Em parceria com Seduc, Educação Fiscal é conteúdo de Ensino Médio

13 de agosto de 2021 - 16:04 # # # # #

Raquel Mourão - Ascom Sefaz - Texto e Foto

Desde 2019, em uma parceria entre Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE) e  Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), a educação fiscal faz parte do quadro de disciplinas eletivas (escolhidas livremente pelos alunos) das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) do Estado. Nos primeiro semestre de 2021, 25 escolas ofertaram a temática, com carga horária de 40 horas/aula.

A EEMTI Walter de Sá Cavalcante foi uma que trabalhou os conceitos de cidadania e tributação com os alunos e a comunidade escolar. “A primeira grande quebra de paradigma pra mim foi quando os alunos escolheram fazer essa disciplina, porque normalmente falar de imposto, de questões de finanças públicas, não é uma tarefa muito simples e às vezes até muito árida”, relata o professor Ricardo Normando.

Ele conta que, para tornar a matéria mais atraente, levou aspectos do cotidiano para a sala de aula. “A turma lotou e houve a manifestação de interesse de um ou outro membro da comunidade escolar. Então, a gente resolveu abrir uma turma para os pais e pessoas que morassem no entorno da escola.”

Melquizedeque Martins, aluno da 2º série do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional, também teve acesso à disciplina de Educação Fiscal, e conta que levará para a vida cotidiana o que aprendeu. “Aonde eu chegar, vou cobrar o CPF na nota, vou falar com os meus parentes e meus amigos para que examinem como o dinheiro dos impostos está sendo aplicado.”

A partilha dos conhecimentos teve, segundo o professor Ricardo Normando, um ótimo retorno para a escola Walter de Sá Cavalcante e a sociedade. “Eles traziam questões como, por exemplo, o seu fulano da mercearia não emite nota fiscal, então, ele é ilegal. Que conselhos posso dar para ele? Os alunos passaram a fiscalizar o patrimônio da escola e os danos acabaram reduzindo porque eles entenderam que aquilo tem um custo”.

Desafios na pandemia

Normando também relatou os desafios enfrentados na atual pandemia de Covid-19. “A disciplina aconteceu no formato online. Tivemos que fazer uma série de ajustes e a disciplina não foi ofertada aos pais. As taxas de participação ficaram muito parecidas com as de outras disciplinas.”

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