Dia da Gestante: à espera de gêmeas, gestante fala sobre expectativas antes do parto

13 de agosto de 2021 - 15:42 # # # # #

Wescley Jorge - Ascom HGCC
Thiago Freitas Fotos

Em sua primeira gestação, Maria Crevilânia Rodrigues Xavier aguarda o nascimento das filhas no Hospital Geral Dr. César Cals

Os nomes das filhas já foram escolhidos: Angelina e Lorena. Maria Crevilânia Rodrigues Xavier, de 31 anos, está ansiosa para o nascimento das gêmeas. É a primeira gestação da professora, que soma 35 semanas de gravidez. Moradora de Pacatuba, na Grande Fortaleza, ela afirma que não cabe em si de tanta felicidade. Os nomes das gêmeas, Xavier conta, foram escolhas do pai.

“Para mim, é uma experiência incrível. A gente só sabe mesmo vivendo. É um momento de muitas expectativas. Primeiro, porque são duas. É desafiador e acredito que não vai ser tão fácil. Mas todo trabalho vai ser recompensado. Eu não vejo a hora de tê-las em meus braços”, diz.

No Dia da Gestante, comemorado neste domingo (15), a mãe de primeira viagem ainda estará internada por causa da perda de líquido. Xavier é acolhida no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Ela sabe da importância dos cuidados intensivos e especializados para oferecer o melhor para suas filhas. “Eu tenho que continuar internada para que as meninas permaneçam mais tempo em mim”, reconhece, confiante.

Devido à pandemia de Covid-19, a ansiedade aumentou no período da gestação. A mãe das gêmeas relata que os cuidados foram redobrados. “A gente está sempre se cuidando; já tomei a primeira dose da vacina e vou tomar a segunda dose no próximo mês. Em casa, a gente tem sempre todos os cuidados. E quando a gente chegar em casa, nós vamos mantê-los”, ensina.

Hospital César Cals é referência no Ceará em cuidado ginecológico, obstétrico e neonatal

Apesar do receio, não há nada que interfira nos planos para quando as bebês nascerem. “Os meus planos são sair daqui com elas, levá-las junto comigo e, em casa, dar muito amor e carinho. Vai ser aquela felicidade”.

Xavier manda um recado para outras gestantes e reconhece a importância de viver cada momento, tornando-o inesquecível. “O Dia da Gestante é todo dia. A partir do momento que elas descobrem (a gravidez), que é um momento único, que elas vivam esse momento, que aproveitem cada instante porque é um momento que passa rápido, mas que deve ser vivido com muita intensidade, pois são momentos únicos que temos na nossa vida”, aconselha.

O Hospital Geral Dr. César Cals é referência no Estado em cuidado ginecológico, obstétrico e neonatal. Com uma maternidade terciária de alta complexidade, a unidade está apta para atender gestantes de alto risco. Possui uma estrutura totalmente voltada para o bem-estar da mãe e do bebê, além de equipes multiprofissionais especializadas para todo apoio, do pré-natal à alta. Por mês, nascem, em média, 430 bebês.