceará oriundos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná ou Rio Grande do Sul, via aeroporto, rodoviárias ou transporte particular, devem cumprir autoquarentena de duas semanas.

Serviço

Variantes da Covid-19 e Vacinas: cenário atual e perspectivas para o futuro
Data: quarta-feira (11), às 19h30
Convidados: Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Saúde do Ceará; Keny Colares, consultor em Infectologia da ESP/CE; Antônio Lima Tanta, gerente de Vigilância Epidemiológica de Fortaleza; mediação: Fabrício Martins, pneumologista e supervisor do Centro de Educação Permanente da ESP/CE.
Acesse o canal da ESP/CE no YouTube