Governo do Ceará realiza visita técnica ao canteiro de obras da Barragem Melancia

13 de agosto de 2021 - 13:16 # # # # # # # #

Ascom Cogerh - Texto e Fotos

Técnicos da Secretaria de Recursos Hídricos e vinculadas realizam vistorias em equipamento que tem como objetivo principal aumentar a garantia hídrica do município de São Luís do Curu

Capitaneados pelo secretário estadual dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, dirigentes dos órgãos que compõem o Sistema Estadual de Recursos Hídricos e executivos da Cagece visitaram, na manhã dessa quinta-feira (12.08), as obras de construção da Barragem Melancia, em São Luís do Curu, situado cerca de 80 quilômetros a Leste de Fortaleza.

A barragem Melancia terá capacidade de acumulação de 27,36 milhões de metros cúbicos (m³), vazão suficiente para preencher o vazio hídrico existente na região, aumentando a garantia hídrica do município. A obra, orçada em R$ 15.451.133,18, é executada pela Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) com supervisão da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH).

De acordo com a ficha técnica da Barragem, a Melancia “tem como finalidade primordial o abastecimento d’água da cidade de São Luís do Curu”. Ainda segundo a ficha, o “reservatório funcionará como fonte de recursos hídricos para irrigação de extensa área a jusante (abaixo do barramento)”. Essa irrigação será possível graças à perenização do Riacho Melancia. A obra deve estar concluída até o fim deste ano.

Para Francisco Teixeira, a obra vem se somar ao já robusto sistema hídrico implantado no Ceará ao longo de décadas. “O governador Camilo Santana tem dado muita atenção à questão dos recursos hídricos no Estado desde que assumiu a seu primeiro mandato. Graças a essa determinação, essa obra e muitas outras estão se tornando realidade”, avalia. Segundo ele, a infraestrutura aliada à boa gestão dos recursos hídricos tem possibilitado ao Ceará atravessar os sucessivos períodos de escassez hídrica.

O presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, comemora o estágio adiantado da obra, que já deverá começar a barrar águas na próxima quadra chuvosa. “Com essa barragem, o governo do Estado, por meio do seu sistema Estadual de Recursos Hídricos, e mais o saneamento, por meio da Cagece, entregam mais segurança hídrica à sede municipal de São Luís do Curu”, comemora Farias. Segundo ele, uma barragem como a Melancia, ao ser implantada numa região de vazio hídrico, torna-se mais do que uma fonte de água. “Transforma-se num indutor de desenvolvimento”.

Outra atividade a ser facilitada com a conclusão da barragem será criação de peixes (piscicultura). Por ocasião do início dos trabalhos, ainda em 2020, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu, Daniel Gomes, afirmou que o açude é uma conquista para a comunidade local, que defendia a construção do reservatório há aproximadamente 50 anos.

“Foi uma satisfação enorme presenciar a concretização de um sonho antigo de pessoas e comunidades daquela região. A construção do reservatório é “um símbolo da persistência de pessoas que lutaram para ver, de fato, a Barragem Melancia construída e oportunizando acesso à água para abastecimento humano e sobretudo para o desenvolvimento econômico a São Luís do Curu e a região do Vale do Curu”, afirmou.