Aesp realiza curso de segurança pessoal para magistrados do poder judiciário cearense

12 de agosto de 2021 - 15:58 # # # # #

Ascom Aesp - Texto e Fotos

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) iniciou nesta quinta-feira (12), o Curso de Segurança Pessoal para Magistrados do Poder Judiciário cearense. A capacitação, de 44 horas/aula, é fruto de um convênio de cooperação educacional firmado entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).

A aula inaugural aconteceu na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) e foi ministrada pelo subcomandante da Polícia Militar do Ceará, coronel Clauber Wagner Vieira de Paula, com a presença do presidente da comissão de segurança do TJCE, Desembargador Francisco Mauro Ferreira Liberato; do diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu; do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Ronaldo Roque de Araújo, e do assistente militar do TJCE, tenente-coronel PM Álvaro coelho Viana Junior.

Coronel Clauber de Paula, que já foi assessor militar do TJCE e possui ampla experiência na área, palestrou sobre “Proteção de Autoridades e Segurança 4.0”, explicando aos magistrados como funciona a segurança do Tribunal e repassando dicas de segurança.

O oficial, que foi um dos idealizadores do Curso de Segurança Pessoal para Magistrados, destaca a importância desta capacitação. “Esse curso é importante porque a gente possibilita que o magistrado tenha uma visão do serviço de segurança de autoridades, esse é um primeiro ponto, isso facilita na hora que o agente de segurança tiver fazendo a proteção dessa autoridade, e o outro é que esse curso possibilita que o magistrado ganhe habilidades para quando ele não tiver com a proteção ou quando ele tiver que atuar concomitantemente”, avaliou coronel Clauber de Paula.

Em seu discurso o diretor-geral da Aesp, coronel PM Clairton Abreu, também reforçou a relevância do curso. “A gente percebe o quanto é necessário transmitirmos esse conhecimento, para que os senhores compreendam como cada um deve proceder nas diversas situações, que podem aparecer de forma inusitada, como também entender a missão de cada integrante da célula de segurança do Tribunal e assim contribuir também na atividade de proteção pessoal destinada a eles (policiais)”, pontuou.

Segundo o Plano de Ação Educacional do curso, os juízes passarão por aulas de gerenciamento de crises; ações de inteligência na proteção da autoridade judicial; ações para proteção de autoridades judiciais e noções de primeiros socorros, além de aulas práticas de tiro; defesa pessoal; direção defensiva e evasiva.

Desde 2018, a Aesp já realizou quatro turmas do Curso de Segurança Pessoal para Magistrados, contemplando 46 juízes do Estado do Ceará.